Contratar uma agência de marketing de conteúdo ajuda a alavancar sua marca na internet! Veja quando fazer isso e os 9 principais critérios a considerar
Agência de marketing de conteúdo: o que avaliar para contratar?
Contratar uma agência de marketing de conteúdo é uma ótima estratégia a ser adotada quando você precisa fortalecer sua marca na internet e criar conexões com o seu público-alvo.
Um dos motivos é que uma agência desse tipo conta com a expertise necessária para explorar o mercado de produção de conteúdo web da maneira certa, deixando você e seu time livres para lidarem com outros pontos tão importantes quanto esse para o crescimento da sua empresa.
Quer um exemplo? Sabe este artigo que está lendo agora? Pois bem, para liberá-lo aqui foi preciso pensar em vários pontos, tais como qual seria a melhor palavra-chave, a linguagem que deveria ser utilizada, a quantidade de palavras, o que abordar sobre o tema, entre diversos outros.
Por mais que você e seus funcionários conhecem bem seus produtos/serviços e necessidades dos seus consumidores, levantar todas essas informações que mencionamos demanda tempo. Isso sem falar na elaboração do conteúdo em si.
Aqui, vale lembrar que o marketing de conteúdo não se limita a artigos para blogs. Também podem (e devem) ser produzidos diversos outros materiais, a exemplo de infográficos, e-books, postagem para redes sociais e muito mais.
Agora, imagine fazer tudo isso por conta própria! Muita coisa para resolver, planejar, decidir e executar, concorda? Por motivos como esses é tão importante você saber quando, como e por que contratar uma agência de conteúdo.
Então, continue a leitura e confira as dicas incríveis que trouxemos para ajudar na escolha da melhor agência de estratégia de conteúdo para sua empresa!
Por que contratar uma agência de conteúdo?
Existem diversos motivos que levam uma marca a contratar uma agência de marketing de conteúdo. Para entendê-los melhor é preciso, primeiro, conhecer o que esse negócio pode oferecer para o seu.
Uma agência de estratégia de conteúdo é uma empresa especializada em desenvolver e executar estratégias que ajudam as marcas a se posicionarem melhor na internet, e a aumentarem a interação e o engajamento com o público-alvo, aprimorando o relacionamento com eles.
Como resultado, a tendência é a empresa conquistar mais interessados nas suas soluções, gerar mais oportunidades de vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Para isso, são criados diferentes materiais — como os que citamos na abertura deste artigo —, todos devidamente alinhados ao perfil da marca e dos consumidores.
Considerando como trabalha uma agência de marketing de conteúdo, você deve avaliar a contratação de uma quando notar uma ou mais dessas necessidades:
- aumentar a interação com seus clientes atuais e futuros na internet;
- aproveitar melhor o orçamento destinado para campanhas publicitárias;
- reduzir o tempo gasto com a produção de conteúdo;
- melhorar a qualidade dos conteúdos produzidos;
- criar uma estratégia de marketing digital escalável e coerente;
- acompanhar as tendências e a mudança de comportamento dos consumidores;
- conquistar melhores posições nas plataformas de pesquisa;
- alcançar mais visibilidade na web;
- criar ou aumentar a autoridade da sua marca na internet;
- elevar o volume de vendas online;
- garantir a frequência das postagens no blog e redes sociais;
- não ter um time interno especializado nesse tipo de marketing.
Como contratar uma agência de marketing de conteúdo? 9 critérios
Para contratar uma agência de marketing de conteúdo realmente eficiente, que ajude você a solucionar problemas como os que mencionamos, é fundamental analisar alguns pontos.
Entre os principais, que não podem ficar de fora antes da sua decisão, estão:
- serviços oferecidos;
- preços cobrados e custo-benefício;
- cultura, missão e valores;
- tempo de atuação no mercado;
- histórico e reputação da agência;
- cases de sucesso;
- atendimento prestado;
- processos e formas de entrega;
- diferenciais.
1. Serviços oferecidos
Já comentamos quais podem ser os serviços oferecidos por uma agência de conteúdo, assim como mencionamos que, para entregá-los, é preciso executar todo um planejamento e estratégia antes, se lembra?
Assim, o primeiro passo para escolher a agência que atenderá sua empresa é verificar o que consta no portfólio deles. Quais são as soluções oferecidas e, principalmente, se elas se alinham ao que você precisa.
2. Preços cobrados e custo-benefício
Todo serviço tem um preço, certo? E é natural sempre buscarmos o mais barato, ainda mais quando o orçamento que temos é apertado. Porém, atenção! Antes de deixar os valores cobrados direcionarem sua decisão, pense no custo-benefício que sua marca pode ter.
Por vezes, soluções mais em conta podem não trazer os resultados esperados, gerando mais gastos no futuro.
3. Cultura, missão e valores
O ideal é que todo prestador de serviço que contratar esteja alinhado com a cultura, valores e missão da sua empresa. Isso evita atritos, desentendimentos e desconfortos que podem arruinar essa parceria comercial.
Quando a contratação é de uma agência de estratégia de conteúdo, esse cuidado é ainda mais significativo, pois eles estarão cuidando da sua marca. Nesse caso, qualquer desacordo ou divergência pode afetar seriamente a reputação da sua empresa perante os clientes.
4. Tempo de atuação no mercado
A agência tem a expertise necessária para solucionar seus problemas? Geralmente, quanto mais tempo de mercado, maior a experiência.
Porém, nada impede uma agência nova de entregar os menos resultados, principalmente quando ela é formada por profissionais que vieram de outras e, por isso, carregam o conhecimento necessário.
Então, após verificar o tempo de atuação da agência, confira também quem são os nomes que estão por trás dela.
5. Histórico e reputação da agência
Aproveite essa pesquisa para analisar também o histórico e a reputação da agência, levantando se não tiveram problemas com outros clientes e, se sim, quais foram e como foram tratados.
O objetivo aqui é descobrir como essa empresa é vista no mercado e se tem algo que afete sua imagem que pode refletir negativamente na do seu negócio.
6. Cases de sucesso
Antes de “bater o martelo”, peça para apresentarem cases de sucesso, que são estratégias que se destacaram e ajudaram outras empresas a crescerem também.
Geralmente, na apresentação inicial da agência e dos serviços isso já é feito. Porém, se não for, não deixe de solicitar, pois é uma boa referência de performance.
7. Atendimento prestado
Quais canais e horários de atendimento a agência de estratégia de conteúdo disponibiliza para você entrar em contato, tirar suas dúvidas, solicitar ajustes, entre outros pontos?
Isso pode parecer irrelevante em comparação aos outros critérios, mas, acredite: ao fechar o contrato será fundamental receber um bom atendimento! Do contrário, não conseguirá apontar o que está em desacordo com sua expectativa, levando ao recebimento de materiais desalinhados com o que sua empresa precisa.
8. Processos e formas de entrega
E por falar em entregas, como é o fluxo de trabalho da agência? Aqui, você precisa ver como e com qual frequência são feitas as reuniões de pauta e de estratégia, por quantas pessoas um conteúdo passa para ser aprovado antes de ser postado, entre outras dinâmicas relacionadas.
Verifique também quais ferramentas são usadas para gerenciar as produções, se são fáceis de manusear e se geraram custo extra para sua empresa.
9. Diferenciais
Por fim, veja se a agência de marketing de conteúdo que pretende contratar tem algum diferencial que a destaque de outras. Por exemplo, verifique se disponibilizam o uso de softwares de gestão gratuitamente, se contam com certificados como o Great Place to Work, e o Google Partner, entre outros.
A ABlab conta com essas certificações e tem como clientes grandes marcas como Sodexo, Cultura Inglesa, Forno de Minas, Ultragaz, Guaraná Antarctica e muitas outras.
Que tal fazer parte desse grupo incrível e melhorar os resultados das estratégias de marketing da sua empresa? Então, acesse agora o site da a/b lab, entre em contato com um dos nossos especialistas e confira como!