Entenda se vale a pena contratar uma agência de Google Ads e como encontrar uma parceira qualificada no mercado para assessorar sua empresa.
Agência de Google Ads: vale a pena contratar para minha empresa?
Já pensou em investir parte do seu orçamento de marketing digital em anúncios pagos no Google, mas fica receoso de não saber aproveitar o potencial da plataforma e perder dinheiro? Uma solução para esse problema é contratar uma agência de Google Ads.
Atualmente, existem empresas especializadas em assessorar negócios a investir na ferramenta, além de auxiliar na criação e no monitoramento de campanhas.
Os negócios atentos ao potencial do mercado digital tem como principal desafio ganhar destaque nesse meio e transformar a visibilidade em clientes pagantes nas suas lojas físicas ou on-line.
Esse movimento não é restrito às grandes companhias, 65% das pequenas e médias empresas têm uma campanha PPC (pagamento por clique) ativa no Google Ads, segundo dados da WebFX, fazendo desta uma das estratégias de marketing digital mais populares.
Para 2024, a projeção de crescimento dos gastos com publicidade em pesquisas é de US$ 190,5 bilhões em todo o mundo, segundo informações da Statista.
Se você está de olho nesse potencial e quer entender se vale a pena e como contratar uma agência, continue a leitura deste artigo que explicamos tudo em detalhes.
Vale a pena contratar uma agência de Google Ads?
O principal motivo pelo qual vale a pena contratar uma agência de Google Ads é ter uma consultoria especializada com profissionais que dominam como a ferramenta funciona e as melhores práticas para aproveitar cada tipo de campanha.
Apesar de ser uma plataforma intuitiva e fácil de usar, a criação de campanhas precisa ser bem planejada, ou seja, estar ligada a um objetivo de crescimento do negócio, como:
- aumentar a geração de leads e conversões;
- melhorar o tráfego para o site;
- gerar visitas nos pontos de venda físico;
- ampliar o reconhecimento de marca, entre outros.
Uma agência auxilia tanto a levantar os principais objetivos quanto priorizar o que é mais relevante no momento, projetando o orçamento a ser investido. Dessa forma, sua empresa tem uma previsibilidade de custos e evita erros que geram perdas financeiras.
Além disso, o monitoramento das campanhas é realizado pela equipe que cuida da conta da sua empresa, uma tarefa essencial, pois o Google Ads permite editar as configurações dos anúncios enquanto eles rodam para melhorar os resultados.
Ou seja, se um anúncio não está com uma boa performance, é possível modificar o direcionamento e continuar acompanhando.
Porém, para identificar a necessidade de ajustes, alguém precisa ser responsável por monitorar a conta, certo? É por isso que vale a pena ter uma agência de Google Ads.
Enquanto, você e seu time cuidam das decisões internas e estratégicas do negócio, seu time de Ads trabalha e mantém todas as campanhas atualizadas, apresentando os relatórios de desempenho posteriormente em detalhes.
Leia também: Como funciona a estrutura de campanha no Google Ads?
Como contratar uma agência de Google Ads?
Agora que você já sabe os motivos pelos quais vale a pena ter uma agência de Google Ads como parceira, deve estar se perguntando como encontrar uma boa empresa. Listamos algumas dicas de critérios para ficar atento na seleção. Confira!
1. Invista em uma boa pesquisa
A escolha de qualquer parceiro de negócio não deve ser feita sem uma boa pesquisa das opções disponíveis no mercado. A vantagem é que o serviço de uma agência de Google Ads não fica restrito a cidade sede da empresa.
Por isso, pesquise na internet para levantar nomes de empresas que se destacam nas buscas e monte uma lista inicial de opções. Outra dica é perguntar aos colegas da área, em grupos nas redes sociais ou em aplicativos de mensagem por recomendações de agências.
Caso tenha alguma empresa na sua cidade que preste este tipo de serviço, vale a pena marcar uma conversa presencial.
Leia também >>> Empresas de marketing de conteúdo: 5 etapas do trabalho.
2. Analise a reputação de cada agência
O próximo passo é analisar a reputação de cada agência após montar a lista inicial com as opções encontradas a partir da pesquisa e das recomendações.
Repare em detalhes como a nota da empresa em sites de avaliação e no próprio Google, verifique comentários nas redes sociais, leia cases que a empresa publicou em seu site, prêmios conquistados, etc.
O objetivo é conhecer melhor cada agência selecionada, o grau de experiência e o reconhecimento que já obteve, ajudando a refinar a lista.
3. Pesquisa depoimentos de atuais clientes
Outro detalhe importante para escolher uma agência de Google Ads é pesquisar por depoimentos de atuais e antigos clientes.
Algumas empresas estão atentas a esse fator e destacam em seus sites depoimentos dos clientes para validar sua reputação. Além disso, incluem nos relatórios de cases de sucesso o ponto de vista do cliente, valorizando as informações para quem pesquisa.
Outra fonte de pesquisa são as redes sociais, especialmente as que possuem recursos de avaliação, como Facebook, LinkedIn e outras.
4. Entenda o método de trabalho
O próximo passo é refinar a lista de opções, deixando apenas as que apresentaram características positivas nas avaliações e uma boa reputação. Em seguida, procure entender a fundo o método de trabalho de cada uma.
Você pode fazer isso marcando uma reunião presencial ou on-line com o atendimento das agências de Google Ads para perguntar sobre a forma de trabalho, por exemplo, como é feito o acompanhamento, quem executa cada tarefa, quem repassa os relatórios, etc.
O objetivo é saber em detalhes a dinâmica de trabalho e se a empresa prioriza a boa comunicação e o relacionamento próximo com o cliente.
5. Escolha uma agência Google Partner
Por fim, um critério-chave para decidir qual agência de Google Ads sua empresa vai contratar, é verificar quais candidatas têm o selo de Google Partners, ou seja, “parceira do Google”.
As agências que se inscrevem no Programa Google Partners, precisam cumprir os seguintes requisitos:
- pontuação de desempenho na conta registrada de administrador do Google Ads de, no mínimo, 70% (pontuação de otimização);
- gasto mínimo de US$ 10.000 com publicidade por 90 dias, somando todas as contas gerenciadas;
- equipe de estrategistas de contas com até 100 pessoas com, pelo menos, 50% tendo a certificação em Google Ads.
Trabalhe com as melhores agências de Google Ads
Seguindo as dicas acima, você vai escolher uma empresa parceira capacitada para auxiliar o seu negócio na condução da estratégia no Google Ads.
Com essa dedicação exclusiva, as chances de alcançar bons resultados aumentam e o seu investimento pode gerar um retorno cada vez mais vantajoso.
A a/b lab é parceira Google e assessora empresas a montar estratégias para atingir o público-alvo desejado em cheio. Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar seu negócio.