É um fato que as marcas estão em peso nas redes sociais, disputando a atenção dos consumidores. Essa concorrência gera quedas nos resultados, como diminuição de engajamento, por exemplo. Uma das formas de driblar esses problemas é por meio do storytelling nas redes sociais.
Por meio desta técnica, é possível criar conexões duradouras com os consumidores, transformando sua presença nas redes sociais, criando engajamento significativo e impulsionando o sucesso da marca.
Mas, afinal, o que é storytelling e como aplicar? A seguir respondemos a essa pergunta, além de compartilhar os melhores exemplos de storytelling nas redes sociais. Fica de olho!
O que é storytelling nas redes sociais?
Storytelling é a arte de contar histórias. No contexto das redes sociais, é uma técnica usada para transmitir mensagens, valores e ideias de uma forma envolvente. Contudo, estamos diante de uma prática tão antiga quanto a própria humanidade, mas nas redes sociais, ela ganha novas possibilidades.
Conexão emocional
As histórias têm o poder de evocar emoções. Quando uma marca conta uma história, ela não está apenas transmitindo informações, mas criando uma experiência emocional. Essa conexão é fundamental para construir lealdade e incentivar o engajamento.
Isso sem contar que as pessoas tendem a lembrar histórias muito melhor do que fatos ou estatísticas isoladas.
Logo, um bom storytelling aumenta significativamente as chances de que sua marca seja lembrada.
Outro benefício do formato é a possibilidade da marca mostrar seu lado humano. Ao compartilhar histórias autênticas, bem como valores e experiências, as empresas se tornam mais próximas e acessíveis para seus seguidores.
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Diferenciação
O sucesso do storytelling nas redes sociais também está ligado à possibilidade que as histórias têm de diferenciar uma empresa das demais.
Em um mar de conteúdo nas redes sociais, histórias bem contadas se destacam e oferecem uma maneira única de mostrar a sua marca e se “separar” da concorrência.
Logo, para que o storytelling nas redes sociais seja eficaz, é crucial criar narrativas que se alinhem naturalmente com a identidade da sua marca.
Como fazer storytelling nas redes sociais?
1. Conheça seu público
Antes de começar a contar histórias, é essencial entender profundamente seu público-alvo, como ele se comunica, o que é importante para ele e que tipo de história é capaz de conectar essas características à sua empresa, oferta, produto ou serviço.
Essas informações vão guiar a criação de narrativas que realmente se conectem com sua audiência.
2. Defina o propósito da sua marca
Além do perfil do seu cliente, é fundamental compreender a identidade da marca. Essas duas informações juntas vão contribuir para a geração de ideias de conteúdo.
Toda grande história tem um propósito. Para uma marca, esse propósito deve estar intrinsecamente ligado à sua missão e valores.
Por que sua marca existe além de gerar lucro?
Que impacto você quer ter no mundo?
Como você acredita que seu produto ou serviço ajudam seus clientes?
Quais demandas você atende?
Use essas respostas como base para criar o storytelling nas redes sociais.
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3. Use personagens e conte a história deles
Personagens são elementos fundamentais de qualquer boa história. No contexto de uma marca, os personagens podem ser clientes, funcionários ou até mesmo a própria marca personificada.
Neste caminho, siga com uma narrativa que mostre um conflito ou um desafio que seus clientes enfrentam e que seu produto ou serviço ajuda a resolver.
Se ainda ficou difícil entender como colocar tudo isso em prática, os exemplos de storytelling nas redes sociais, que separamos abaixo, vão te ajudar.
Exemplos de storytelling nas redes sociais
Nada como alguns exemplos para tornar um conceito mais fácil de ser compreendido e, claro, para inspirar, não é mesmo? Então, vamos a eles!
1. Airbnb – #BelongAnywhere
A Airbnb usa o storytelling muito bem, desde sua criação. Uma das primeiras campanhas de sucesso da marca, #BelongAnywhere, contava histórias de anfitriões e hóspedes com a empresa e com as soluções que ela oferece. Com isso, promove seus serviços, mas também uma ideia maior de conexão global e pertencimento.
Outra campanha, mais recente, mostra diversas situações de pessoas viajando em grupo ou em família,, que podem se tornar um pouco caóticas ou desconfortáveis quando vividas em um quarto de hotel. Veja dois exemplos abaixo.
2. Nike – “Just Do It”
A Nike também é uma das empresas que sabe contar histórias inspiradoras de superação.
Suas campanhas nas redes sociais frequentemente apresentam narrativas emocionantes que vão além do esporte, tocando em temas como igualdade e perseverança.
Aliás, essa é outra ótima dica de como fazer storytelling nas redes sociais: alinhe suas histórias com valores universais para criar um impacto emocional mais forte.
3. Dove – Campanha pela Real Beleza
A campanha pela Real Beleza da Dove é um excelente exemplo de storytelling nas redes sociais.
Por meio de vídeos e posts, a marca compartilhou histórias de mulheres reais, promovendo uma visão mais inclusiva de beleza.
Com a campanha, a empresa tocou em um assunto delicado e urgente, de uma forma leve e emocionante: a autoestima das mulheres.
Com isso, a marca usou o storytelling para abordar questões sociais relevantes alinhadas com os valores da sua marca, e você pode seguir este exemplo, dentro do seu nicho e do seu mercado.
Contar histórias é uma forma de estabelecer conexões, gerar emoções e marcar a memória dos consumidores.
Todas as empresas podem fazer isso, por meio de uma estratégia de storytelling nas redes sociais e quando isso acontece, sua empresa se destaca, cria engajamento e constrói uma comunidade leal de seguidores e clientes.
Lembre-se, cada post, cada tweet, cada vídeo é uma oportunidade para contar uma parte da história da sua marca. Com criatividade, estratégia e um toque de emoção, você pode transformar sua presença nas redes sociais de mera divulgação em uma experiência que envolve clientes em potencial.
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