SEO para blog: como melhorar? 7 técnicas para ampliar o ROI com a estratégia

O marketing digital é mais do que a publicação de conteúdo em redes sociais. Inclusive, algumas estratégias oferecem maiores chances de você atrair clientes em potencial, em etapas mais avançadas da jornada de compra, como no SEO para blog

Pense comigo, quando você faz uma pesquisa no Google em busca de resolver uma dúvida ou procurar um produto, ou um serviço, sua predisposição para “falar” sobre o assunto é muito alta. 

Vamos imaginar que você faça uma pesquisa no Google sobre “tênis para corrida”. Neste caso, sua predisposição para receber e interagir com um anúncio de “tênis de corrida” é maior do que quando você está navegando nas redes sociais e um conteúdo similar aparece na sua frente. É provável que nesses casos, você apenas continue rolando o feed.

Bom, essa “predisposição” é justamente um dos elementos que justifica o investimento das empresas em SEO para blog. 

O que é SEO para blog?

SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um site ou blog nos resultados de busca orgânica em ferramentas como o Google. Quando falamos de SEO para blog, nos referimos à aplicação dessas técnicas especificamente no contexto de conteúdo em blogs.

Em outras palavras, as técnicas de SEO para blogs visam fazer com que o conteúdo da sua empresa apareça nas primeiras posições dos resultados de busca quando alguém pesquisa por temas relacionados ao seu nicho. 

E, assim como o SEO para sites, e-commerces e outros tipos de páginas, alcançar as melhores posições em resultados de pesquisa indica uma oportunidade para melhorar indicadores importantes para o negócio, como geração de mais tráfego e conversões.

Leia também: Fatores de ranqueamento do Google: quais considerar?

Por que as estratégias de SEO para blog são importantes?

Antes de seguirmos para as dicas de como melhorar o SEO para blog, é importante entender as vantagens de incluir este tipo de ação no marketing da sua empresa. Alguns desses benefícios são:

  1. Aumento de visibilidade: com boas técnicas de SEO, seu blog tem mais chances de ser encontrado por quem busca informações sobre os temas relacionados ao seu negócio.
  2. Tráfego orgânico: o uso correto do SEO te ajuda a atrair visitantes de forma natural, sem a necessidade de investir em anúncios pagos.
  3. Credibilidade: sites bem posicionados nos buscadores tendem a ser vistos como mais confiáveis pelos usuários.
  4. Engajamento: visitantes que chegam ao seu blog por meio de buscas orgânicas tendem a ser mais engajados, pois encontraram exatamente o que procuravam.

Ou seja, de maneira geral, um investimento estratégico em SEO para blog contribui para que a sua empresa tenha melhores resultados de marketing e vendas

Se por um lado, ficar entre os primeiros colocados de uma busca no Google (ou em outro mecanismo) faz com que mais usuários reconheçam a sua marca, por outro aumenta as chances do seu link receber um clique, levando um usuário para dentro do seu site.  

Leia também: Top 10 | Ferramentas de SEO obrigatórios em sua estratégia

Exemplos de como usar as técnicas de SEO para blog

Para deixar mais claro como o SEO para blog funciona, vamos a um exemplo: imagine que você é gestor de um curso de inglês e deseja usar o SEO para blog para aumentar a taxa de leads.

Neste caso, é possível aplicar as técnicas de SEO para blog, visando alcançar este objetivo.

Primeiramente, será necessário identificar as palavras-chave relevantes para seu público-alvo, por exemplo:

  • “como aprender inglês rápido”
  • “dicas para falar inglês fluentemente”
  • “melhores métodos para aprender inglês”
  • “inglês para viagens”
  • “inglês para negócios”

Com base nessas palavras-chave, crie uma série de posts de blog otimizados que respondam a essas “perguntas”. Por exemplo:

  • “10 Dicas Infalíveis para Aprender Inglês Rápido e Falar com Fluência”
  • “Falar Inglês Fluentemente: Guia Completo para Superar a Barreira do Idioma”
  • “Os 10 Melhores Aplicativos para Aprender Inglês em 2024: Análise Comparativa”
  • “Inglês para Viagens: Guia Essencial com Frases e Dicas para sua Próxima Aventura”
  • “Inglês para Negócios: Como Impulsionar sua Carreira com Habilidades Linguísticas”

Contudo, para vencer a disputa por um local de destaque no Google, de forma orgânica, é preciso ter atenção a alguns elementos, entre eles:  

  • Inclua a palavra-chave de maneira natural ao longo do texto
  • Desenvolva um conteúdo relevante, autoral e único
  • Insira links internos para outros posts relevantes do blog
  • Crie um meta título e uma meta descrição atrativos
  • Tenha atenção às necessidades do SEO técnico 
  • Publique conteúdo periodicamente 

No final do post, adicione um CTA atrativo, como “Quer acelerar ainda mais seu aprendizado de inglês? Baixe nosso e-book gratuito ’30 Dias para Dominar o Inglês Básico’ e receba dicas exclusivas diretamente no seu e-mail!”

Este CTA deve levar o usuário a um formulário de captura de leads onde os visitantes fornecem nome e o e-mail em troca do e-book.

Com isso, a escola de inglês terá usado o SEO para blogs para gerar leads, que poderão ser nutridos visando se tornarem clientes/alunos.

Perceba que tudo começou com a produção estratégica de um conteúdo que respondeu à pergunta de um usuário já interessado na solução que a empresa oferece. 

Afinal, é indiscutível que um usuário que faz uma pesquisa com o termo “dicas para falar inglês fluentemente” é um potencial cliente de uma escola de inglês e que está ativamente buscando por uma solução, correto?

É claro que nem sempre este fluxo (de usuário para visitante, de visitante para lead e de lead para aluno) é tão rápido quanto no exemplo, mas a ideia aqui é que você compreenda o funcionamento geral do SEO para blog.

Leia também: Google SEO: 5 estratégias para ganhar o 1º lugar nas buscas!

Como melhorar SEO para blog: 7 técnicas essenciais

As técnicas de SEO para blog para melhorar os resultados incluem:

  1. Pesquisa de palavras-chave
  2. Otimização on-page
  3. Conteúdo de qualidade
  4. Estrutura do site
  5. Otimização de imagens
  6. Links internos e externos
  7. Velocidade de carregamento

Entenda detalhes de cada uma dessas técnicas, a seguir.

1. Pesquisa de palavras-chave

Comece identificando as palavras-chave relevantes para o seu nicho. Use ferramentas como o Google Keyword Planner ou SEMrush para encontrar termos com bom volume de busca e baixa concorrência.

2. Otimização on-page

Inclua suas palavras-chave em áreas estratégicas do conteúdo como:

  • título;
  • URL;
  • meta descrição;
  • headers (H1, H2, H3);
  • ao longo do conteúdo de forma natural. 

Lembre-se: a legibilidade para o leitor vem sempre em primeiro lugar.

3. Conteúdo de qualidade

Produza conteúdo original, informativo e relevante para seu público-alvo.

Dicas de SEO para blog! Artigos longos e aprofundados tendem a se sair melhor nos rankings de busca.

4. Estrutura do site

Certifique-se de que seu blog tenha uma estrutura de navegação clara e fácil de usar.

Isso ajuda tanto os visitantes quanto os mecanismos de busca a entenderem a organização do seu conteúdo.

Para isso, você vai precisar aprofundar mais em; SEO técnico: o que é e como realizar? 7 passos!”. 

5. Otimização de imagens

Use imagens relevantes e otimize-as com nomes de arquivo descritivos e tags alt que incluam suas palavras-chave.

6. Links internos e externos

Entre as técnicas de SEO para blog está o link building, que te ajuda a criar uma rede de links internos entre seus posts e páginas. 

Aproveite também para buscar backlinks de qualidade de outros sites relevantes no seu nicho e aumentar ainda mais a sua relevância nos sites de busca. 

7. Velocidade de carregamento

Otimize a velocidade do seu blog. Sites mais rápidos têm melhor desempenho nos rankings de busca e oferecem uma melhor experiência ao usuário.

Inclusive, se você está buscando dicas de como executar SEO para blog gratuito, uma sugestão é testar a velocidade do site com a ferramenta gratuita PageSpeed Insights

Agora, sim, você tem um guia introdutório com dicas de SEO para blog, que vai te ajudar a otimizar seus resultados. 

Entretanto, é fundamental frisar que estamos falando de um processo contínuo que requer paciência e dedicação. 

Lembre-se: o SEO para blog não é sobre enganar os algoritmos, mas sim sobre criar a melhor experiência possível para seus leitores. Para isso, mantenha o foco em produzir conteúdo de qualidade e relevante, e os resultados virão.

Outro fator importante a considerar é que seus concorrentes, provavelmente, também estão investindo em ações e buscando como melhorar o SEO para blog. 

Neste sentido, o suporte de uma agência especializada em SEO, escala os resultados que você vai alcançar, não apenas com o SEO, mas com toda a estratégia de marketing. 

Além de ferramentas avançadas e expertise para identificar as palavras-chave mais relevantes e lucrativas para o negócio, os especialistas identificam a intenção de busca de clientes em potencial, medem seus resultados, otimizam suas campanhas e geram maior retorno sobre investimento. 

Para ter acesso a todos esses benefícios, conheça a Ablab, uma agência cujo objetivo é alavancar o seu negócio por meio de ferramentas e estratégias de marketing atuais, que funcionam!

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