Tráfego para e-commerce: 7 estratégias + 5 dicas

Veja como fazer tráfego para e-commerce, quais tipos existem, como utilizá-los, atraia clientes e aumente as chances de vender mais!

Tráfego para e-commerce: as 5 melhores dicas de como fazer!

O tráfego para e-commerce é uma métrica que revela a quantidade de pessoas que visitaram um site de vendas em um determinado período. Adotar estratégias para aumentar o resultado desse indicador é importante, pois, quanto mais visitantes, maiores as chances de vendas.

A ideia, portanto, é implementar medidas e ações que ajudem a atrair possíveis clientes para a sua loja virtual, e uma vez que estiverem nelas, entregar-lhes o que é preciso para tomarem a decisão de compra.

Neste momento, você deve estar se perguntando: “Entendo essa lógica, mas o que pode ser feito, na prática, para realmente aumentar o tráfego do meu e-commerce?”

Siga a leitura e descubra exatamente o que fazer para ter mais sucesso em vendas online!

Quais tipos de tráfego para e-commerce existem?

O primeiro passo para saber como impulsionar o tráfego do seu comércio eletrônico é entendendo quais tipos existem, certo? E os três principais são:

  • tráfego orgânico;
  • tráfego pago;
  • tráfego direto.

Tráfego orgânico

Esse tipo de tráfego é aquele que você não paga diretamente para acontecer. Isto é, ele não depende do quanto você investe nas plataformas de anúncio para ele crescer ou não.

Um dos melhores exemplos desse formato é o marketing de conteúdo, estratégia na qual são criados artigos para blog, posts para redes sociais, e-books, infográficos, entre outras peças similares para esclarecer as principais dúvidas do público-alvo.

A partir disso é que os potenciais clientes são atraídos para as páginas de vendas do comércio eletrônico.

Tráfego pago

Como o nome sugere, esse tipo de tráfego para e-commerce requer investimento financeiro direto para chegar até as pessoas que se deseja atrair. 

Entram como exemplo dessa forma de abordagem o Google Ads e o Facebook Ads, plataformas nas quais você compra espaços para divulgar a sua marca, produtos e/ou serviços.

Em linhas gerais, quanto maior o investimento financeiro, mais seus anúncios são entregues e maiores as chances de alcançar potenciais clientes.

Tráfego direto

Um dos tipos mais difíceis de tráfego para e-commerce, ele acontece quando a pessoa digita o endereço do site na barra de navegação, ou o nome da loja nos sites de pesquisa.

Essa estratégia costuma atingir mais grandes marcas, por já terem a marca consolidada no mercado e, por isso, serem mais conhecidas. 

7 estratégias de tráfego para e-commerce

Dentro desses tipos, existem diferentes estratégias de tráfego para e-commerce que você pode utilizar. Algumas das mais indicadas são:

  1. SEO;
  2. marketing de conteúdo;
  3. mídia paga;
  4. e-mail marketing;
  5. redes sociais;
  6. influenciadores digitais;
  7. marketplaces.

1. SEO

Sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que no nosso idioma pode ser traduzido para Otimização para Motores de Busca. 

São diversas técnicas que preparam as páginas de um site para serem lidas pelos robôs do Google e, com isso, conquistarem as melhores posições no ranking de pesquisa orgânica.

Temos um artigo que explica essa estratégia em detalhes. Confira! “O que é SEO e para que serve: guia completo para iniciantes” 

2. Marketing de conteúdo

Como já comentamos, são peças digitais que ajudam a esclarecer dúvidas dos potenciais clientes e, por isso, ajudam a atraí-los para as páginas de vendas.

O marketing de conteúdo também contribui para posicionar a sua marca como uma autoridade na web, condição que potencializa os resultados do tráfego orgânico.

3. Mídia paga

Neste grupo entram os anúncios pagos no formato Ads, para vincular em plataformas como o Instagram, Facebook e Google. Em cada uma há diferentes opções, formatos e preços.

4. E-mail marketing

Consiste no envio de promoções, newsletters, divulgação de um novo produto ou serviço, descontos exclusivos, entre outras estratégias de vendas diretamente no e-mail do cliente em potencial.

O principal cuidado no caso do e-mail marketing é somente enviar mensagens para pessoas que, em algum momento, já demonstraram interesse na sua loja, a exemplo das que já preencheram algum cadastro anterior na hora da compra ou para baixar um e-book.

5. Redes sociais

Por meio de postagens no Instagram, Facebook, TikTok, entre outras redes, é possível divulgar os produtos/serviços que sua loja vende e atrair consumidores.

Também é importante interagir com o público para estreitar o relacionamento, e isso pode ser feito respondendo comentários e mensagens diretas.

6. Influenciadores digitais

Essa estratégia aqui consiste em fechar parcerias com personalidades conhecidas nas redes sociais para divulgação das suas soluções. No caso, você as contrata para fazer propagandas virtuais, e por terem um alto número de seguidores, mais pessoas conhecerão a sua loja.

7. Marketplaces

Os marketplaces são plataformas de vendas online que reúnem diversos vendedores, lojas e marcas. Ainda que não seja um espaço virtual só seu, essa estratégia pode funcionar como uma “vitrine” para mais pessoas conhecerem seu e-commerce.

Como fazer tráfego para e-commerce? As 5 melhores dicas

Agora que você sabe todos esses detalhes, hora de juntá-los e montar a sua estratégia de tráfego para e-commerce. Para isso, nossas dicas são:

  1. entenda o seu público-alvo;
  2. escolha uma estratégia;
  3. monte um planejamento;
  4. crie conteúdos realmente relevantes;
  5. monitore os resultados.

1. Entenda o seu público-alvo

É essencial saber em quais canais online seu público está para direcionar suas abordagens. Por exemplo, no caso dos anúncios pagos nas redes sociais, descubra os que seus potenciais clientes mais usam. Dessa forma, você poupa esforços e evita gastos financeiros que não trarão o retorno esperado.

2. Escolha uma estratégia

Como você viu, existem diversos tipos de tráfego que podem ser usados. O ideal é utilizar mais de um ao mesmo tempo, pois isso expande o seu poder de alcance. 

Porém, sabemos que nem sempre isso é possível, seja pela falta de tempo de se dedicar às estratégias, ou mesmo orçamento reduzido.

Para escolher a melhor, considere critérios como perfil do seu negócio, preferências do seu público-alvo e verba disponível.

3. Monte um planejamento

Ter um plano de ação é essencial para direcionar suas estratégias. Ao criá-lo, você saberá exatamente que fazer, quando e de que maneira. Além disso, essa é a melhor forma de garantir a periodicidade, característica que é fundamental principalmente para marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais. 

4. Crie conteúdos realmente relevantes

E por falar em conteúdo, aborde temas que realmente são interessantes para as pessoas que você quer atingir. A ideia aqui é atraí-las por meio dessa estratégia e, a partir deste ponto, fazê-las entender que seus produtos e/ou serviços são os melhores para resolverem os problemas que têm.

5. Monitore os resultados

E para saber se tudo isso deu certo, você precisa monitorar os resultados. Para isso pode usar KPIs, como taxa de conversão, taxa de rejeição, número de carrinhos abandonados, número de acessos às páginas, entre outras.

Assim, saberá o que está dando certo e pode ser mantido, e o que precisa de ajustes para trazer resultados melhores.

Gostou dessas dicas? Então, que tal outras que ajudarão a alavancar as suas vendas? Aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e leia os artigos: