O que é data driven? Para que serve? 5 benefícios

Veja o que é data driven, como essa metodologia pode ajudar sua empresa a crescer, como implementá-la e todas as vantagens.

O que é data driven e quais os benefícios para sua empresa?

Suas tomadas de decisão ficarão muito mais precisas e trarão resultados significativamente melhores após você aprender o que é data driven. O motivo, é que essa é uma metodologia na qual dados são usados como base para deliberações e escolhas. 

Em outras palavras, em vez de você considerar achismo, opiniões pessoais, sugestão de amigos e terceiros, ou mesmo a intuição para decidir algo para a sua empresa, tudo será feito a partir de uma estrutura sólida. Dessa forma, as chances de errar são muito menores.

Pense com a gente: quantos milhares de dados e informações sua empresa gera todos os dias? E o mercado no qual seu negócio está inserido? Concorda que não há como ignorar tudo isso?

São nessas fontes que está o direcionamento que você precisa para as tomar decisões certas e, com isso, aumentar o potencial de crescimento do seu negócio. E tudo começa descobrindo o que é data driven. 

Então, siga a leitura e entenda mais sobre esse tema agora mesmo!

Afinal, o que é data driven?

Em português, data driven significa “orientado por dados”. Trata-se de um método de deliberação que se baseia em dados. Ele pode ser usado pelos gestores para decidir ações, planejamentos e próximos passos da empresa, e também para aprimorar processos, atender melhor os clientes, definir estratégias, e muito mais.

As principais características do data driven são:

  • coleta, armazenamento, tratamento e organização de dados;
  • apresentação visual dos dados por meio de gráficos, tabelas, entre outros recursos desse tipo;
  • análise e entendimento dos dados gerados, recebidos e/ou levantados;
  • identificação de insights gerados a partir do estudo dos dados;
  • atualização constante dos dados, a fim de evitar o uso de parâmetros incorretos. 

Como se tornar um data driven? 4 dicas!

Não basta saber o que é data driven. Para usar corretamente essa metodologia, é essencial descobrir como implementá-la na sua empresa, não é mesmo?

Portanto, a melhor forma de tornar seu negócio data driven é:

  1. realizar a coleta de dados: com atenção especial para cumprimento do determinado pela LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados;
  2. garantir o acesso fácil aos dados: por meio do uso de ferramentas que ajudem no compartilhamento do que foi levantado com as pessoas interessadas e autorizadas;
  3. viabilizar a geração de relatórios: esses documentos são fundamentais para compilar os dados mais importantes e, com isso, facilitar o uso;
  4. estimular o uso dos dados no dia a dia: a partir da implementação de uma cultura data driven e de explicações claras e verdadeiras de como essa dinâmica ajuda na rotina de cada um e melhora os resultados da empresa de maneira geral.

Qual o desafio da mentalidade data driven?

Por falar em cultura, não há como explicarmos o que é data driven sem mencionarmos que ainda existem alguns desafios que precisam ser superados na hora de implementar esse conceito.

Um dos principais quando o assunto é mentalidade, se refere ao “costume de fazer as tarefas sempre da mesma maneira”. Especialmente em negócios mais antigos, que seguem em processo de transformação digital, falar para os profissionais confiarem em dados para tomar decisões pode ser uma mudança um tanto desafiadora.

Nesses casos, o ideal é começar de cima para baixo, ou seja, da alta diretoria até chegar aos demais cargos. Nesse trajeto, a participação dos líderes é essencial, pois são eles que têm a chance de mostrar mais claramente para os funcionários a importância de usar os dados para embasar escolhas e quanto essa prática pode ser benéfica para todos.

Indo além do desafio da mentalidade data driven, há outros obstáculos que podem fazem com que muitos negócios não consigam implementar esse método, tais como:

  • custos com a contratação da tecnologia certa;
  • ausência de equipe capacitada para receber e tratar os dados;
  • falta de conhecimento e experiência dos profissionais para fazer as análises certas;
  • baixa qualidade dos dados gerados e recebidos;
  • garantia de segurança de todos os dados armazenados, incluindo a preservação de questões como ética e privacidade.

5 benefícios do data driven

Ainda que esses desafios existam e precisem ser superados, o data driven gera diversos benefícios que deixam claro por quais motivos vale a pena sua implementação. Entre os principais estão:

  1. tomadas de decisão muito mais precisas, com menos chances de erros nas escolhas;
  2. otimização dos processos, evitando gargalos desnecessários;
  3. redução de custos operacionais, decorrente da identificação de oportunidades melhores de atuação e realização de atividades;
  4. aprimoramento da relação com o público-alvo, devido ao entendimento mais pontual de suas necessidades, preferências e expectativas;
  5. conquista de mais espaço no mercado, pelo fato de ter percepções que concorrentes que não trabalham dessa forma não conseguem ter.

Como o data driven pode ser utilizado?

Após saber melhor o que é data driven, possivelmente você esteja se perguntando: “Como posso usar os dados para embasar minhas decisões, na prática?”

Alguns bons exemplos do uso dessa metodologia são nas áreas de:

  • atendimento ao cliente;
  • vendas;
  • marketing digital.

Nesse último, inclusive, o data driven pode ser usado para:

  • melhorar a segmentação do público-alvo;
  • identificar o que os clientes esperam receber nos conteúdos criados;
  • otimizar e automatizar campanhas digitais;
  • aprimorar a análise dos resultados das estratégias;
  • avaliar a concorrência;
  • se antecipar a tendências.

Gostou de saber o que é data driven? Viu quantas coisas podem ser feitas e todos os benefícios dessa forma de usar os dados que sua empresa gera e acessa? Então, que tal outras orientações tão boas quanto essa?

Aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e leia agora mesmo os artigos: