Como fazer mídia programática? Passo a passo completo!

Aprenda como fazer mídia programática a partir dos 5 passos principais + 6 vantagens dessa estratégia.

Como fazer mídia programática? 5 passos principais!

Aprender como fazer mídia programática pode mudar a maneira como você divulga sua empresa na internet. O motivo é que se trata de um tipo de anúncio muito mais segmentado, baseado em dados para entregar o conteúdo certo, na hora certa, para o público ideal.

Obviamente, trabalhar dessa forma gera muito mais resultados para a sua estratégica, concorda? Ao usar essa ferramenta poderosa, você tem a chance de aumentar a eficiência e poder de alcance dos seus anúncios, reduzir custos com essa tarefa, garantir a personalização dos seus anúncios e muito mais.

Porém, para alcançar esses retornos, é fundamental saber como fazer mídia programática da maneira correta. E é justamente isso que explicaremos agora, a partir dos cinco passos mais importantes dessa estratégia.

Então, siga a leitura e confira!

O que é a mídia programática?

A mídia programática é uma metodologia automatizada de compra e venda de espaços publicitários na web. Essa ferramenta utiliza softwares e algoritmos específicos para essa tarefa, que aumentam a eficiência, a precisão, o alcance, a escalabilidade e os resultados dessa estratégia de marketing digital.

Por meio de plataformas de mídia programática, anunciantes e publishers — que são os vendedores dos espaços — são rapidamente conectados. Todo o processo de contratação acontece nesse ambiente, incluindo cotação de preços, emissão de contrato, definição de datas de disparo dos anúncios, entre outros detalhes.

As publicidades são veiculadas em sites, blogs, aplicativos, redes sociais, e diversos outros ambientes digitais, nos mais variados formatos.

Como fazer mídia programática? 

Para fazer mídia programática, os principais passos são:

  1. defina os objetivos e trace a estratégia
  2. planeja a campanha;
  3. escolha a DSP;
  4. decida os indicadores de desempenho;
  5. acompanhe os resultados e faça os ajustes necessários.

1. Defina os objetivos e trace a estratégia

Tenha claro por quais motivos está fazendo a mídia programática, por exemplo: 

  • aumentar o reconhecimento da sua marca na web;
  • gerar mais leads;
  • aumentar o volume de vendas;
  • entre outros.

Em seguida, estabeleça os parâmetros da sua estratégia, incluindo principalmente estes critérios:

  • público-alvo;
  • orçamento disponível;
  • formato dos anúncios, tais como vídeos, banners e vários outros.

2. Planeje a campanha

Quantos anúncios serão feitos e por qual período? Quais espaços virtuais serão usados para divulgar a publicidade da sua empresa?

Essas são outras perguntas que precisam ser respondidas para direcionar sua campanha. Inclusive, definir um cronograma ajuda bastante a organizar o que precisa ser feito e em que momento, garantindo que nenhum detalhe deixe de ser trabalhado.

3. Escolha a DSP

O terceiro passo de como fazer mídia programática consiste em escolher a DSP que usará. Essa é a sigla para o termo em inglês Demand-Side Plataform, que é uma plataforma de mídia programática que automatiza a compra de espaços para publicidade online.

Para escolher a melhor, considere critérios como:

  • modelos de anúncios que são oferecidos;
  • tipos de segmentação;
  • rapidez no processamento;
  • otimização dos lances;
  • geração de relatório para análise dos resultados;
  • facilidade de uso;
  • ferramentas adicionais, como DMPs (Data Management Platforms – Plataforma de Gerenciamento de Dados) e SSPs (Sell-Side Platforms – Plataforma do Lado de Venda).

4. Decida os indicadores de desempenho

Toda campanha web precisa de indicadores de desempenho para ajudar a mensurar os resultados. Somente dessa forma é possível identificar o que está dando certo e pode ser mantido, e o que está dando errado e requer melhorias.

Alguns exemplos de indicadores de desempenho para mídia programática são:

  • Taxa de Cliques (CTR);
  • Taxa de Conversão (CR);
  • Custo por Clique (CPC);
  • Custo por Aquisição (CPA);
  • Retorno sobre o Investimento (ROI).

5. Acompanhe os resultados e faça os ajustes necessários

E por falar em resultados, é fundamental acompanhar periodicamente os números gerados pelas mídias programáticas. O período ideal é você quem decide, e pode fazer isso considerando fatores como o tamanho da sua campanha, objetivo, orçamento, entre outros.

O mais importante aqui é não deixar de verificar os resultados e de ajustar o que está em desacordo o mais rápido possível. Isso evita perda de tempo e de dinheiro com campanhas que não estão trazendo o que você precisa para melhorar o alcance da sua empresa na internet.

Quanto custa a mídia programática?

Agora que ficou mais claro como fazer mídia programática, você deve estar se perguntando quanto terá que investir nessa estratégia, não é mesmo? 

A verdade é que não há como apontarmos um valor específico. O motivo é que os custos variam de acordo com vários critérios, tais como:

  • tipo da campanha: se será, por exemplo, CPM (custo por mil impressões), CPC (custo por clique) ou CPA (custo por aquisição);
  • público-alvo: quanto mais específico for, mais caro tende a ser o custo da campanha;
  • plataforma utilizada: pois cada uma cobra taxas de uso diferentes;
  • mercado: quanto mais competitivo, mas é preciso investir em publicidade. 

Aqui, é preciso considerar também o orçamento que sua empresa tem disponível para essa estratégia. Afinal, você é quem define quanto quer gastar com mídia programática.

Quais são os benefícios da mídia programática?

Uma estratégia como essa, quando bem realizada, gera diversos benefícios para o seu negócio. E os que mais se destacam são:

  • criação de campanhas muito mais segmentadas e, por isso, mais eficientes;
  • aumento do poder de alcance dos anúncios digitais;
  • entrega das propagandas para o público certo;
  • maior divulgação da sua marca na internet;
  • crescimento do potencial de gerar leads mais qualificados;
  • possibilidade de aumentar o volume de vendas e, por consequência, de faturamento.

Gostou de saber como fazer mídia programática? E que tal mais dicas para melhorar a presença da sua marca na internet? Aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e leia agora mesmo os artigos: