O que é mídia offline? Confira nosso guia completo!

Confira este guia completo sobre mídia offline. Aprenda o que é, quais são os principais tipos, veja exemplos e confira suas vantagens!

O que é mídia offline? Confira aqui, respostas às suas principais perguntas!

Falar sobre mídia offline é perceber como a tecnologia muda nossos hábitos, nossa forma de lidar com o mundo ao nosso redor e até mesmo como o tempo passa rapidamente sob nossos olhos.

É fácil esquecermos, mas há poucos anos atrás, falar sobre mídia offline sequer fazia sentido, dado que tudo era realmente offline. Pode parecer, que estamos falando de muitos anos atrás, se pensarmos que a internet no Brasil começou a se popularizar no final dos anos 90, mas a realidade é que a ideia de grandes investimentos de publicidade online só foram ganhar peso após 2010.

Nesse contexto, podemos dizer que a ideia de definir em quais mídias uma campanha iria ser veiculada não é algo que está assim tão no passado.

Mas, o que é mídia offline? Quais os tipos de mídia offline ainda estão por aí e as vantagens que ela ainda possuem sobre as mídias digitais?

Veremos tudo isso aqui neste conteúdo!

E para facilitar a sua leitura, dividimos ele da seguinte forma:

  • O que é mídia offline
  • Quais são os principais tipos de mídia offline
  • Alguns exemplos de mídia offline
  • Vantagens da mídia offline

Portanto, siga com a gente e aprenda tudo sobre o que é mídia offline, seus exemplos, vantagens e muito mais.

O que é mídia offline

A mídia offline se refere a qualquer forma de comunicação que não envolve o uso da internet. É uma maneira tradicional de transmitir mensagens e conteúdo para um público-alvo. A mídia offline pode ser encontrada em diversas formas, como revistas, jornais, panfletos, cartazes e até mesmo comerciais de televisão. Mesmo com o crescimento da mídia online/digital, elas ainda continuam firmes, mesmo que algumas delas tenham ficado com um menor alcance, como revistas e jornais.

Mas, há também diversas outras mídias offline que continuam funcionando normalmente, sem sofrerem o impacto da internet e das mídias online. Alguns exemplos desse caso são:

  • outdoors;
  • cartazes;
  • panfletos impressos;
  • encartes, entre outros;

Elas continuam sendo amplamente utilizadas ao longo dos anos, mesmo com o crescimento das mídias online.

Quais são os principais tipos de mídia offline

Mesmo com o crescimento da publicidade na internet, ainda existem muitos tipos de mídia offline funcionando muito bem, entregando sua mensagem para todo tipo de público.

Separamos alguns dos principais tipos de mídia offline divididos em três categorias, são eles:

  • mídia impressa: jornais, revistas, folders, panfletos, outdoors, cartazes, anúncios em veículos;
  • mídia eletrônica: rádio, televisão, cinema, letreiros;
  • mídia de experiência: eventos, feiras, promoções, degustações;
  • outros: brindes, materiais promocionais, marketing direto, mala direta, entre outros.

A mídia offline oferece uma experiência sensorial bem diferente do que vemos e experimentamos online, trazendo vantagens únicas que vão além da tela de um smartphone.

Essa conexão costuma ser bem explorada por publicitários, gerando impacto emocional e contribuindo para a construção de uma marca forte e relevante.

Alguns exemplos de mídia offline

A publicidade sempre foi conhecida por se comunicar de maneira criativa, independente da mídia que utiliza. E era comum vermos diferentes formas de veiculação de uma mensagem, de acordo com a mídia escolhida.

Separamos aqui, alguns exemplos que demonstram como essa criatividade foi empregada em mídias offline, oferecendo sensações marcantes a qualquer pessoa que seja impactada por elas.

Propaganda da Adidas em revistas

A Adidas foi muito bem representada pela agência de publicidade que criou essa campanha marcante, onde o passar de páginas da revista faz com que a foto de uma mulher represente um exercício físico.

Propaganda da Nike em outdoors digitais

Um outro grande exemplo de mídia offline que evoluiu muito são os letreiros que emulam um efeito 3D. Os resultados são impressionantes e fazem com que qualquer pessoa que esteja passando, pare para conferir.

Confira como a Nike soube aproveitar a proposta e criar uma propaganda marcante.

Propaganda da série Lei e Ordem em outdoor comum

Empresas que fazem com que outdoors comuns se tornem uma obra de arte, apenas usando a criatividade, também fazem muito sucesso. Como é o caso dessa publicidade para a série Lei e Ordem.

Vantagens da mídia offline

Existem grandes vantagens em utilizar mídia offline, principalmente quando falamos em direcionamento de mensagem. Aparecer em meio a tantas outras dentro de um celular ou computador pode não ser a melhor forma de atingir o público-alvo de uma empresa.

Uma pesquisa divulgada pela Kantar, demonstra que canais de mídia offline são os melhores meios de contato para criar boas experiências e percepção dos consumidores.

Além disso, há outras vantagens interessantes a serem consideradas, como:

  • seu alcance: a mídia offline pode alcançar um público bem específico, dependendo de onde ela for colocada ou mesmo direcionada;
  • credibilidade: jornais e revistas tendem a ter certa credibilidade, o que pode influenciar positivamente a percepção do público em relação a uma marca ou produto;
  • tangibilidade: a mídia offline pode ser tocada e sentida, o que pode ajudar a criar uma conexão emocional com o público e contribuir para a construção de uma relação forte e relevante com a marca;
  • retenção de informações: materiais impressos, como panfletos e cartazes, podem ser guardados e consultados posteriormente, permitindo que a informação seja retida por um período mais longo.

Pronto para experimentar uma mídia offline?

É bem comum vermos diversos anúncios diariamente, mesmo longe de nossos celulares, em qualquer lugar que nós vamos. Afinal, as empresas precisam ser vistas e lembradas para que seus consumidores possam realizar seus desejos e ambos ganharem nesta troca.

Como você pôde ver, a mídia offline tem grandes vantagens e desempenha um importante papel, representando um segmento ainda muito forte da divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.