Veja como colocar a sua campanha ativa que não roda no Google Ads para funcionar novamente. Como identificar e testar suas campanhas.
Campanha ativa mas não roda no Google Ads? Veja aqui como resolver esse problema!
Procurando por uma resposta para a questão: campanha ativa mas não roda no Google Ads? Saiba que você não está sozinho. Muitos passam ou já passaram por essa situação. Mas, saiba que resolver essa questão não é difícil. Como você verá aqui com a gente.
Num cenário cada vez mais digital e competitivo, as campanhas publicitárias online são imprescindíveis nas estratégias de marketing da maior parte das empresas. Entre as plataformas mais utilizadas, o Google Ads se destaca como uma ferramenta poderosa para alcançar um público-alvo específico e impulsionar o sucesso das empresas.
No entanto, mesmo depois de elaborar e tornar a campanha ativa, alguns anunciantes enfrentam uma situação bem frustrante: suas campanhas simplesmente não conseguem rodar no Google Ads.
Essa é uma questão que pode até parecer complexa à primeira vista, mas requer apenas uma análise mais cuidadosa para identificar e resolver as questões que estão impedindo a veiculação dos anúncios.
Neste texto, exploraremos as possíveis razões por trás desse problema, além de apresentar soluções práticas para garantir que suas campanhas alcancem o seu máximo potencial no Google Ads. E assim, deixar para trás a pergunta: “porque a campanha do Google Ads não roda?”
Nossa ideia com este artigo é poder tirar as principais dúvidas relativas a campanhas que não rodam no Google Ads, respondendo também à perguntas como:
“Como saber se uma campanha está ativa no Google Ads?”
“Como testar campanha no Google Ads?”
E para abordar estes principais problemas com campanhas, escrevemos este conteúdo dividindo-o da seguinte forma:
- Quais os principais motivos que fazem com que uma campanha ativa não rode no Google Ads
- Como saber se uma campanha está ativa no Google Ads
- Como testar campanha no Google Ads
Portanto, continue com a gente para descobrir o porquê de uma campanha ativa não rodar no Google Ads. Começando pelo básico!
Como saber se uma campanha está ativa no Google Ads
Para saber se uma campanha está ativa no Google Ads, basta entrar em “Anúncios e recursos” no menu de páginas e conferir a coluna “Status”.
Essa coluna de “Status” pode apresentar diversas informações a respeito do atual estado do seu anúncio. Como por exemplo:
- Pausado
- Pendente
- Finalizado
- Removido
- Em revisão
- Qualificado
- Qualificado (limitado)
- Não qualificado
- Reprovado
Muitas vezes o seu o seu anúncio está em ordem mas alguns outros fatores denotam que a sua campanha está ativa mas não roda no Google Ads. São eles:
- a campanha está com zero cliques;
- tem zero impressões;
- e zero vendas.
É a partir dessas informações que você poderá identificar que há algo errado com o seu anúncio. Portanto, vamos ver quais são os principais motivos disso estar acontecendo.
Quais os principais motivos que fazem com que uma campanha ativa não rode no Google Ads
Muitos motivos podem fazer uma campanha ativa não rodar no Google Ads. E os principais motivos estão relacionados a erros na criação das campanhas.
Portanto, a primeira coisa que você precisa ter em mente em qualquer campanha que você for criar na plataforma, é seguir atentamente as regras e dicas que a própria plataforma te fornece.
Mas, é claro que é fácil algo passar despercebido e atrapalhar toda a sua campanha. Então, para facilitar a sua busca por qual foi o problema que fez com que sua campanha ativa não rode no Google Ads, sugerimos conferir os seguintes motivos:
- Lances abaixo do leilão no Google Ads
- Palavras-chave negativas em conflito
- Índice de qualidade no Google Ads
- Filtro de data no Google Ads
- Revisão manual no Google Ads
Vamos entender melhor cada um deles.
1. Lances abaixo do leilão no Google Ads
Dependendo do seu público-alvo, os valores de lances podem ser bem altos. Fazendo com que seus anúncios sequer apareçam para seus clientes.
Para resolver isso, é preciso ir até o planejador de palavras-chave e verificar o valor do leilão dela. E a partir dos valores demonstrados lá, aumentar os valores que você configurou para a sua campanha.
De nada adianta oferecer 3 reais em uma palavra-chave que está a R$5 ou R$6. Sua campanha ficará parada, sem aparecer para ninguém.
2. Palavras-chave negativas em conflito
Outro motivo para a sua campanha não rodar no Google Ads é ter um conflito entre suas palavras-chave e sua lista de palavras-chave negativas.
Por exemplo: você está utilizando a palavra-chave “aulas de poker online” e colocou uma palavra-chave negativa “online”.
3. Índice de qualidade no Google Ads
O índice de qualidade é o conjunto de boas práticas do Google Ads que fazem com que seus anúncios tenham uma boa performance.
Se o Google Ads identificar que seus anúncios possuem qualidade inferior ao de seu concorrente, você perderá prioridade. Mesmo com um lance melhor.
4. Filtro de data errado no Google Ads
Pode até parecer um erro simples, mas ele acontece bastante: errar o filtro de datas ao analisar as métricas de uma campanha.
Confira sempre atentamente a data utilizada na “Visão geral” do anúncio.
5. Revisão manual no Google Ads
O Google faz, ocasionalmente, uma revisão manual nas contas de anúncios. Se a sua empresa ou produto não se encaixar nas diretrizes do Google para anúncios, sua conta poderá ter seus anúncios travados.
Pode acontecer de ter sua conta travada por um erro de quem analisou, portanto, assim que você perceber qualquer problema com sua conta, entre em contato rapidamente com o suporte que eles vão te ajudar.
Como testar campanha no Google Ads
Aprender como testar campanha no Google Ads vai te ajudar a experimentar diferentes abordagens. E para isso, basta entrar na plataforma e procurar por “Experimentos” na barra lateral esquerda (para que ela apareça, basta clicar em “Mostrar mais”).
Lá você poderá criar ou editar uma variação do anúncio para suas campanhas. Podendo fazer isso para todas as suas campanhas, ou para apenas uma campanha específica.
Uma ótima forma de realizar o teste A/B.
Pronto para destravar suas campanhas do Google Ads?
Agora que você aprendeu a destravar suas campanhas do Google Ads, vai ficar fácil identificar eventuais problemas com seus anúncios. Lembre-se de que o monitoramento constante e a otimização contínua são essenciais para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital.
Continue testando e ajustando suas configurações, e você verá seus resultados melhorarem gradualmente. Com um pouco de esforço e persistência, você poderá alcançar seus objetivos de marketing com o Google Ads.