CPA desejado no Google Ads: o que é e qual valor escolher?

Confira tudo aquilo que você precisa saber sobre CPA desejado no Google Ads. O que é, como escolher e as diferenças entre CPC e CPA.

Como escolher o CPA desejado no Google Ads? Confira a resposta para suas perguntas!

O CPA está entre as principais métricas de marketing, amplamente utilizadas em campanhas em diversas estratégias, mas uma pergunta não sai da mente de muitos: qual o CPA desejado no Google Ads?!

A métrica de CPA se refere a custo por ação (ou aquisição) e serve, principalmente, para avaliar o sucesso de uma campanha publicitária. Com ela você terá insights valiosos sobre o desempenho das suas campanhas, permitindo que você entenda o custo exato de aquisição de um cliente ou uma conversão.

E se você está começando agora a se aventurar nos anúncios online, é importantíssimo que você aprenda qual o CPA desejado no Google Ads, por exemplo. Para que assim, você possa entender melhor como cada uma de suas campanhas estão performando.

Em um mundo cada vez mais digital e voltado para resultados mensuráveis, estratégias de marketing como essa tornam-se indispensáveis para empresas de todos os tamanhos.

Portanto, acompanhe este guia com a gente e aprenda tudo o que você precisa saber sobre CPA!

E para te ajudar, dividimos este conteúdo da seguinte forma:

  • O que é CPA no Google Ads
  • Qual o objetivo do CPA no Google Ads
  • Como escolher o CPA desejado no Google Ads?
  • Quais as diferenças entre CPC e CPA no Google Ads

Portanto, siga com a gente e entenda como escolher o CPA desejado no Google Ads.

O que é CPA no Google Ads

O CPA se refere a Custo Por Ação, também conhecido como Custo Por Aquisição, e é uma métrica de marketing que serve para que anunciantes possam entender qual é o custo médio de cada cliente ou conversão em seus anúncios. Você pode escolher essa métrica nas opções de lances em seus anúncios na plataforma do Google Ads.

Qual o objetivo do CPA no Google Ads

O objetivo da escolha de métrica CPA no Google Ads é bem simples: maximizar as conversões de seu público-alvo. Por exemplo: para que seus clientes realizem uma ação, seja ela uma compra, geração de leads qualificados ou qualquer que seja o seu objetivo com a campanha.

A opção de CPA desejado no Google Ads aparece nas opções de lances inteligentes. Lá você encontra o “Maximizar Conversões”, daí basta escolher a métrica “Conversões” e será recomendado para a sua campanha a definição de um custo por ação desejado. É neste campo em branco que você vai colocar o valor de CPA desejado.

E é aqui, no valor de CPA desejado, que boa parte das pessoas ficam em dúvidas, por não saberem qual valor colocar. Mas, não se preocupe que entenderemos mais sobre isso logo adiante.

Como escolher o CPA desejado no Google Ads?

Para escolher o CPA desejado no Google Ads é preciso entender duas situações: é a sua primeira vez criando campanhas no Google Ads ou você já criou outras campanhas?

Se esta é a sua primeira vez, você poderá seguir os seguintes caminhos:

  • Utilize a ferramenta de simulação de lances do Google Ads: a própria ferramenta do Google pode te ajudar a ter uma ideia de valor. Basta, dentro da sua conta, clicar em Campanhas, selecionar Grupos de anúncios e em seguida clicar no ícone do simulador.

Caso você já tenha criado campanhas anteriores:

  • Analise seus dados históricos: confira os dados de suas campanhas anteriores para ter uma ideia do CPA médio de suas campanhas anteriores.

Para ambos os casos, é preciso que você:

  • Leve em consideração o seu orçamento: quanto você poderá investir nessa campanha? Considere seu valor total e o quanto vale a pena pagar.
  • Determine o seu objetivo: o que você deseja alcançar com sua campanha? Como seus objetivos se encaixam no CPA utilizado. Quanto você está disposto a gastar com cada conversão?
  • Esteja sempre atento: é importante sempre monitorar e ajustar o seu CPA de acordo com os resultados que você está tendo em sua campanha. Assim você terá um resultado mais otimizado.

Quais as diferenças entre CPC e CPA no Google Ads

Para entender as diferenças entre CPA e CPA no Google Ads, basta compreender melhor o que é cada uma dessas métricas.

  • CPC (custo por clique): o custo por clique é a estratégia de lance onde você paga por cada vez que alguém clica no seu anúncio.
  • CPA (custo por ação): já no custo por ação, você paga apenas quando alguém realiza uma ação, seja ela uma conversão, compra ou download entre outros.

Como você pode ver, a escolha entre CPC ou CPA, depende de seus objetivos de marketing:

  • Se você deseja aumentar o tráfego para o seu site, o CPC pode ser a melhor opção.
  • Já para gerar mais leads ou vendas, o CPA pode ser a melhor opção.

Algumas outras diferenças:

  • Objetivo: o CPC se concentra em gerar cliques, enquanto o CPA em gerar conversões diretas. 
  • Controle de custos: o CPC oferece um controle mais preciso sobre seus gastos, enquanto o CPA oferece um controle mais preciso sobre o retorno de seus investimentos em publicidade (ROAS).
  • Facilidade de uso: o CPC é mais fácil de configurar e gerenciar, enquanto o CPA pode ser um pouco mais difícil.

Pronto para utilizar a métrica que faz mais sentido para você?

Como você pôde acompanhar aqui, a escolha do CPA desejado no Google Ads não é um valor simples e único para todos. É preciso entender melhor cada campanha, seus objetivos e expectativas.

Tanto o CPC quanto o CPA oferecem abordagens distintas para a precificação e otimização de campanhas no Google Ads. Enquanto o CPC é adequado para empresas que buscam aumentar o tráfego e a visibilidade online, o CPA se destaca como uma opção mais direcionada para alcançar resultados específicos, como vendas ou leads qualificados. 

A escolha entre esses modelos precisa levar em consideração seus objetivos de marketing, o orçamento disponível e a capacidade de otimização das campanhas, visando sempre o melhor retorno sobre o investimento.