Entenda o que é, os tipos de campanha e quais os elementos da estrutura de uma campanha no Google Ads + dicas de gerenciamento e otimização.
Estrutura de campanha Google Ads: entenda como funciona
A estrutura de uma campanha no Google Ads tem um formato intuitivo e simples, facilitando a criação e o gerenciamento. Essa característica favorece o aprendizado e o aprofundamento dos usuários sobre as possibilidades e recursos da plataforma.
Se você está começando a utilizar o Google Ads e quer entender como funciona a estrutura das campanhas e dicas para a criação e acompanhamento, continue a leitura do artigo até o fim!
O que é Google Ads?
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google na qual são criadas, configuradas e liberadas as propagandas veiculadas na página de resultados de pesquisa do buscador e em sites da rede de parceiros.
As marcas que anunciam no Google Ads incluem a estratégia para potencializar o alcance de uma ação, dar destaque para os produtos do seu e-commerce ou aumentar a relevância da marca.
Os anúncios são posicionados nas áreas “nobres” da página de resultados, como no topo, para anúncios com imagens do Shopping, ou antes dos resultados orgânicos para as campanhas de pesquisa, que são em formato de texto.
Nos sites que fazem parte da rede de parceiros, os anunciantes ainda podem veicular anúncios com banners personalizados.
Recentemente, o Google atualizou o layout da plataforma, melhorando a navegabilidade e facilitando o gerenciamento e otimização das campanhas. Confira no vídeo abaixo, uma visão geral das novidades:
Google Ads Tutorials: Meet the new Ads design
Tipos de campanha do Google Ads
O Google Ads oferece diferentes tipos de campanhas, o que permite diversificar ou utilizar a opção que melhor atende aos objetivos de marketing digital da empresa. No total, existem oito tipos de campanha:
- Campanhas de pesquisa: são anúncios de texto que aparecem nos resultados da pesquisa;
- Campanhas de display: são anúncios de imagem, veiculados em sites parceiros, aplicativos e canais Google, como YouTube;
- Campanhas de vídeo: são os anúncios em vídeo que rodam antes, durante e após vídeos do YouTube;
- Campanhas para apps: são anúncios para divulgar um aplicativo em vários canais, como Google Play, YouTube, Discover e na pesquisa;
- Campanhas locais: são anúncios para promover lojas físicas nas redes de pesquisa e display, no Google Maps e no YouTube;
- Campanhas inteligentes: são anúncios configurados e automatizados pela inteligência artificial (IA) do Google;
- Campanhas do Shopping: são anúncios para divulgar informações de produtos no Google, nos resultados de pesquisa e na guia ‘Shopping’;
- Campanhas Performance Max: são anúncios que rodam em todos os canais a partir de uma só campanha, utilizando os recursos de otimização da IA do Google.
Saiba mais sobre cada campanha no artigo >>> 8 tipos de campanhas no Google Ads para atrair o cliente certo.
Qual a estrutura básica de uma campanha de Google Ads?
A estrutura de uma campanha no Google Ads possui três camadas principais, que estão relacionadas, e entendê-las ajuda a manter a conta organizada, bem como saber os anúncios e as palavras-chave trabalhadas no momento. Veja quais são:
1. Conta
Antes de montar um anúncio, primeiro, todo novo usuário precisa criar uma conta no Google Ads, utilizando um endereço de e-mail e senha, além de informar os dados de faturamento e comerciais da empresa, como nome e o endereço do site oficial.
Geralmente, as pessoas utilizam uma conta Gmail personalizada (@minhaempresa.com) ou comum por integrar todas as soluções Google facilmente.
2. Campanha
Uma campanha é formada por uma reunião de grupos de anúncios. A estrutura de uma campanha do Google Ads começa a ser montada com as seguintes informações:
- definição do tipo de campanha com a meta de conversão principal (ex: gerar leads, vendas ou reconhecimento de marca);
- onde os anúncios serão exibidos (ex: rede de pesquisa, display, Shopping, etc.);
- orçamento total.
3. Grupos de anúncios
Uma campanha pode ter vários grupos de anúncios configurados com palavras-chave diferentes para potencializar o alcance do objetivo principal. Dessa forma, os principais elementos de um anúncio são:
- palavras-chave (ex: pode haver uma principal e secundárias);
- características do público-alvo;
- tipo de lance (ex: custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA) e custo por lead (CPL), entre outros).
- forma de pagamento.
Com a inclusão da Inteligência Artificial do Google na plataforma Ads, em várias etapas da configuração da estrutura aparecem sugestões de otimização. Então, dá para aproveitar as sugestões para personalizar cada detalhe com precisão.
Outro detalhe interessante é que o modelo de estrutura de campanha do Google Ads permite trabalhar um objetivo de campanha em diversos anúncios diferentes. Assim, fica fácil analisar as estratégias anteriores, melhorando cada vez mais os resultados.
A plataforma permite que cada conta tenha até 10 mil campanhas, entre ativas e pausadas, e 20 mil grupos de anúncios por campanha.
Organização da estrutura de campanha do Google Ads.
Leia também: Tipos de palavra-chave do Google Ads e quando usar cada um?
Dicas para gerenciar sua campanha de pesquisa Google Ads
Agora que você já conhece a estrutura de campanha do Google Ads, listamos algumas dicas para gerenciar campanhas de pesquisa e outras que você criar na plataforma para veicular anúncios altamente eficazes.
- Organize as campanhas e grupos de anúncios antes de começar. Isso evita alterações no futuro que vão gerar perdas de dados importantes para a performance dos anúncios.
- Crie uma nova campanha quando quiser mudar configurações-chave, como local e orçamento. Por exemplo, uma loja de vestidos deve ter um orçamento específico e campanhas diferentes para ‘vestidos de festa’ e ‘vestidos casuais’.
- Mantenha apenas uma campanha se os anúncios forem direcionados para o mesmo local e utilizarem um mesmo orçamento.
- Defina uma palavra-chave principal para cada grupo de anúncio e crie os anúncios utilizando palavras relacionadas. Dica: utilize a palavra-chave no título do anúncio para aumentar as chances de receber cliques dos usuários que pesquisam o termo.
- Monte frases diferentes com as palavras-chave de cada anúncio de um grupo para aumentar as variações de texto, o que vai permitir uma rotação otimizada entre eles nos resultados das buscas.
Gostou de conhecer a estrutura de uma campanha do Google Ads? Conhecendo melhor a plataforma, você vai criar anúncios otimizados e mais efetivos para alcançar seus objetivos de negócios.
Conheça também as soluções da a/b lab e o trabalho especializado de criação de estratégias de performance e comunicação digital para empresas realizado pela nossa equipe.