Guia ideal para quem quer criar a primeira campanha inteligente! O que é campanha Smart no Google Ads, como criar e quais os benefícios.
Campanha Smart Google Ads: o que é e como criar? 7 passos
Está cada vez mais comum ouvirmos falar sobre o uso de inteligência artificial em nosso dia a dia, especialmente nas empresas, não é mesmo? Entre os recursos que utilizam esse tipo de tecnologia está a campanha Smart do Google Ads.
Em uma tradução direta para o português, o termo significa “campanha inteligente no Google Ads”. E esse nome diz muito sobre o que é e quais os benefícios que essa opção de anúncio oferece.
Afinal, ele foi projetado para ser mais simples e eficaz, facilitando o dia a dia dos anunciantes e contribuindo diretamente para eles alcançarem seus objetivos, com mais velocidade e assertividade, gastando menos tempo na plataforma de anúncio.
E o que podemos dizer de algo que faz um trabalho mais eficiente, rápido e com melhores resultados? Que é mais inteligente, correto?
É justamente essa a ideia por trás da campanha Smart do Google Ads, sobre a qual falamos, ao longo deste artigo.
O que é campanha Smart no Google Ads?
As campanhas Smart do Google Ads são um tipo de anúncio online que utiliza a automação e a inteligência artificial para otimizar o desempenho. Elas permitem que os anunciantes criem uma ampla variedade de anúncios sem a necessidade de desenvolver criativos, segmentação ou estratégias de lances para cada grupo.
Em uma campanha de display tradicional, o anunciante deve fornecer à plataforma informações sobre formato e tamanho de anúncio para cada opção que selecionar como importante para a estratégia.
Já na campanha Smart do Google Ads, é o sistema que cria anúncios dinâmicos combinando automaticamente os componentes fornecidos por quem criou a campanha.
Por isso, ao optar por esse formato, você só precisa fornecer uma vez os elementos da ação, como vídeos, imagens estáticas, títulos e descrições, e o próprio mecanismo consegue criar anúncios qualificados para exibição em qualquer formato, combinando esses componentes.
Na prática, esse tipo de solução reduz o tempo gasto com a criação e o cadastro de criativos para cada modelo de anúncio.
Basta cadastrar os elementos e deixar que a ferramenta use sua IA para criar alternativas e executá-las durante o período da campanha.
Vale a pena dizer também que no processo de como criar uma campanha inteligente no Google Ads, o próprio sistema fica responsável por testar e otimizar as melhores combinações, de forma automática, em busca de aproveitar ao máximo as opções que geram os melhores resultados.
Como criar uma campanha Smart no Google Ads?
1. Crie sua conta do Google Ads
A primeira etapa de como criar uma campanha inteligente no Google Ads é criar uma conta na ferramenta. Caso você já tenha uma, só precisa efetuar o login.
Leia também: Tipos de campanhas no Google Ads: 5 opções para anunciar
2. Selecione o objetivo da campanha
Já logado em sua conta de anúncios, o próximo passo é clicar em “criar uma nova campanha”. Em seguida, escolha o objetivo, entre as opções disponíveis:
- tráfego;
- conversões;
- instalações de aplicativo;
- visitas à loja física;
- reconhecimento de marca;
- gerar leads;
- vendas e mais.
Clique na que melhor se adequar ao seu planejamento estratégico para o momento.
3. Selecione o tipo de campanha
O Google oferece vários tipos de campanhas para alcançar seus objetivos. Vamos considerar que você escolheu como meta gerar novas vendas. Nesses casos, entre as opções que vão aparecer como tipo de campanha estão:
- anúncios de pesquisa;
- Google Shopping;
- vídeo no YouTube.
Aqui, tenha atenção, porque para acessar os recursos da campanha Smart do Google Ads será necessário optar por Display.
Em seguida, insira o endereço do site de destino para o qual você deseja que as pessoas sejam direcionadas após clicar em seu anúncio.
4. Defina seu local e idioma
Comece decidindo para qual local você deseja segmentar sua campanha. Se você é uma empresa que atua apenas em uma cidade, selecione a área geográfica que atendida.
No caso de empresas que fazem vendas para todo o Brasil e mesmo para fora do país, pode ser interessante restringir sua campanha a determinados locais, criando grupos diferentes para cada região, por exemplo. Avalie se essa é uma opção interessante para você.
Também será necessário segmentar um idioma. Para quem vende apenas no Brasil, mantenha a opção “português”.
Agora, sim, clique em Avançar para configurar seu orçamento.
5. Defina seu orçamento e lance
Defina um orçamento diário ou vitalício, mas lembre-se de acompanhar os resultados para identificar oportunidades e gargalos.
Quanto mais dados o Google conseguir coletar, mais rápido sua campanha começará a ser otimizada.
Na seção Lances, se você escolher o objetivo da campanha Vendas ou Leads, a métrica Conversões será selecionada automaticamente para você.
Logo abaixo você terá a opção de selecionar a automação da maximização de conversões, a partir de uma campanha Smart no Google Ads. Veja na imagem abaixo.
6. Segmente a campanha
A segmentação é um dos recursos mais eficientes do Google Ads, permitindo que você alcance as pessoas com maior potencial de compra.
Entre os critérios de segmentação que você pode usar estão:
- dados demográficos: como sexo, faixas etárias, status parental e nível relativo de renda familiar;
- comportamentos;
- interesses;
- dispositivos usados;
- sites visitados e mais.
Preencha os tópicos apresentados pela plataforma e dê continuidade.
7. Crie seus anúncios
Com a configuração inicial de sua campanha Smart no Google Ads, é hora de criar seus anúncios.
No entanto, ao contrário do que acontecia no passado, você não precisa mais configurar anúncios individuais.
Basta fornecer os textos e os criativos que você deseja que o Google use para exibir seus anúncios de forma dinâmica em diferentes canais. Esse é o grande benefício da campanha inteligente do Google Ads.
Esses blocos de informação vão auxiliar a ferramenta a montar anúncios dinâmicos automaticamente, usando a inteligência artificial e considerando os resultados obtidos com o tempo.
Informações que devem ser preenchidas
Para criar uma campanha inteligente no Google Ads, você precisa compartilhar dados como:
- a URL de destino, para onde as pessoas devem ser direcionadas após clicar no seu anúncio;
- o nome da empresa;
- até 15 imagens, incluindo pelo menos uma paisagem (tamanho recomendado 1200 x 628 pixels) e pelo menos uma imagem quadrada (tamanho recomendado 1200 x 1200 pixels).
- uma imagem orientada para retrato (tamanho recomendado 900 x 1600 pixels);
- até 5 imagens da logo da empresa, incluindo uma versão paisagem (tamanho recomendado 1200 x 300 pixels) e uma opção quadrada (tamanho recomendado 1200 x 1200 pixels);
- até 5 títulos para a campanha, cada um com até 30 caracteres e par anúncios maiores, um título longo de até 90 caracteres;
- até 5 descrições de até 90 caracteres.
Anúncios de vídeo
Os elementos que listamos acima são obrigatórios, contudo, também é possível incluir vídeos. Nesses casos, é importante que eles tenham cerca de 30 segundos de duração. Inclua versões retrato e paisagem.
O Google também pode criar anúncios em vídeo para você com base em seus outros recursos, como imagens estáticas. Se você se interessar por essa alternativa, clique no menu “Opções de formato adicionais” para ver o que é necessário.
Salve a campanha e comece a coletar os resultados e aproveitar os benefícios da campanha Smart.
Com ela, o próprio Google cria os anúncios, misturando os elementos que você cadastrar, conforme a necessidade de cada formato. O sistema ainda otimiza essa combinação a partir dos resultados coletados, tendendo a oferecer um melhor retorno sobre investimento.
Lembre-se, entretanto, de também monitorar essas campanhas de perto, principalmente nos estágios iniciais. Isso será essencial para um anúncio de sucesso, que gere vendas para a empresa.
Todas essas etapas, desde a criação até a otimização das campanhas Smart do Google Ads, exigem estratégia, planejamento e monitoramento. Incluindo a etapa usada para criar as imagens e os textos que serão veiculados. Afinal, é isso que desperta (ou não) o interesse em seus futuros clientes.
Para escalar seus resultados com as campanhas Smart no Google Ads, e com os demais formatos de anúncios, ações em redes sociais, SEO e conteúdo, conte com os especialistas da a/b lab. Converse com nossos consultores e entenda como podemos te ajudar a escalar seu tráfego e vendas.