Guia prático com o passo a passo de como criar anúncio no Instagram e melhorar suas conversões? Dicas de orçamento, criativos, segmentação e mais.
Como criar anuncio no Instagram: 10 passos para a conversão
Aprender como criar um anúncio no Instagram é uma oportunidade de impulsionar os resultados da sua empresa, captando clientes, leads e novos seguidores.
Com 2 bilhões de usuários no mundo, a rede social se tornou um dos canais mais importantes do marketing digital. Entretanto, criar uma conta na ferramenta é apenas o primeiro passo para o sucesso.
Junto a um bom perfil e conteúdo relevante, a criação de anúncios para chegar até seus clientes em potencial e se destacar da concorrência, deve fazer parte do seu plano de ação.
Como funciona o Instagram Ads?
Antes de aprender como criar anúncios no Instagram, é preciso compreender como ele funciona.
Nesse sentido, o primeiro ponto de atenção ao qual você deve estar atento é à integração do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook. Recentemente, o nome dessa ferramenta mudou para Meta Business Suite, mas o funcionamento é bem similar ao sistema anterior.
O grupo Meta é o detentor de empresas como o Facebook e Instagram e as campanhas criadas para esses canais partem da mesma ferramenta.
O primeiro passo é integrar a sua conta do Instagram à plataforma. Para isso:
- Acesse o Meta Business Suite.
- Clique em Configurações (na barra lateral à esquerda).
- Escolha a opção Ativos de negócios e depois “Adicionar ativos”.
- Selecione Conta do Instagram.
- Leia e aceite os termos.
- Clique em Reivindicar conta do Instagram.
- Insira seu nome de usuário e sua senha e clique em Entrar.
- Se a autenticação de dois fatores estiver ativada, será necessário inserir o código de segurança.
- Clique em Confirmar.
Pronto! Sua conta está adicionada ao sistema de criação de anúncios e você poderá começar a criar as suas campanhas.
Se houver algum problema em todo esse processo, use a Central de Ajuda da Meta para Empresas.
Com a conta do Instagram conectada à ferramenta de anúncios, podemos seguir para as etapas de como criar anúncio no Instagram.
Leia também: Como vender pelo Facebook Ads: passo a passo + dicas PRO
Como criar anúncio no Instagram?
O passo a passo para criar anúncios no Instagram é:
- Acesse o Meta Ads Manager
- Clique no botão “Criar”.
- Escolha seu objetivo
- Nomeie sua campanha
- Escolha seu orçamento
- Defina as datas de veiculação
- Segmente o público
- Escolha seus formatos de anúncios
- Insira o criativo da campanha
- Publique a campanha
Com esse guia em mente, explicamos alguns dos tópicos mais importantes, que você precisa saber para montar uma campanha de sucesso.
Como você pode observar no tutorial acima, após acessar o Meta Ads Manager e clicar no botão Criar, é hora de escolher o objetivo da sua campanha. Mas, afinal, quais são as opções que você tem disponível?
Partimos dessa pergunta para apresentar o passo a passo de como criar anúncio no Instagram.
Escolha seu objetivo
Para iniciar uma nova campanha, você precisa primeiro escolher seu objetivo. Existem seis alternativas para anúncios:
- Reconhecimento: esse tipo de estratégia tem como foco ampliar o alcance da sua marca, apresentando seu anúncio para um volume maior de pessoas. É uma boa opção para familiarizar os clientes em potencial com o negócio.
- Tráfego: se você quer levar mais pessoas para dentro do seu site ou e-commerce, o anúncio de tráfego é a melhor escolha. Ele contribui para direcionar usuários para seu site, loja do Instagram ou aplicativo.
- Engajamento: ao selecionar esse objetivo, a ferramenta direciona a campanha para pessoas com mais chances de interagir com sua empresa. Com isso, você terá um aumento de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.
- Cadastros/Leads: a geração de leads é uma importante etapa de uma estratégia de marketing e pode ser impulsionada por um anúncio no Instagram. Com esse objetivo, você coleta cadastros para uma posterior nutrição. Lembre-se de oferecer algo de valor em troca.
- Promoção de aplicativos: esse é um objetivo que funciona muito bem em campanhas voltadas para dispositivos móveis e para empresas que buscam promover seus apps. Estimule as pessoas impactadas a instalar seu aplicativo ou realizar uma ação específica dentro dele.
- Vendas: encontre pessoas nas etapas finais do funil de vendas, com maiores chances de contratar seus produtos ou serviços.
Agora que você conhece os objetivos de uma campanha no Instagram, é só escolher o que melhor se adapta a sua atual necessidade.
Lembre-se que é possível manter mais de um anúncio no ar, para atender a mais de uma demanda do seu plano de ação.
Escolha o objetivo que melhor corresponda às suas metas e clique em Continuar.
Defina seu orçamento
Chegou a hora de definir quanto investir no anúncio no Instagram. Nessa área, você deve escolher o valor que deseja investir em sua campanha. Existem duas opções:
- Orçamento diário: defina um gasto diário máximo. Essa é uma ótima alternativa para campanhas contínuas, como de reconhecimento, engajamento e geração de leads.
- Orçamento vitalício: estabeleça um gasto máximo para todo o período da campanha. Essa opção é mais interessante quando você tem a data do início e do fim de uma ação. Por exemplo, em uma campanha de Black Friday, que dura apenas um período específico.
Defina as datas de veiculação
Seguindo para a definição das datas, é possível optar por propagar anúncios continuamente ou apenas em determinados horários do dia.
Ou seja, além de estabelecer uma data de início e de término da campanha, o sistema também permite definir o horário que deseja que o anúncio seja veiculado.
Esse tipo de controle é interessante para negócios que possuem um horário de atendimento muito específico. Por exemplo, se você tem uma pizzaria e faz entregas à noite, pode ser interessante criar uma campanha com um cupom de desconto, que circule apenas no horário do seu funcionamento.
Segmente o público
Talvez essa seja a etapa mais importante de todo o aprendizado de como criar anúncio no Instagram. Afinal, aqui você define o perfil das pessoas que vão ser impactadas por sua campanha.
Uma boa segmentação contribui para que você alcance seus objetivos e tenha um bom retorno sobre investimento.
A segmentação eficaz depende do conhecimento profundo de seu público-alvo e dos objetivos de sua campanha.
Entre as opções que a ferramenta vai te dar estão segmentações:
- Democráficas: incluindo idade, sexo, estado civil, nível de educação, renda e outros;
- Localização: você pode segmentar com base em localização geográfica, como país, cidade, estado ou raio ao redor de um local específico;
- Interesses e comportamentos: use a base em interesses de seus clientes como hobbies, marcas favoritas, comportamentos de compra, viagens, entre outros.
- Públicos personalizados: nesse modelo você cria públicos personalizados considerando sua lista de contatos de clientes, visitantes do site, interações com seu perfil no Instagram e outros dados específicos do seu negócio.
- Públicos semelhantes (Lookalike): é possível criar grupos com características semelhantes às de seu público existente. Isso possibilita expandir sua base de clientes em potencial.
Escolha onde os anúncios serão exibidos
Na seção Canais, você deve decidir onde seus anúncios serão exibidos. Existem duas opções:
- Posicionamentos Advantage+: os anúncios serão exibidos ao seu público onde quer que tenham melhor desempenho. Essa é uma escolha que a ferramenta fará, conforme os resultados que a campanha estiver alcançando.
- Posicionamentos manuais: você pode escolher especificamente onde seu anúncio será ou não exibido. Por exemplo, se deseja que uma campanha seja veiculada apenas no Instagram, opte pelo posicionamento manual e exclua o Facebook.
Insira o criativo da campanha
Campanha configurada é hora de inserir o criativo. Entre os formatos de anúncios para Instagram estão:
- imagem única;
- vídeos;
- carrossel;
- Instagram Stories;
- Reels;
- loja do Instagram.
Tenha atenção para criar imagens de qualidade, seguindo o padrão e os tamanhos adequados. Lembre-se que é essa imagem que vai chamar a atenção do cliente em potencial para sua campanha.
Formatos de anúncios para Instagram
- Foto do perfil: 320 x 320 px
- Paisagem: 1080 x 566 pixels
- Retrato: 1080 x 1350 px
- Quadrado: 1080×1080
- Reels: 1080 pixels x 1920 pixels
- Tamanho do vídeo no Feed: 1080 x 1080 pixels (paisagem) ou 1080 x 1350 pixels (retrato) Tamanho dos stories: 1080 x 608 pixels (mínimo) ou 1080 x 1920 (máximo)
Com essas etapas você já tem um plano básico de como criar anúncio no Instagram. Para alcançar a alta performance de seus anúncios, você pode contar com especialistas em marketing, capazes de criar um plano ideal para seu negócio e seus objetivos.
Aqui na a/b lab, além de planejar, nós também executamos as ações, medimos os resultados e trabalhamos para a melhoria contínua dos indicadores. Fale com um dos especialistas a/b lab, pois a gente sabe como te colocar em destaque no Google para atingir seu público em cheio. É pura ciência!