Conheça os principais tipos de campanhas no Google Ads, os objetivos de cada opção e os detalhes da estrutura que não podem faltar.
Tipos de campanhas no Google Ads: quais são + estrutura
Falar em marketing digital sem citar as ferramentas de busca, especialmente o Google, é impossível atualmente. As empresas em busca de um lugar ao sol na SERP do buscador, investem tanto em uma estratégia de SEO sólida quanto nos tipos de campanhas do Google Ads.
Isso porque unindo esforços orgânicos e pagos, é possível trabalhar um plano sólido no canal em curto, médio e longo prazo. Afinal, hoje, o Google é o principal apoio das pessoas antes de efetuar uma compra.
Uma pesquisa recente da Opinion Box e da Buscar ID apontou que 45% dos usuários pesquisam sobre as empresas no Google antes de efetuar compras online.
Outras descobertas interessantes sobre o comportamento durante a jornada de compra foram: 86% dos consumidores afirmam que foram impactados por anúncios ligados a algo que já pesquisaram. Desse total, 80% concluíram a compra após verem uma propaganda.
Com isso, investir em anúncios amplia não só o alcance da marca, mas também sua capacidade de conversão. Porém, qual o melhor tipo de campanha no Google Ads? O que não pode faltar na hora de criar um anúncio?
Continue a leitura do artigo e conheça os principais tipos e os objetivos de cada um para planejar seus investimentos na plataforma.
Quais são os tipos de campanhas no Google Ads?
Os principais tipos de campanhas no Google Ads são: pesquisa, display, remarketing, campanhas inteligentes e shopping. Existem outras opções, mas essas cinco são bastante populares e permitem criar um mix interessante de campanhas quando combinadas.
A seguir, explicamos o objetivo de cada uma e os principais detalhes para a criação. Confira!
1. Campanha de pesquisa
A campanha de pesquisa é um dos tipos de campanhas no Google Ads mais utilizadas pelos anunciantes da plataforma. O anúncio é no formato de texto e fica posicionado no corpo da página de resultados da pesquisa, com uma marcação de “Patrocinado”.
Essa opção é indicada para alcançar metas, como aumento nas vendas online, geração de leads e aumento de tráfego para site. Assim, ao pesquisar um produto ou serviço, o anúncio aparece em destaque para o usuário.
Para montar uma campanha de sucesso, escolha a palavra-chave e monte um texto atrativo, em seguida, faça a segmentação do público para alcançar quem pesquisa o que seu negócio oferece e defina lance e orçamento da campanha.
2. Campanha de display
As campanhas de display são anúncios gráficos para os quais os anunciantes podem criar imagens personalizadas para divulgar seus produtos ou serviços em sites, aplicativos e canais do Google, como o YouTube.
Então, se o planejamento é ir além da página de pesquisa, a rede de display é a melhor opção para aumentar o alcance, impulsionar vendas e leads e aumentar o reconhecimento da marca em outros canais na internet.
O Google Ads permite criar anúncios de display padrão nos quais as configurações e segmentações são definidas pelo anunciante e apenas alguns detalhes automatizados pela plataforma.
A segunda possibilidade é criar uma campanha inteligente de display na qual os detalhes da configuração são orientados por recursos de inteligência artificial. Veremos sobre essa opção mais adiante no artigo.
3. Campanha de remarketing
Com os anúncios de remarketing nenhum potencial cliente ou lead é perdido. Esse tipo de campanha no Google Ads tem como público-alvo pessoas que acessaram o aplicativo ou site de uma empresa.
O objetivo é criar anúncios com um feed de produtos que podem ser de interesse e rodá-lo especificamente para o grupo selecionado.
Para conseguir o melhor resultado possível, é importante preencher corretamente todos os detalhes da campanha. Além disso, as frases devem ser atrativas e objetivas e as imagens dos produtos devem ter boa qualidade.
4. Campanha inteligente
A campanha inteligente é um formato criado pelo Google para otimizar o processo de criação de anúncios na plataforma. Então, é recomendado para pequenas empresas que precisam aproveitar ao máximo o orçamento disponível.
Os anúncios aparecem na página de resultado das pesquisas, no Maps, no YouTube, no Gmail e em sites parceiros do Google.
As etapas de configuração também são simplificadas. O anunciante preenche informações sobre o negócio, a meta que deseja alcançar, palavras-chave relacionadas, localização, site e orçamento.
Assim como nos outros tipos, a plataforma permite ajustar o anúncio enquanto ele roda, mas o sistema utiliza a inteligência artificial para interpretar os resultados e fazer ajustes automáticos. Veja mais detalhes sobre o formato da campanha no vídeo abaixo:
5. Campanha do Shopping
Voltando a página de resultado das buscas, a campanha do Shopping é indicada para os anúncios de produtos. Então, é um tipo de campanha no Google Ads muito utilizada por e-commerces varejistas.
Os produtos aparecem no formato carrossel, com outras marcas, no topo da página, ou seja, justamente no ponto principal da tela e onde a atenção do usuário foca de primeira.
Segundo dados da First Page Sage, os primeiros resultados ficam com 39,8% da taxa de cliques. Já a segunda e a terceira posição, ganham 18,7% e 10,2% dos cliques, respectivamente.
Ou seja, estar acima dos resultados orgânicos é ainda mais vantajoso. Principalmente quando o assunto é fechar vendas
Estrutura de campanha no Google Ads: o que não pode faltar?
No Google Ads, tudo começa com um objetivo. Então, antes mesmo de escolher os tipos de campanhas que você utilizará, tenha claro quais são seus objetivos de marketing. Assim, você pode utilizar as opções disponíveis para fortalecer a estratégia digital da sua marca.
O primeiro detalhe da estrutura de uma campanha no Google Ads é colocar o objetivo de publicidade e definir as metas. O próximo passo é escolher o tipo de campanha, o que direciona ainda mais o trabalho na plataforma.
Dentro de cada campanha, existem campos específicos para configurar, como público-alvo, palavras-chave, lances, orçamento geral, etc. A forma de pagamento, aliás, é outro detalhe importante para garantir que seus anúncios estejam sempre ativos.
Então, ao criar as campanhas tenha o máximo de atenção com as definições de cada parte da estrutura para alcançar o melhor resultado possível com o investimento.
Leia também: Como anunciar no Google Ads: tutorial para iniciantes [2023]
Quantas campanhas pode fazer no Google Ads?
Segundo o próprio Google, um usuário pode ter até 10.000 campanhas por conta na plataforma. Ou seja, é possível criar e gerenciar muitas campanhas ao longo dos anos e aprender a extrair o melhor da ferramenta.
Isso porque em uma campanha principal, podem existir vários grupos de anúncios relacionados que potencializam a estratégia e o alcance da marca, trabalhando diferentes objetivos ao mesmo tempo.
A combinação dos tipos de campanhas no Google Ads é o que permitirá a criação de uma estratégia sólida nesse canal. Sua empresa quer construir um posicionamento digital e vê no Google o caminho para alcançar esse objetivo?
Fale com um dos especialistas a/b lab, pois a gente sabe como te colocar em destaque no Google para atingir seu público em cheio.