As métricas de mídia offline são fundamentais para mensurar os resultados dessa estratégia. Confira quais usar e como elas ajudam sua empresa.
Métricas de mídia offline: 3 formas de mensuração!
As métricas de mídia offline são indicadores que mensuram se esse tipo de estratégia está, ou não, trazendo os resultados esperados para o seu negócio. Isso é, elas calculam a proporção entre investimento e retorno, ajudando a identificar também o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Para essa explicação ficar mais clara, é importante explicarmos o que se entende por métrica e o que são mídias offline, o que acha?
Quando falamos em métricas, estamos nos referindo a uma medida quantificável que permite avaliar a situação de uma estratégia, ação, abordagem ou processo.
Já as mídias offline são todas as propagandas e divulgações fora da internet que sua empresa pode utilizar para apresentar os produtos e/ou serviços que comercializa ao seu público-alvo.
Neste momento, você deve estar pensando: “Mas como acompanhar a evolução de campanhas como essas, e o volume de vendas que elas podem trazer, se esse tipo de publicidade não conta com recursos digitais que permitam medições?”.
Não vamos negar, realmente, essa não é uma tarefa simples! Porém, o mais importante é que ela não é impossível. E para provar isso trouxemos, neste artigo, quatro exemplos de métricas de mídia offline que podem ser usadas por negócio de variados portes e segmentos — incluindo o seu!
Então, siga a leitura, confira quais são esses indicadores e como usá-los para fazer essa mensuração.
O que são métricas de mídia offline?
As métricas de mídia offline são KPIs — Indicadores Chaves de Performance, em português — usados para medir quanto uma estratégia desse tipo trouxe de resultados para a empresa desde sua implementação, ajudando a identificar também os pontos positivos e negativos dessa forma de propaganda.
As mídias offline são todas as peças publicitárias criadas para serem utilizadas como forma de propaganda fora a internet, tais como:
- cartazes;
- panfletos;
- fliers;
- outdoors;
- anúncios em revistas, jornais e outras mídias impressas;
- propagandas em TV e rádio;
- entre outros.
Apesar de estarem na contramão do marketing digital, as mídias offline são importantes recursos, pois ajudam a levar a marca e suas soluções ao público-alvo quando os potenciais clientes não estão conectados à internet.
Contudo, o desafio para quem precisa descobrir como mensurar mídia offline é encontrar ferramentas que possam ser usadas para medir algo que não tem acompanhamento digital, e que pode facilmente “se perder” no dia a dia das pessoas, a exemplo dos materiais impressos.
Ainda que essa dificuldade seja real, é fundamental encontrar boas métricas para retorno de mídia offline. Somente dessa forma é possível saber se todo o esforço empregado está gerando os resultados esperados, ou se é mais prudente (e mais barato) migrar para outras formas de divulgação da marca.
Quais são as principais métricas de mídia offline?
Alguns bons exemplos de métricas para retorno de mídia offline que você pode usar na sua empresa são:
- quantidade de ligações recebidas;
- número de visitas em suas páginas web;
- aumento de visitantes nas lojas físicas.
1. Quantidade de ligações recebidas
Suponhamos que hoje foi instalado um outdoor, no centro da cidade, divulgando o novo serviço oferecido pelo seu negócio. Quantas ligações foram recebidas no seu call center após a instalação dessa peça?
Esse é um ótimo indicador de performance de mídia offline, que mostra ainda mais resultados se você determinar um período de avaliação — por exemplo, 15 dias após a divulgação.
Como sabemos que a tendência das propagandas impressas, e as feitas fora da internet, é se deteriorarem com o passar dos dias, caírem no esquecimento, ou se transformarem em algo comum aos olhos do público, o ideal é mensurar o impacto e resultados gerados logo nos primeiros dias.
2. Número de visitas em suas páginas web
O mesmo princípio pode ser utilizado para verificar o reflexo da sua mídia offline nos canais digitais que sua empresa utiliza.
Para essa métrica ficar mais clara, usaremos outro exemplo. Imagine que sua empresa distribuiu um panfleto como um QR Code impresso que, ao ser lido, leva diretamente para o seu e-commerce.
Nesse caso, a ideia é, a partir da data de distribuição dessas peças, contabilizar o número de visitas que seu site teve e verificar se essa estratégia trouxe mais visitantes ou não.
3. Aumento de visitantes nas lojas físicas
A quantidade de pessoas que procuram sua loja física também é outra boa métrica de mídia offline. Inclusive, uma forma de potencializar essa mensuração é pedindo para os vendedores perguntarem aos visitantes de que maneira eles ficaram sabendo sobre a existência do seu comércio.
Como mensurar uma mídia offline?
Mensurar uma mídia offline depende, diretamente, do indicador utilizado. Isso porque, como você pôde ver, cada um desses KPIs tem um objetivo, analisa um ponto específico da sua estratégia de marketing e, por isso, tem fórmulas distintas.
A quantidade de ligações, por exemplo, é um indicador de call center que calcula quantas chamadas uma empresa recebeu em um determinado período. Porém, ele pode ser explorado de diversas outras maneiras, ajudando a chegar a resultados mais minuciosos que podem (e devem) servir como base para suas estratégias futuras.
No caso desse indicador que estamos usando como exemplo, ele pode ajudar você a chegar a outras métricas offline, tais como:
- taxa de abandono: de todas as ligações recebidas após a divulgação da mídia offline, quantas foram efetivamente atendidas por seus agentes;
- taxa de conversão: quantas dessas chamadas foram transformadas em clientes reais para sua marca. Isto é, foram revertidas em vendas.
Por que aprender como medir mídia offline?
Independentemente de quais métricas de mídia offline escolher, e da forma de calculá-las, um ponto todas têm em comum, que é ajudar na identificação do seu ROI, Retorno sobre o Investimento.
Usado para mensurar tanto estratégias de marketing online quanto offline, o ROI revela quanto sua empresa faturou a partir dos investimentos feitos. Para chegar a essa resposta, a fórmula que deve utilizar é:
(receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
Esse indicador é fundamental, pois ajuda a controlar custos, melhorar a saúde financeira do seu negócio, e a identificar quais abordagens estão gerando mais vendas e, por isso, merecem receber mais investimento, entre diversos outros pontos relacionados.
Que tal entender melhor como o ROI impacta no marketing de conteúdo? Então aproveite que está aqui, no blog da ABlab, e leia o artigo: “ROI do marketing de conteúdo: como fazer o cálculo corretamente?”