Engajamento, número de fãs, custo por clique, e mais. Confira as 9 principais métricas facebook Ads e como escolher qual delas usar.
Quais são as principais métricas Facebook Ads e como analisá-las?
As principais métricas do Facebook Ads incluem análise de resultados de parâmetros como engajamento, número de fãs e de impressões, total de pessoas alcançadas e envolvidas, conversões, custos por clique, entre muitas outras.
O objetivo por trás do uso dessas ferramentas é ajudar você a identificar os pontos positivos e negativos da sua estratégia de anúncios pagos, nessa que é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.
Para você ter uma ideia do poder de alcance e do potencial do Facebook, saiba que essa plataforma foi a terceira mais usada pelos brasileiros no início de 2022, conforme dados divulgados pelo Opinion Box.
O mesmo levantamento também mostrou que 62% dos usuários já compraram algo pelo Facebook, e 43% adquiriram algum produto/serviço a partir de anúncios apresentados nessa rede.
Esses números deixam ainda mais claro quanto vale a pena investir no Facebook Ads. Contudo, mensurar os resultados obtidos com essa abordagem é tão importante quanto.
Neste artigo, falaremos sobre as métricas mais interessantes que você pode usar para esse acompanhamento. Então, siga a leitura e confira quais são agora mesmo!
O que são métricas do Facebook?
As métricas do Facebook são ferramentas que ajudam a avaliar a performance e alcance da sua página, posts, vídeos e anúncios Ads. Em outras palavras, são formas de mensurar os desempenho das suas publicações, sejam elas pagas ou não.
Por meio das métricas do Facebook você pode, por exemplo, descobrir quais horários seus posts são mais vistos, qual o perfil dos seus seguidores, incluindo faixa etária, sexo, localidade e outros pontos relacionados.
Com bases nesses dados e informações fica muito mais fácil decidir qual caminho tomar para atrair mais seguidores e, a partir dessa aproximação, adotar estratégias para transformá-los em clientes para sua empresa.
As 9 principais métricas do Facebook Ads
Entre as diversas métricas do Facebook Ads que você pode usar, algumas das principais são:
- engajamento;
- número de fãs;
- número de impressões;
- pessoas alcançadas e pessoas envolvidas;
- visualização;
- alcance;
- conversão;
- custo por clique;
- taxa de cliques.
Engajamento
Uma das principais métricas do Facebook Ads mensura o interesse e o envolvimento dos seguidores pelas publicações feitas. Para isso, são consideradas diversas interações, tais como likes, comentários e compartilhamentos.
Número de fãs
Podemos dizer que essa métrica complementa a anterior. Isso porque ela aponta a quantidade de fãs que a fanpage da sua empresa tem. Dessa forma, quanto mais seguidores, maior o potencial de engajamento dos seus posts.
Número de impressões
O número de impressões revela o total de vezes que sua publicação ou perfil no Facebook foi mostrada para os usuários dessa rede social, considerando um determinado período. Quanto maior a quantidade, significa que mais pessoas conheceram seu produto ou serviços.
Pessoas alcançadas e pessoas envolvidas
E por falar em pessoas, na lista das principais métricas do Facebook Ads não poderiam faltar também quantas foram alcançadas e envolvidas com seus posts.
O diferencial dessa métrica é que, além da quantidade, você consegue extrair informações sobre o perfil do público, tais como gênero e idade. Com isso, pode criar anúncios mais direcionados e elevar seu poder de conversão.
Visualização
A visualização tem princípio parecido, e é uma métrica interessante, visto que permite verificar, por exemplo, o percentual de pessoas que assistiram um vídeo postado, a faixa etária, localização e outros dados que ajudam a embasar sua estratégia de marketing.
Alcance
Quanto mais pessoas forem alcançadas, maiores as chances de conseguir novos clientes, concorda? Por isso, é fundamental mensurar o alcance das suas publicações.
Essa é uma das maneiras de identificar o que está dando certo nos seus anúncios e que, por isso, pode ser mantido, e o que não está gerando os resultados esperados e devem ser ajustados.
Conversão
Um dos principais resultados buscados com anúncios pagos é a conversão, certo? Ao calcular essa taxa no Facebook Ads, você descobre quantos leads estão vindo dessas publicações, sendo essa uma das melhores maneiras de saber se sua estratégia está dando certo ou não.
Custo por clique
O custo por clique (CPC) faz exatamente o que o nome sugere: calcula quanto cada clique feito sobre o seu anúncio está gerando de gasto para sua empresa.
Essa é uma das modalidades de divulgação Ads, que cobra do anunciante cada vez que os interessados na postagem clicam sobre ela.
Para empresas que têm estão em nichos mais competitivos, ou que trabalham com palavras-chave mais caras e abrangentes, essa pode ser uma abordagem interessante, pois o anúncio não é retirado da web quando o valor investido acaba.
Porém, é fundamental acompanhá-la para que o custo gerado não fique maior que o previsto.
Taxa de cliques
Fechamos nossa lista com as principais métricas do Facebook Ads com a taxa de cliques. Também chamada de CTR, por meio dela você verifica quantos cliques seu anúncio recebeu. Isso ajuda a descobrir, por exemplo, se sua propaganda é atraente ou não para o seu público-alvo.
Qual métrica é mais importante no Facebook?
A métrica mais importante no Facebook é aquela que entregará para você a análise e os dados que precisa para melhorar sua estratégia de anúncios pagos e, com isso, alcançar mais e melhores resultados.
Essa resposta pareceu muito abrangente para você? Pois demos ela porque, na verdade, todas as métricas são importantes para acompanhar anúncios Ads nessa rede social. Apontar apenas uma como sendo a principal, pode limitar seu acesso a informações importantes que, certamente, farão toda a diferença na sua abordagem.
Por isso, em meio a tantas métricas do Facebook Ads, nossa dica é para você conhecer melhor cada uma delas a partir do que explicamos aqui, testando-as e vendo qual se encaixa melhor no seu planejamento.
Como analisar métricas do Facebook Ads?
Porém, não basta saber quais são as principais métricas do Facebook Ads e qual usar entre as opções. É preciso, também, saber analisá-las, não é mesmo?
Uma forma simples de fazer essa mensuração é utilizar o Gerenciador de Anúncios, oferecido pela própria plataforma. Esse recurso permite o acompanhamento dos resultados em tempo real, por meio da apresentação de diversos dados.
Sobre essa análise, vai uma dica: de nada adianta levantar todos esses dados, olhar rapidamente o que está bom e o que não está, e “guardar sua estratégia na gaveta”.
A ideia levantar as métricas do Facebook Ads é ver o que está dando certo para manter, identificar o que está errado e corrigir, e extrair insights que ajudarão nas suas tomadas de decisão no que se refere a estratégias de marketing.
Não sabe ainda como fazer isso, nem como aproveitar todo o potencial das redes sociais? Então, aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira os outros artigos que temos sobre esse tema!