Quer sucesso em sua campanha de anúncios na rede social? Aprenda como funciona o Facebook Ads e domine as regras e dicas para um ROI positivo.
Como funciona o Facebook Ads: regras para um ROI positivo
O Facebook Ads é a plataforma de publicidade que permite criar e veicular anúncios segmentados para usuários que estão navegando pela rede social e sites parceiros, como o Instagram. A importância desse canal para o marketing torna essencial aprender como funciona o Facebook Ads e como tornar seus anúncios mais eficientes.
Isso porque ao anunciar no Facebook, você pode atingir cerca de 2,9 bilhões de pessoas, o que pode ser muito interessante, não é mesmo?
Afinal, a possibilidade de ampliar o alcance do seu negócio é essencial para o crescimento da companhia e da sua competitividade.
Entretanto, é necessário que você tenha em mente que campanhas de anúncio pago nas redes sociais devem ser feitas considerando o perfil de cliente ideal da marca.
Logo, a segmentação é um elemento imprescindível para alcançar bons resultados em uma campanha de Facebook Ads.
Em outras palavras, criar uma campanha cujo objetivo seja atingir os bilhões de usuários da rede, tende a ser um desperdício de tempo e de dinheiro.
O ideal é segmentar seus anúncios para se comunicar com as pessoas certas, com potencial de se tornarem clientes.
Essa e outras características precisam ser observadas ao incluir os anúncios em seu plano de marketing.
Essa é apenas uma característica que precisa ser considerada por você, no processo de aprendizagem sobre como funciona o Facebook Ads e como obter um retorno sobre o seu investimento positivo.
Como funciona o Facebook Ads? Passo a passo para uma campanha
O passo a passo de como funciona o Facebook Ads inclui etapas de planejamento e criação da campanha, considerando as seguintes fases:
- conhecer os tipos de campanha disponíveis;
- escolher entre os objetivos apresentados;
- definir o orçamento investido e a data de início e final;
- segmentar o público que será atingido.
A seguir, entenda como criar uma campanha no Facebook Ads seguindo essas instruções.
Tipos de campanha
Ao criar seu anúncio, é importante que você conheça as diferentes opções de campanha que estão disponíveis na plataforma.
Os profissionais de marketing podem escolher entre diferentes tipos e formatos de anúncios do Facebook, incluindo:
- imagem;
- vídeo;
- carrossel;
- captação de leads (cadastro);
- Stories;
- Messenger, e mais.
Essa ampla variedade de formatos de anúncio do Facebook permite que você escolha a opção que melhor se encaixa em sua estratégia e objetivo.
Defina o objetivo do anúncio
Na ferramenta de anúncios do Facebook, antes mesmo de escolher o tipo de campanha, você precisa indicar qual é o seu objetivo para o anúncio.
Ele servirá para direcionar a ferramenta a encontrar usuários que estão prontos para responder positivamente à campanha e auxiliar no alcance dos resultados esperados.
Para começar a criar a sua campanha, faça login no gerenciador de anúncios do Facebook e selecione a guia “Campanhas” e, em seguida, clique em “Criar”.
Lista de objetivos
O próximo passo será definir o objetivo de marketing com base no que você deseja que seu anúncio realize. A ferramenta vai te oferecer algumas opções, entre elas:
- Reconhecimento da marca: que apresentará a sua marca para um novo público.
- Alcance: expõe o seu anúncio para o maior número possível de pessoas que fazem parte do público que você definir adiante.
- Tráfego: direciona os usuários da rede, impactados pela campanha, para uma página específica que você definir. Pode ser seu site, aplicativo ou conversa do Facebook Messenger.
- Envolvimento: visa aumentar o número de engajamentos de postagens ou seguidores.
- Instalações de aplicativos: incentiva que as pessoas instalem seu aplicativo.
- Visualizações de vídeo: faz com que mais pessoas assistam aos seus vídeos.
- Geração de leads: aumenta o volume de cadastros de usuários no formulário. O anúncio em si apresenta um campo de cadastramento, facilitando a captação de leads para dar seguindo a outros tipos de estratégias (como nutrição por e-mail marketing).
- Mensagens: incentiva as pessoas a entrar em contato com sua empresa usando o Facebook Messenger.
- Conversões: direciona os usuários atingidos pelo anúncio a realizar uma ação específica, por exemplo, comprar um produto ou fazer o download de um material. É ideal para quem deseja vender pelo Facebook Ads.
- Vendas de catálogo: conecte seus anúncios do Facebook ao seu catálogo de produtos para mostrar às pessoas itens que elas provavelmente desejam comprar.
- Tráfego da loja: leve os clientes para sua empresa ou loja física.
Selecione a opção que esteja mais alinhada ao que você deseja obter como resultado do anúncio que está sendo criado. Lembre-se que você pode criar vários anúncios, com diferentes objetivos.
Estabeleça o orçamento que será investido e o período da campanha
Em uma campanha no Facebook Ads é você quem decide o valor monetário que deseja investir e o período em que a campanha acontecerá.
Em relação ao orçamento, você pode escolher um orçamento diário ou vitalício.
O orçamento diário é a quantia máxima que você está disposto a gastar em um único dia para uma campanha específica.
Ao definir um orçamento diário, o Facebook distribuirá o valor ao longo do dia, otimizando a entrega dos anúncios de acordo com o público-alvo e as configurações da campanha.
O orçamento vitalício, por outro lado, é a quantia total que você está disposto a gastar ao longo da duração da campanha.
Você define um orçamento total que será distribuído de forma mais flexível ao longo dos dias que foram o período da campanha.
Em seguida, defina as datas de início e término. É possível agendar seu anúncio ou iniciá-lo imediatamente.
Leia também: Dicas de conteúdo para redes sociais: 3 fases do funil de vendas
Segmente o público que deve ser atingido
Essa é a etapa em que você precisa estabelecer o perfil das pessoas que vão ser impactadas pelo anúncio que você criou.
Use as informações que você tem sobre os seus melhores compradores e crie uma persona que represente esse comprador.
Já dentro do gerenciador de anúncios do Facebook, preencha os dados sobre o perfil de cliente que você deseja que seja impactado pelo seu anúncio.
A plataforma permite que você inclua dados demográficos como renda, gênero e idade, mas também oferece a opção de listar informações sobre o comportamento do seu público, seus interesses e estilo de vida.
Por exemplo, se você tem uma agência de turismo, pode optar por segmentar pessoas interessadas em viagens de luxo, mas excluir pessoas interessadas em fazer um mochilão.
Dessa forma, você aumenta as chances de alcançar o público que realmente tem o perfil do seu negócio.
Lembre-se que é possível que uma empresa tenha mais do que uma persona. Nesses casos, o pulo do gato é criar campanhas diferentes, para cada perfil de cliente, ok?
É imprescindível que você pondere sobre as dores e necessidades que seus clientes em potencial possuem e como a sua solução pode resolver essas questões.
Escolha o criativo
O criativo para Facebook Ads pode ser em vídeo ou imagem estática.
Comece escolhendo o formato do anúncio e insira os componentes de texto e mídia.
Os formatos disponíveis variam conforme o objetivo da campanha que você selecionou no início deste processo.
Se você optar por usar a imagem, escolha sua mídia na galeria do Facebook e selecione para a veiculação.
Use a ferramenta de pré-visualização à direita da página para garantir que o criativo para Facebook Ads está atendendo as especificações da ferramenta, com o intuito de oferecer uma boa visualização às pessoas que serão impactadas.
Leia também: O que é funil de conteúdo: 4 fases, o que postar e exemplos
Aumente o retorno sobre investimento com as principais métricas para Facebook Ads
Falta uma etapa para que você compreenda os passos mais importantes de como funciona o Facebook Ads: aprender como medir seus resultados.
A ferramenta oferece uma área dedicada exclusivamente a relatórios que apresentam as principais métricas do Facebook Ads e seus resultados, como:
- impressões de anúncios;
- custo por clique;
- visualizações de vídeo e porcentagem de vídeo assistido;
- engajamento;
- taxa de conversão e mais.
Com esses resultados em mãos você identifica as campanhas que foram um sucesso, quais podem ser interrompidas ou ajustadas.
Dessa forma, é possível reduzir o custo por aquisição de clientes e ampliar o ROI.
Todavia, sabemos que criar uma campanha capaz de atrair mais e melhores clientes, exige mais do que apenas entender como funciona o Facebook Ads. É preciso técnica, experiência, capacitação, conhecimentos variados e constante atualização.
Por isso, te convidamos a conhecer os especialistas da a/b lab, que vão te ajudar a buscar a alta performance de vendas e conversão. Conheça nossa empresa e converse com nossos especialistas.