Como vender pelo Facebook Ads: aprenda a criar uma campanha passo a passo + dicas para melhorar resultados, aumentar a conversão e o ROI.
Como vender pelo Facebook Ads: da criação à otimização | Guia
Aprender como vender pelo Facebook Ads envolve três etapas principais:
- configurar um anúncio eficiente dentro a ferramenta;
- segmentar a campanha para atingir o público correto;
- desenvolver um conteúdo atrativo, que gere engajamento.
Em outras palavras, é preciso saber as técnicas para criar um anúncio dentro do gerenciador do Facebook, garantindo assim que você tenha acesso às melhores configurações.
Ao mesmo tempo, é essencial que você tenha compreensão de quem é o público que compra seu produto ou serviço. Quais os interesses, comportamentos e características demográficas que ele possui?
Por último, mas não mesmo importante, é essencial desenvolver uma campanha que tenha uma imagem, um texto e um call to action atrativo, capaz de gerar interesse em quem for impactado por ele.
Afinal, uma publicidade de baixa qualidade tende a gerar resultados igualmente desinteressantes.
Como vender pelo Facebook Ads?
Para vender pelo Facebook Ads siga o passo a passo:
- Crie uma conta empresarial
- Cadastre-se no Gerenciador de Negócios do Facebook
- Defina o objetivo da campanha
- Escolha o formato
- Segmente o público
- Estabeleça o posicionamento e orçamento
- Inclua texto e imagens
1. Crie uma conta de negócios para seu perfil
Você não consegue criar uma campanha no Facebook com uma conta pessoal, como a que você usa para navegar na rede social.
É preciso criar uma página profissional para os anúncios poderem ser vinculados a ela.
Para fazer isso, acesse seu perfil pessoal normalmente. No menu lateral esquerdo encontre a opção “páginas”. Clique e selecione “criar nova página”.
2. Cadastre-se no Gerenciador de Negócios do Facebook
Optar pelo Gerenciador de Anúncios é um passo essencial para o sucesso da estratégia.
Por esse caminho, você tem acesso a mais opções de configuração, especialmente de segmentação de público, definição de objetivos e posicionamento.
Tudo isso é imprescindível para o sucesso da estratégia, contudo ainda é comum encontrar empreendedores que optam por clicar em “turbinar publicação”.
Esse botão fica abaixo das postagens do seu Facebook, e parece ser um “atalho”, contudo, existem muitas limitações quando você escolhe seguir por aí.
Logo, se quer aprender como vender pelo Facebook Ads o caminho certo é fazer o seu cadastro no Gerenciador de Negócios com os dados de acesso que você usa para acessar o Facebook normalmente.
Depois do cadastro, a sua conta do gerenciador e o seu perfil com a página profissional estarão integrados.
Logo, das próximas vezes que desejar criar uma campanha, basta acessar o perfil do Facebook e, no menu lateral esquerdo procurar pela opção “gerenciador de anúncios”. Ao clicar, você terá acesso a todas as ações em andamento e encerradas. Além disso, poderá criar novas.
3. Defina o objetivo da campanha
Com a sua conta criada, você será redirecionado para uma página que mostrará um botão escrito “criar”. Clique nele e comece a configurar.
O primeiro passo será escolher o objetivo que pode ser:
- reconhecimento: ajuda a alcançar pessoas mais propensas a se lembrar da sua marca;
- tráfego: visa aumentar os acessos em uma página de destino, como site, e-commerce, loja do Facebook, Instagram ou app;
- engajamento: apresenta a campanha para pessoas com mais chances de interagir com sua empresa por meio de mensagens, comentários, e mais;
- cadastros: coleta leads por meio de formulários, mensagens ou ligação;
- promoção de app: estimula pessoas em dispositivos móveis a instalar um aplicativo;
- vendas: busca por usuários que estão prontos para comprar produtos ou serviços.
Escolha bem seus objetivos, pensando nas diferentes etapas da jornada do cliente e do funil de vendas.
4. Escolha o formato
Em seguida é hora de escolher o formato da campanha, que pode ser em:
- vídeo;
- imagem;
- coleção (catálogo de produtos);
- carrossel (até 10 imagens ou vídeos).
Esse formato deve considerar o tipo de conteúdo que você deseja criar e o volume de informações.
Para divuglar produtos, o catálogo é uma ótima opção, mas para apresentar conceitos mais longos, o vídeo pode ser melhor, por exemplo.
5. Segmente o público
Essa talvez seja a etapa mais importante para quem deseja aprender como vender pelo Facebook Ads.
A ferramenta oferece um espaço especialmente criado para você definir qual é o tipo de público que deseja atingir, direcionando as mensagens para quem realmente tem interesse em sua oferta.
Entre as opções de segmentação de público na rede estão:
- Segmentação por localização: definindo o país, cidade ou estado;
- Segmentação demográfica: direciona os anúncios para pessoas em uma faixa etária ou gênero específico.
- Direcionamento de interesse: mostra sua mensagem para pessoas que possuem determinados comportamentos ou preferências.
- Direcionamento comportamental: considere hábitos, algumas atividades específicas ou uso de dispositivos tecnológicos.
- Público semelhante (lookalike audience): é um tipo de público personalizado que ajuda você a alcançar novos usuários com características semelhantes aos seus clientes existentes, considerando os elementos que citamos acima, como comportamento, informação demográfica, comportamental e mais.
- Retargeting: é direcionado para pessoas que já visitaram seu site, mas não converteram. É como um lembrete para levar o usuário de volta para o seu canal. Isso é possível graças ao Facebook Pixel. Essa é sem dúvida uma opção muito valiosa para empresas de todos os setores, especialmente o varejo online.
Bônus!
Existem duas ferramentas especialmente relevantes para quem quer aprender como vender pelo Facebook Ads. Ambas conseguem dar um boom em seus resultados.
A primeira é a Audience Insights, ideal para conhecer o público-alvo que visita a navega por sua página na rede social e pelo Facebook todo. Esse é um grande banco de dados sobre usuários da ferramenta e pode ser usado por você para segmentar suas campanhas, de maneira que elas fiquem mais relevantes para a audiência impactada.
Já a opção de Públicos Semelhantes ajuda a atingir novos potenciais compradores que possuem características semelhantes aos seus melhores clientes existentes.
6. Defina posicionamento e orçamento
Após a segmentação do público, é hora de definir o posicionamento dos anúncios, que podem aparecer no feed de notícias, na barra lateral direita e no Instagram.
Além disso, é preciso determinar um orçamento diário ou vitalício. Esse valor pode ser pago por meio de boleto bancário ou com o registro do seu cartão de crédito.
No orçamento vitalício, você estabelece o valor total que deseja gastar no período da campanha, com data de início e fim.
Vale a pena destacar que é você quem decide quanto quer investir.
7. Inclua texto e imagens
O público, o texto e a imagem são elementos do tripé básico para vender pelo Facebook Ads. Eles precisam estar alinhados ao público, ou seja, a mensagem precisa instigar esse grupo de pessoas a querer saber mais sobre o que você tem a falar.
Nesse sentido, é especialmente relevante apresentar as soluções oferecidas e como elas podem mudar a vida dos compradores para melhor.
Foque especialmente nos benefícios e use imagens e vídeos que gerem identificação com o usuário impactado.
Encerre com uma chamada à ação, como “conheça mais” ou “compre agora” e deixe clara a sua proposta de valor, ou seja, o que o cliente tem a ganhar se responder ao seu chamado e clicar no anúncio.
Depois de tudo isso definido basta publicar a campanha e pronto!
Como analisar métricas do Facebook Ads?
Aprender como vender pelo Facebook Ads envolve a sua capacidade de entender se a sua campanha está funcionando ou se ela precisa de ajustes. Bons resultados não chegam para quem cria a campanha e nunca mais volta nela para analisar se ela está gerando bons frutos.
No próprio gerenciador é possível verificar quais as principais métricas Facebook Ads e identificar as campanhas que precisam ser pausadas, melhoradas ou merecem um investimento ainda maior.
Tudo isso ajuda você a vender mais, ampliar o retorno sobre investimento e reduzir o custo de aquisição.
Monitore regularmente o desempenho e faça ajustes com base nos dados.
Identifique anúncios de baixo desempenho e faça alterações, como mudanças no público-alvo, no orçamento ou na segmentação.
Fazer tudo isso exige conhecimento, tempo e gestão contínua, mas para te ajudar a colocar em prática, a a/b lab oferece um time de especialistas que vão te ajudar a buscar a alta performance de vendas e conversão. Conheça nossa empresa e converse com nossos especialistas.