Os pilares do marketing de conteúdo dão as diretrizes necessárias para implementar essa estratégia. Confira quais são e como utilizá-los
Pilares do marketing de conteúdo: quais são e como funcionam?
Os pilares do marketing de conteúdo são as bases necessárias para estruturar adequadamente essa estratégia. Eles consistem em, por exemplo, conhecer sua persona, produzir conteúdos relevantes, usar linguagem apropriada, entre outras abordagens relacionadas.
Aqui, vale lembrarmos que marketing de conteúdo é uma estratégia que ajuda a atrair clientes para sua empresa, por meio da criação de materiais web que, não necessariamente, falam sobre seus produtos e/ou serviços.
Esses materiais podem ser artigos para blogs, posts para redes sociais, e-books, e-mail marketing, vídeo, podcasts, infográficos e muitos outros.
Entre os diversos motivos que tornam esse tipo de marketing tão interessante, alguns bons exemplos são o aumento da visibilidade da sua empresa na internet, a possibilidade de posicionar sua marca como autoridade no ramo de atuação e a redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Todavia, para alcançar resultados como esses, é fundamental conhecer quais são os pilares do marketing de conteúdo, como funcionam e outros pontos relacionados a essa estratégia.
É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, siga a leitura e confira tudo agora mesmo!
Quais são os pilares do marketing de conteúdo? 5 principais!
Os principais pilares do marketing de conteúdo que você deve considerar para sua estratégia são:
- conhecer bem sua persona;
- identificar a jornada do cliente;
- produzir materiais relevantes;
- otimizar os conteúdos para SEO;
- manter a frequência das publicações.
1. Conhecer bem sua persona
A persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal da sua empresa. É para essa pessoa que você criará todos os materiais da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Ela pode ser definida a partir da identificação de fatores como idade, gênero, classe social, interesses, necessidades, e outros que a caracterizam.
Conhecer sua persona é fundamental saber, por exemplo, qual tom de voz usar nos materiais criados, quais temas abordar, entre outros pontos que ajudam a atrair visitantes para suas páginas e, principalmente, responder suas principais dúvidas.
2. Identificar a jornada do cliente
Somado a isso, é essencial conhecer a jornada do cliente, que consiste em identificar o momento de compra que ele está e, a partir dessa informação, criar materiais que o ajudem a tomar a decisão de aquisição do produto ou serviço.
Nos pilares do marketing de conteúdo, essa jornada é dividida em três momentos distintos, que são:
- topo de funil: é a fase de conscientização, na qual a persona identifica quem tem uma questão a ser resolvida e inicia a busca para solucioná-la;
- meio de funil: a persona já identificou as primeiras possibilidades de solução para o problema apresentado. Entretanto, requer conteúdos um pouco mais aprofundados para responder dúvidas específicas;
- fundo de funil: etapa final da jornada, é o momento no qual a persona já considera sua empresa como uma das melhores para resolver o problema que tem, restando apenas receber algo mais completo para direcionar sua tomada de decisão.
3. Produzir materiais relevantes
No que se refere à produção desses conteúdos, eles devem ser relevantes para a persona. Isto é, conter dados e informações que realmente auxiliem na jornada que esses potenciais clientes estão percorrendo.
Para isso, o ideal é desenvolver materiais alinhados com as necessidades, dúvidas e expectativas do público-alvo, ainda que essas peças não falem diretamente da sua empresa, produtos e/ou serviços comercializados.
Tenha em mente que, no marketing de conteúdo, a apresentação das soluções do seu negócio é uma consequência.
4. Otimizar os conteúdos para SEO
Para que seus materiais sejam sugeridos nos mecanismos de busca — e, com isso, facilmente encontrados por seu público-alvo —, é fundamental estarem otimizados para SEO.
SEO significa Search Engine Optimization, e pode ser definido como os critérios usados por plataformas de pesquisa, como o Google, para identificar e indicar seus conteúdos para quem está pesquisando assuntos relacionados.
Resumidamente, consiste em usar as palavras-chave certas, nos locais certos, assim como adequar fotos, vídeos, imagens e páginas web para serem encontrados pelos motores de busca dos sites de pesquisa.
5. Manter a frequência das publicações
Entre os pilares do marketing de conteúdo, a frequência das publicações é outro fator que impacta no ranqueamento dos materiais produzidos nas plataformas de pesquisa — o Google, que é a maior de todas, é uma das que considera esse critério.
Na prática, quer dizer que é preciso estabelecer e manter um bom fluxo de postagens e entrega de materiais. Dessa forma, sua persona sempre novidades e conteúdos da sua empresa, que ajudarão não apenas na tomada de decisão, mas também a fidelizá-la.
O que é o calendário editorial marketing de conteúdo?
Uma boa maneira de manter essa frequência que acabamos de citar é definindo um calendário editorial de marketing de conteúdo.
Como o próprio nome sugere, o calendário editorial de marketing de conteúdo é um documento que registra toda a programação de criação e entrega dos materiais. Basicamente, ele funciona como uma espécie de agenda, organizando o que será produzido, quando e em quais canais e datas publicar.
É certo que cada empresa tem sua própria dinâmica e rotina de produção de marketing de conteúdo. Porém, alguns pontos interessantes de serem considerados na estruturação desse calendário são:
- explore datas sazonais que tenham relação com seu negócio e público-alvo;
- defina dias e períodos que podem ser aproveitados para divulgação de materiais mais ricos;
- identifique os melhores dias e horários para postagens.
Como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa? 5 dicas!
Todavia, os pilares e o calendário editorial são apenas algumas das peças que compõem uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Para fazer um planejamento de sucesso, há diversas boas práticas que vale a pena adotar, tais como:
- tenha metas e objetivos bem definidos, por exemplo, aumentar o número de leads, trazer mais leitores para seu blog, entre outros;
- identifique quais são os canais e tipos de conteúdos que seus clientes preferem consumir;
- defina uma verba específica para ser usada em marketing de conteúdo, e a trate como um investimento constante em favor do crescimento da sua marca;
- ouça o que seu público-alvo tem a dizer e utilize esses feedbacks para aprimorar sua estratégia;
- mensure periodicamente os resultados, a fim de identificar o que está dando certo e pode ser mantido, e o que precisa ser ajustado para melhorar a abordagem.
Por que investir em marketing de conteúdo?
Como dissemos logo na abertura deste artigo, o marketing de conteúdo é uma estratégia que ajuda a atrair clientes para sua empresa.
Comumente, essa abordagem tem um CAC menor que as outras formas de marketing, o que o torna ideal para ser explorado por companhias dos mais variados portes e segmentos.
Somado a esses pontos, vale (muito) a pena investir em marketing de conteúdo, porque:
- gera tráfego orgânico para suas páginas web;
- ajuda a tornar sua marca conhecida na internet;
- contribui para seu negócio se posicionar como autoridade no mercado de atuação;
- fomenta a tomada de decisão de compra da persona a favor dos seus produtos e/ou serviços;
- abre caminho para seus clientes se tornarem divulgadores naturais da sua marca.
Achou tudo isso interessante e quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira outros artigos que temos sobre esse assunto!