Anuncie na maior plataforma de pesquisa do mundo! Confira os tipos de anuncio Google Ads, funcionamento e qual o melhor para sua empresa
Tipos de anúncio Google Ads: quais os melhores para sua empresa?
Conhecer os diversos tipos de anúncio Google Ads é fundamental para divulgar corretamente sua empresa no maior site de pesquisa do mundo e suas soluções!
Isso porque o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que teve a primeira versão lançada em 2000 e, desde então, é líder nesse mercado. A ferramenta é utilizada para criar anúncios online pagos, que serão entregues nos canais da rede tais como YouTube, Gmail, Play Store, e outros.
A principal proposta do Google Ads é apresentar as propagandas do seu negócio na hora certa, às pessoas certas. Como resultado, é possível atrair mais clientes para sua loja física ou site, aumentar o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento.
Uma das vantagens dessa plataforma de anúncio é não haver um valor fixo a ser pago pelas publicidades. No caso, é você quem define quanto quer pagar e por quanto tempo quer que seu anúncio seja vinculado.
Essa é uma ótima maneira de manter o controle financeiro da companhia sem deixar de realizar divulgação na web.
Achou interessante e quer entender melhor como tudo isso funciona? Então siga a leitura deste artigo e confira, agora, quais tipos de anúncio Google Ads existem e escolha os melhores para o seu negócio!
Quais tipos de anúncio Google Ads existem?
Entre os diversos tipos de anúncio Google Ads, estão:
- Rede de Pesquisa;
- Rede de Display;
- Shopping;
- Remarketing;
- Vídeo (YouTube);
- Aplicativo (App);
- Discovery;
- Gmail.
Rede de Pesquisa
As publicidades feitas no modelo rede de pesquisa aparecem quando a pessoa digita um termo ou palavra-chave no Google. Nessa dinâmica, as propagandas desse tipo aparecem no início e no final das páginas sob a tag “anúncio”.
Rede de Display
Na rede de display os anúncios do Google Ads são apresentados em sites, blogs e aplicativos relacionados ao produto e/ou serviço comercializado, bem como no Gmail.
Shopping
O formato Shopping é um dos tipos de anúncio Google Ads ideal para quem comercializa produtos. Nele, as imagens dos itens aparecem em uma barra específica no início da página de pesquisa, com informações sobre o produto em si e a loja/site que o vende.
Uma das vantagens desse anúncio é que ele também aparece na aba Shopping, que é exclusiva para esse modelo de publicidade, e na lateral das páginas de pesquisa.
Remarketing
Esse formato de anúncio Google Ads é vinculado decorrente de visitas anteriores ao site e páginas web da empresa. Ele é ideal para reaver, por exemplo, clientes que abandonaram os carrinhos de compras, visto que relembra a compra que não foi concluída.
Vídeo (YouTube)
Entre os tipos de anúncio Google Ads, esse modelo é o que aparece durante vídeos apresentados no YouTube. Essa forma de divulgação é interessante, porque pode ser explorada de diferentes maneiras, que são:
- anúncios TrueView discovery: funcionam a partir do uso de palavras-chave no campo de pesquisa do YouTube. Nesse formato, os vídeos publicitários aparecem tanto como sugestão quanto na lateral de vídeos relacionados;
- anúncios TrueView in-stream: são as propagandas que aparecem ao longo do vídeo, por vezes no início, no meio ou no fim, e que podem ser “pulados” pelo audiente;
- anúncios de vídeo bumper: são as propagandas que aparecem ao longo do vídeo, por vezes no início, no meio ou no fim, mas que não podem ser “pulados” pelo audiente;
- anúncios out-stream: aparecem apenas em aplicativos e sites do Google, e em dispositivos móveis, não no YouTube.
Aplicativo (App)
Esse é um tipo de anúncio especialmente voltado para companhias que têm aplicativos e querem aumentar o número de downloads em variados dispositivos. Ele é vinculado em todos os canais da rede justamente com esse intuito.
Discovery
O Discovery pode ser definido como feed de notícias do Google. No caso dos anúncios, eles são apresentados tomando como base o comportamento e o histórico de pesquisa do usuário.
Gmail
Como você deve estar imaginando, os anúncios Google Ads no Gmail são aqueles que aparecem nessa plataforma de envio e recebimento de e-mails. Eles podem aparecer tanto na aba principal quanto na social ou propagandas, de acordo com a configuração feita pelo usuário, mas sempre marcados com a tag “anúncio”.
O que é CPC / CPA Google Ads?
CPC é a sigla para Custo por Clique. Já CPA significa Custo por Aquisição. Ambas são métricas de cobranças usadas pelo Google Ads. Isto é, elas definem quanto você pagará pelos anúncios feitos por meio dessa plataforma.
O CPC tem como base o número de cliques feitos na sua propaganda. O CPA, por sua vez, é calculado a partir do número de conversões, a exemplo de downloads de materiais ricos, vendas concretizadas, entre outras atividades relacionadas.
O Custo por Clique é o formato mais fácil de controlar. Por isso, tende a ser indicado para quem está iniciando o uso do Google Ads. A cobrança por Custo por Aquisição costuma ser mais alta, por isso, é sugerida para empresas que já têm boas margens de lucro com seus produtos/serviços.
Como é a estrutura de campanha Google Ads?
Uma forma de você entender melhor essa dinâmica de cobrança, é conhecendo a estrutura de campanha Google Ads, que funciona da seguinte maneira:
- defina o objetivo da sua campanha, por exemplo, receber mais ligações ou aumentar o número de acessos no blog da sua empresa;
- escolha em quais canais seu anúncio aparecerá, considerando um alcance local ou global;
- crie sua mensagem diretamente na plataforma do Google Ads;
- defina o limite do seu orçamento e a forma de cobrança, tais como CPC ou CPA;
- publique os anúncios criados;
- acompanhe os resultados da sua estratégia, a fim de manter o que está dando certo e ajustar o que não está gerando o retorno esperado.
Qual o melhor anúncio Google Ads?
O melhor anúncio Google Ads é aquele que se relaciona com o que sua empresa comercializa e que ajuda suas propagandas a chegarem aonde seu público-alvo está.
Por exemplo, se tem um e-commerce, o modelo Shopping é o mais indicado. Se trabalha com aplicativo próprio, o anúncio App é o que mais se encaixa no seu modo de atuação.
Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil escolher a forma de propaganda web ideal e acompanhá-la de perto. Afinal, seu negócio tem outros pontos de atenção tão importantes quanto que precisam de você.
Por isso, se quer obter os melhores resultados com o Google Ads, pode contar com a ABlab. Aqui, colocamos sua marca em destaque na maior plataforma de anúncios online do mundo!
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