Como anunciar no Google Ads: tutorial para iniciantes [2024]

Aprenda o passo a passo de como anunciar no Google Ads e atrair mais e melhores clientes para a sua empresa. Objetivos, tipos de anúncio, testes e mais. 

Como anunciar no Google Ads? Passo a passo essencial

O Google Ads é uma das estratégias de marketing mais eficientes para empresas que buscam resultados a curto prazo e querem atrair clientes e leads. Entretanto, antes de criar uma campanha é fundamental aprender as táticas de como anunciar no Google Ads, para ampliar o seu retorno sobre investimento e reduzir custos de aquisição. 

O que é Google Ads?

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google que permite a criação de diferentes tipos de campanhas online e com variados objetivos. Qualquer empresa pode criar sua estratégia, definir o perfil do público que deseja atingir e estabelecer o local em que deseja que o anúncio apareça e determinar o orçamento que tem disponível para cada ação. 

Como apresentamos a seguir, uma de suas grandes vantagens é o fato dele funcionar no modelo custo por clique (PPC ou CPC), no qual os anunciantes pagam somente quando seus anúncios receberem cliques.

Esse é um benefício que reduz riscos e aumenta a possibilidade de ganhos para o seu negócio.

Como anunciar no Google Ads? 

Para anunciar no Google Ads siga o passo a passo:

  • Acesse o site do Google Ads e clique em “Começar agora”;
  • Preencha as informações solicitadas pela plataforma;
  • Clique em “Criar campanhas”;
  • Defina objetivos;
  • Escolha metas de conversão;
  • Selecione o tipo de campanha;
  • Segmente o público;
  • Estabeleça as palavras-chave;
  • Defina o orçamento.

O processo é bastante simples e a própria ferramenta compartilha com você algumas sugestões de como melhorar o seu anúncio, em cada etapa. Você pode ou não seguir as sugestões que eles oferecem. 

Entretanto, para você que está começando, é importante que tenha uma atenção especial a duas etapas: a definição de objetivos e a escolha dos tipos de anúncios.  

Objetivos das campanhas do Google Ads

Antes de escolher o tipo de anúncio que você vai criar, será necessário definir o objetivo dele. A própria ferramenta apresenta as opções, que são:

  • Tráfego do site; incentiva os clientes a acessarem seu site ou loja;
  • Leads; direciona os compradores interessados (que estão alinhados ao perfil de segmentação que você estabeleceu) a se inscreverem em formulários para receber e-mails, ligações ou outros tipos de mensagens;
  • Vendas, o foco é a conversão online, no aplicativo ou na loja;
  • Alcance e reconhecimento; faz com que mais pessoas passem a conhecer seus produtos, serviços e sua marca (ideal para campanhas de lançamento e expansão de mercado);
  • Consideração do produto e da marca; estimula os clientes em potencial a considerar a marca durante o processo de compra e interage com pessoas que já demonstraram algum interesse no que você oferece;
  • Promoção de aplicativos: caso você tenha um app e queira aumentar as taxas de download, essa é a opção ideal. 

Atenção: cuidado com as campanhas exclusivamente de vendas!

Talvez você esteja pensando em criar apenas campanhas de vendas, por que esse é o grande objetivo de qualquer negócio, não é mesmo? 

Mas tenha cuidado, porque as campanhas de venda se concentram apenas em clientes que estão no final da jornada de compra. Geralmente, isso significa que o custo por clique será mais caro (ou seja, você vai precisar de orçamento maior).

Também é preciso considerar que em uma estratégia de marketing bem consolidada,é fundamental que a empresa considere ações que atendam a todas as etapas do funil de vendas. Isso significa apresentar sua marca, se fazer conhecido, estabelecer um relacionamento com clientes em potencial.

Por isso, começar com um mix de anúncios, e depois fazer adaptações de acordo com seus resultados, pode ser a sua melhor escolha! 

Tipos de campanha do Google Ads

Os tipos de campanha definem onde seu anúncio irá aparecer e qual será o formato dele, os principais exemplos são:

  • Anúncios de pesquisa: seu anúncio aparece em formato de texto, como resultado de uma busca feita no Google por um usuário. É preciso definir as palavras-chaves para as quais você gostaria que a sua campanha aparecesse;
  • Display Ads, são anúncios gráficos que aparecem na rede de parceiros do Google, que inclui sites, portais, blogs e outras plataformas;
  • Anúncios em vídeo, campanhas que aparecem antes, durante ou depois da exibição de vídeos do Youtube;
  • Shopping Ads, são exibidos especificamente para pesquisas de produtos feitas no Google;
  • Campanhas de anúncios de aplicativos, ajudam a promover seu app em plataformas como Google Play, YouTube, resultado de pesquisa ou rede Display;
  • Performance Max, é baseado em suas metas de conversão e otimizado automaticamente pelo Google Ads;
  • Campanhas locais, tem o objetivo de levar os compradores até suas lojas físicas.

Para aprofundar o seu conhecimento sobre cada modelo de campanha, indicamos que você acesse o artigo, “8 tipos de campanhas no Google Ads que você precisa conhecer”, que detalha cada um deles.

Como funciona a cobrança do Google Ads?

A cobrança do Google Ads funciona de duas formas:

  • CPC (custo por clique), é o valor que você paga por um clique em seu anúncio.
  • CPM (custo por mil),  valor que você paga por 1.000 impressões de seu anúncio (vezes em que seu anúncio é exibido para as pessoas).

A boa notícia é que você só paga quando há o clique do usuário ou quando atinge as 1000 visualizações. 

Isso significa que, se você optar pelo modelo CPC, seu anúncio pode aparecer milhares de vezes para usuários, mas se ninguém clicar, você não paga nada por ele, o que reduz os riscos de investimento em campanhas sem resultados. 

É você quem define o valor que está disposto a investir em cada campanha. Ao configurá-la, você estabelece o orçamento máximo que está disposto a gastar e em qual período, por exemplo, R$1.000 em 15 dias. 

Outra vantagem é a possibilidade de definir o valor máximo que deseja pagar por clique ou impressão, o que é conhecido como CPC máximo. 

Esse montante é o que a ferramenta chama de lance. Na prática, ele é o valor que você quer usar para pagar por uma ação específica, como o clique.  

Na forma como funciona Google Ads, você vai competir com outros lances feitos por outras empresas e, de maneira resumida, o maior lance ganha o espaço publicitário que está sendo disputado. Isso significa que é ele quem vai aparecer para o usuário.

Contudo, o Google também considera outros fatores antes de definir quais campanhas irão aparecer em cada situação. Esses critérios fazem parte do índice de qualidade da campanha, que considera os seguintes critérios:

  • Taxa de cliques esperada (CTR): a probabilidade de o seu anúncio receber um clique;
  • Relevância do anúncio: o nível de correspondência entre seu anúncio e a pesquisa do usuário.
  • Experiência na página de destino: qual é a relevância e utilidade da página de destino para o usuário que clicar.

Ou seja, não basta colocar um valor alto no seu lance no leilão, é preciso atender a esses critérios também. 

Tudo isso é analisado antes de apresentar um anúncio para um usuário, independente do tipo escolhido, seja pesquisa, display, remarketing etc.

Sobre o valor de cada clique, o Google permite que você escolha entre o lance manual, em que você define o valor que deseja pagar por clique ou pela opção de lance automático. 

Nesse segundo formato, a plataforma é que define lances para tentar receber o máximo de cliques possível. Mas não se preocupe, porque ainda assim ela respeita o orçamento limite da sua campanha, definido para o período estabelecido.

Voltando ao exemplo que demos acima, se você estabeleceu um orçamento de R$1.000 para 15 dias, a ferramenta vai dar lances em anúncios, até que esse teto seja atingido. Ela distribui de forma inteligente o valor total para o número de dias, considerando o CPC médio. 

Agora que você já sabe como anunciar no Google Ads, pode começar uma campanha. Contudo, para ampliar seus resultados e alcançar um desempenho profissional já nas primeiras ações, entre em contato com a a/b lab e entenda como podemos fazer a diferença no seu negócio, impulsionando suas estratégias de marketing e vendas.