O que é SEO e para que serve: MANUAL de boas práticas 🥇

Alcance o primeiro lugar do Google e atraia tráfego orgânico para o seu site. O que é SEO e para que serve? Tudo o que você precisa para começar!

O que é SEO e para que serve: guia completo para iniciantes

Você sabe o que é SEO e para que serve essa estratégia? Não? Então, antes de começar a conceituar o modelo, listamos alguns números que vão te ajudar a entender a importância de começar a investir nesta tática de marketing: 

  • Nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de fazer compras (Google).
  • O Google, recebe cerca de 85% das buscas feitas no mundo (Statista)
  • Mais de 50% das buscas no Google resultam em cliques em um dos três primeiros resultados (Backlinko)
  • O resultado nº1 nos resultados de pesquisa tem uma taxa de cliques média de 27,6%. (Backlinko
  • O resultado orgânico nº1 tem 10 vezes mais chances de receber um clique em comparação com uma página na posição nº10 (Backlinko

Transformando todos esses dados em informação, podemos compreender que fazer pesquisas na internet é parte do comportamento de consumo atual, sendo grande parte delas realizadas por meio de buscas no Google. 

Contudo, a maioria dos usuários usam os primeiros resultados para encontrarem as informações que buscam.

Na prática, isso significa que estar nas primeiras posições de um resultado de pesquisa feita no Google tende a fazer mais pessoas clicarem no seu link e acessarem o seu site. 

A pergunta que fica, então, é: como colocar as páginas da sua empresa nesses lugares de destaque? É aí que entra a resposta para o que é SEO e para que serve!

O que é SEO e para que serve? 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que traduzido para português significa Otimização para motores de busca. É um conjunto de práticas cujo objetivo é posicionar as páginas do site ou blog de uma empresa nas primeiras posições dos buscadores, principalmente o Google.

O SEO faz parte do conjunto de ações que uma empresa pode (e deve) adotar para atrair visitantes para o site. 

Contudo, diferente de outras estratégias de atração, como o anúncio pago, o foco do SEO está em levar tráfego orgânico para seus canais. 

Nesse modelo de tráfego, você não paga para a ferramenta aumentar o alcance da marca, ao contrário, amplia o número de pessoas que chegam até você naturalmente, por meio da relevância que oferece. Para isso, é preciso seguir alguns critérios, como:

  • criação de conteúdo de qualidade;
  • otimização de palavras-chave relevantes;
  • a construção de bons links internos e externos e mais. 

Todos esses fatores influenciam o ranking nos mecanismos de pesquisa, que consideram o quanto a sua página consegue responder à pergunta realizada pelo usuário. 

Boas práticas de SEO 

Bons resultados dependem da aplicação correta de boas práticas de SEO. Elas são divididas em três grupos:

  • SEO Técnico;
  • SEO On-site;
  • SEO off-site.

SEO técnico

Como o próprio nome propõe, a otimização proposta por esse tipo de SEO considera aspectos técnicos do site.

O objetivo é otimizar a arquitetura da plataforma para que ela possa ser rastreada e indexada pelos mecanismos de pesquisa. 

Em termos leigos, isso significa otimizar o site para que ele possa ser encontrado pela ferramenta de pesquisa.

O objetivo é auxiliar o mecanismo de busca a encontrar todos os conteúdos de suas páginas, incluindo texto, imagens, vídeos, produtos e quaisquer outros elementos que auxiliem na relevância do seu material.

Entre os elementos técnicos que devem receber a sua atenção estão: 

  • estrutura das URLs do canal;
  • velocidade e experiência de navegação;
  • links internos;
  • sitemaps;
  • acessibilidade;
  • HTTP;
  • redirects;
  • AMP;
  • compatibilidade com dispositivos móveis e mais.

Além disso, escolher um bom CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) e ter certificados de segurança no site também são boas práticas de SEO técnico. 

On-site SEO ou On-page SEO

O SEO on-page está relacionado à otimização de tudo que está dentro do site, especialmente à estrutura do conteúdo. 

Aqui é preciso estar atento à melhoria da experiência do visitante que chega até a sua página, bem como na inserção estratégica de informações que os mecanismos de busca conseguem entender.

Para facilitar esse trabalho, alguns elementos-chave devem otimizados como:

  • tags;
  • meta título;
  • meta Descrição;
  • headlines (H1-H6);
  • texto alternativo da imagem e mais.

Essas informações, quando bem organizadas, auxiliam o Google a entender o tipo de conteúdo que sua página aborda e a identificar se ele é relevante para as pesquisas conduzidas pelos usuários.

O uso de plugins como o YOAST SEO é indicado para incluir esses elementos no site.

O On-page SEO ainda deve considerar a experiência de quem visita as páginas da empresa. 

Nesse sentido, a estratégia central é a produção e publicação de conteúdo relevante.

É isso o que faz com que um visitante interaja com seu material, passe um bom tempo dentro do seu site, identifique a sua autoridade sobre determinado tema e avance pelas etapas do funil de vendas

Nesse cenário, o primeiro passo é entender quem é a persona do seu cliente. Com essa informação em mãos, produza materiais que atendam seus interesses, comportamentos e necessidades.

Aqui, o uso do blog é essencial para gerar conteúdo atualizado. Em casos de lojas virtuais, outra boa tática é criar excelentes descrições dos produtos para gerar conteúdo relevante. Nesse sentido, apresente a mercadoria, explique o que é, como usar, quais os benefícios e mais! 

Entre as boas práticas de SEO on-page estão:

  • produção de conteúdo útil e original, que mostre sua experiência sobre determinado nichos ou setor;
  • inclusão de palavras-chave que as pessoas usam para encontrar o conteúdo, ao realizar uma pesquisa;
  • atualização de informações em conteúdo antigos;
  • inclusão de elementos multimídia, como imagens e vídeos.

Outro ponto importante é criar conteúdos que sejam melhores do que os que já estão ranqueados no Google. 

Para fazer essa comparação de maneira simples basta digitar no Google o termo para o qual você deseja ranquear e verificar quais resultados aparecem nas primeiras posições. Veja o que eles abordam e como você pode criar materiais mais completos e úteis. 

Já para encontrar as palavras-chave usadas por clientes em potencial, você pode começar usando ferramentas como o Google Keyword Planner.

Boas práticas de SEO off-site

Enquanto o SEO on-page cuida de elementos dentro do site, o SEO off-site observa o que pode ser feito fora da plataforma para auxiliar no ranqueamento das suas páginas. 

Um importante exemplo de ação é o link building, que visa conquistar links de outros sites para o seu próprio.

Ou seja, se outro blog, por exemplo, inclui no conteúdo um link para um artigo em seu blog, isso é link building

Isso é extremamente importante para o SEO, porque aumenta a sua autoridade, credibilidade e relevância sobre determinado tema, afinal, alguém usou o seu material como referência. 

Em outras palavras, o link building é importante porque os mecanismos de busca consideram os backlinks como votos de confiança e credibilidade.

Além do link building outras ações de SEO off-site incluem:

  • publicação em redes sociais;
  • criação de estratégias de branding;
  • SEO local, criando um perfil no Google Meu Negócio;
  • ações de marketing com influenciadores; 
  • participação em fóruns e mais. 

Tudo isso são práticas realizadas fora do seu site, mas que impactam a relevância da sua empresa, inclusive para os mecanismos de busca.

Agora que você já sabe o que é SEO e para que serve é hora de colocar a mão na massa. 

Se você ainda não tem um site, comece criando o canal e dê preferência para plataformas que ajudam a otimizar seu SEO técnico, por meio de um bom CMS, certificados de segurança, personalização da URL e mais. Alguns exemplos são Shopify, GoDaddy e WordPress.

Depois siga para a implementação de um blog, integrando ele ao site, e comece a produção de conteúdo considerando as palavras-chances mais importantes para o setor. 

Continue seguindo nossas dicas e acompanhe seus resultados por meio do Google Analytics.

Gostou das nossas sugestões? Então continue no blog da a/b Lab para ter acesso a outros artigos tão interessantes quanto este!