Aprenda o que é conteúdo gerado pelo usuário, veja exemplos, e tudo o que você precisa saber para investir nesta poderosa estratégia.
Tudo sobre conteúdo gerado pelo usuário: o seu conceito, onde encontrar e exemplos
Quando falamos em conteúdo gerado pelo usuário, ou UGC content, estamos nos referindo a conteúdos onde um consumidor ou usuário compartilha algo relacionado a marcas ou produtos, em sites, redes sociais, fóruns ou outros canais de comunicação.
É fácil dizer que você já viu um exemplo de conteúdo gerado pelo usuário, já que em quase todos os cantos da internet há alguém expressando sua opinião sobre um produto, marca ou serviço.
Graças aos diversos canais de interações existentes a partir da internet, é muito fácil para qualquer pessoa fazer comentários sobre sua experiência com as empresas. E isso é uma via de mão dupla para as empresas, já que os comentários podem ser tanto bons quanto ruins.
Em um universo tão vasto como a internet, se torna muito difícil para as empresas reagirem a todas estas exposições. Por outro lado, os consumidores agora conseguem encontrar opiniões sinceras sobre empresas e produtos.
E como você pode imaginar, pode haver aí uma oportunidade para as equipes de marketing das empresas.
Para entendermos um pouco mais sobre conteúdo gerado pelo usuário, escrevemos este conteúdo. Abordaremos aqui os seguintes tópicos:
- O que é conteúdo gerado pelo usuário?
- Sites com conteúdo gerado pelo usuário
- Conteúdo gerado pelo usuário, por que investir? Quais são os benefícios dessa estratégia?
- Conteúdo gerado pelo usuário e exemplos de uso por parte das empresas
Siga conosco para compreender muito mais sobre conteúdo gerado pelo usuário, começando pelo básico.
O que é conteúdo gerado pelo usuário?
Conteúdo gerado pelo usuário, ou UGC, do inglês user-generated content, diz respeito a qualquer conteúdo gerado de forma voluntária por consumidores ou usuários a respeito de produtos ou marcas. Conteúdos esses que podem variar muito, indo desde um vídeo mostrando o uso a até uma simples avaliação em um marketplace.
O conteúdo gerado pelo usuário possui como sua principal característica a capacidade de criar uma conexão genuína entre a pessoa que o criou e a pessoa que o consome.
Uma forma interessante de visualizar isso é imaginarmos a situação onde você compara a opinião sobre um produto a partir da ótica de quem está te vendendo e de quem comprou e utilizou o produto. Em quem você vai confiar mais?! Quem quer te vender ou quem efetivamente utilizou o produto?!
A questão nem sempre é simples assim, mas fato é que ter a opinião de pessoas reais, com experiências reais, têm um valor muito grande para os consumidores. E é a partir destes conteúdos gerados pelo usuário que muitas pessoas se baseiam na hora de comprar ou não comprar um produto ou serviço.
Sites com conteúdo gerado pelo usuário
Diversos sites oferecem a possibilidade de conteúdo gerado pelo usuário, por exemplo:
- Blogs;
- Fóruns;
- Marketplaces;
- Redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube…);
Basta que o canal de mídia ofereça a possibilidade de se expressar para outras pessoas, que ele poderá ser considerado um site que pode haver conteúdo gerado pelo usuário.
Alguns sites, porém, fazem do conteúdo gerado pelo usuário sua matéria prima, seu principal foco, como por exemplo o Quora, que funciona de forma parecida com o antigo Yahoo Respostas, onde os próprios usuários respondem às perguntas de outros usuários.
Conteúdo gerado pelo usuário, por que investir? Quais são os benefícios dessa estratégia?
Investir em conteúdo gerado pelo usuário pode ser muito bom para as empresas. Desde a criação de campanhas voltadas para esse fim, até em ações que busquem monitorar como sua marca ou produto está sendo recebido e avaliado pelo seu público.
Alguns dos benefícios que você, como empresa, pode ter em criar estratégias voltadas para o conteúdo gerado pelo usuário estão:
- engajamento do consumidor;
- autenticidade e credibilidade do que é dito;
- alcance orgânico e viral;
- fortalecimento da sensação de comunidade em torno da marca ou produto;
- aumento da confiança do consumidor.
Como você pode imaginar, investir em estratégias relacionadas ao conteúdo gerado pelo usuário pode ser muito vantajoso para as empresas. Porém, como isso pode ser feito? É o que veremos agora nestes exemplos que separamos!
Conteúdo gerado pelo usuário e exemplos de uso por parte das empresas
Fazer com que um usuário gere um conteúdo sobre seu produto pode não parecer algo assim tão fácil, mas algumas marcas já demonstraram que há diversas maneiras de se fazer isso, utilizando a criatividade.
Entre alguns exemplos notáveis que podemos citar estão as campanhas da Gopro, onde seus clientes são convidados a compartilharem seus vídeos utilizando a câmera em momentos incríveis, utilizando uma hashtag específica para agrupar os participantes da ação.
Ou mesmo, a campanha de sucesso da Coca-Cola, que colocou centenas de nomes de pessoas em suas embalagens, gerando uma infinidade de conteúdos gerados pelos usuários.
Pronto para criar suas próprias estratégias?
Agora que você viu o que é conteúdo gerado pelo usuário, exemplos e por que investir nisso pode ser benéfico, é hora de pensar como essa estratégia pode te ajudar.
Criar estratégias que possam se utilizar dessa espontaneidade de seus usuários, podem trazer diversos benefícios para seu produto ou sua marca. Desde que tudo seja feito com cuidado e atenção para possíveis reviravoltas. Afinal, você não quer despertar a atenção de seus clientes para algo que pode apresentar problemas, não é mesmo?!
A construção de um plano de marketing de conteúdo é imprescindível para as empresas que desejam aproveitar ao máximo esse recurso. Por isso, agende agora mesmo um bate-papo com nossos especialistas.
A a/b lab é uma agência completa, que oferece profissionais especializados em mídias sociais, SEO, anúncios pagos, conteúdo e muito mais. Seja bem-vindo!