Como investir em marketing de conteúdo? LISTA COMPLETA!

Veja como investir em marketing de conteúdo em 5 passos + os 8 principais motivos pelos quais vale a pena adotar essa estratégia para sua marca.

Como investir em marketing de conteúdo? As 5 melhores dicas!

Para investir em marketing de conteúdo — e ter os resultados esperados com essa estratégia —, há alguns pontos que você precisa considerar. Por exemplo, é fundamental identificar quem é o público-alvo da sua marca. Dessa forma, fica mais fácil criar os artigos, posts e outras peças relacionadas a essa estratégia.

Apenas relembrando o que é marketing de conteúdo, trata-se de uma abordagem utilizada para atrair clientes por meio da criação de conteúdos interessantes para eles, tais como textos para blogs, postagens em redes sociais, vídeos, infográficos, e-books, entre outros.

Quando falamos em investimento nesse tipo de marketing, a ideia é alcançar o melhor custo-benefício possível. Ao saber o perfil dos seus clientes, por exemplo, você não perde nem tempo, nem dinheiro desenvolvendo conteúdos que não são relevantes.

Seria esse o primeiro passo? Quanto investir em marketing de conteúdo? Por quais motivos você deve adotar essa estratégia para sua empresa? Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre essa estratégia!

Afinal, como investir em marketing de conteúdo?

Para fazer o melhor investimento possível em marketing de conteúdo, as dicas que temos para você são:

  1. identifique o perfil do seu público-alvo;  
  2. fale sobre o que seus consumidores querem ouvir;
  3. analise as estratégias dos concorrentes;
  4. decida como serão feitos seus conteúdos;
  5. monitore os resultados constantemente.

1. Identifique o perfil do seu público-alvo  

O primeiro passo para investir em marketing de conteúdo é identificar o perfil do seu público-alvo. 

A ideia aqui é levantar as características do cliente ideal para a sua marca. Somente a partir dessa percepção é possível criar conteúdos realmente alinhados às necessidades, expectativas e preferências dessas pessoas.

Ao fazer isso, você consegue identificar o tom de voz e a linguagem certa, quais mídias seus clientes preferem consumir conteúdos, entre outros detalhes tão relevantes quanto esses.

2. Fale sobre o que seus consumidores querem ouvir

Como comentamos, o principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair clientes, certo? Porém, para isso, você precisa falar sobre o que seus consumidores querem ouvir.

Entregar artigos que respondam às principais dúvidas do seu público-alvo e abordar temas do momento que têm a ver com a sua marca, são dois ótimos exemplos de como fazer seu investimento valer a pena.

3. Analise as estratégias dos concorrentes

Também vale a pena dar uma olhadinha no que seus concorrentes estão fazendo. O objetivo aqui não é copiar, mas, sim, se inspirar no que está sendo entregue.

Especialmente se tiver concorrentes que estão há mais tempo no mercado, essa técnica ajuda a reduzir o tempo necessário para identificar o que o seu público-alvo está procurando.

4. Decida como serão feitos seus conteúdos

Você tem uma equipe interna capacitada para criar os conteúdos, ou precisará terceirizar esse serviço?

Contratar os serviços de uma agência de marketing de conteúdo pode ser bem mais interessante, porque traz vantagens como:

  • expertise na estruturação da sua estratégia;
  • profissionalismo nos conteúdos criados;
  • redução de gastos operacionais, a exemplo dos necessários para manter funcionários na folha de pagamento;
  • escalabilidade na criação, produção e publicação dos conteúdos.

5. Monitore os resultados constantemente

Independentemente de fazer os conteúdos internamente, ou por uma agência, é fundamental mensurar os resultados da sua estratégia. Ao fazer isso, você tem uma visão clara do que está dando certo e pode ser mantido, e do que não está e precisa ser ajustado.

Para esse monitoramento, é indicado usar indicadores, tais como:

  • número de visitas no site/blog;
  • tempo médio de visita no site/blog;
  • número de artigos lidos;
  • quantidade de seguidores nas redes sociais;
  • taxa de rejeição de e-mails marketing;
  • leads conquistados em determinado período;
  • entre outros.

Por que investir em marketing de conteúdo? 8 motivos!

Ficou claro como investir em marketing de conteúdo? Talvez, agora, você esteja se perguntando: “Mas por quais motivos devo fazer isso?”

Porque essa estratégia ajuda a:

  1. elevar o poder de atração e de fidelização da sua empresa;
  2. ajudar a educar os clientes e o mercado;
  3. direcionar os consumidores pelo funil de vendas, reduzindo o tempo de tomada de decisão;
  4. aumentar as chances de conversão;
  5. atribuir à sua marca a característica de autoridade;
  6. destacar sua empresa dos concorrentes;
  7. posicionar melhor seus links nas plataformas de pesquisas, como o Google;
  8. reduzir custos, se comparado ao marketing tradicional

Quanto investir em marketing de conteúdo?

Por falar em custos, resta apenas dizermos quanto investir em marketing de conteúdo, não é mesmo?

Segundo uma das pesquisas CMO Survey, que coleta e divulga as opiniões de líderes de marketing, as companhias costumam destinar entre 6,5% e 10% de suas receitas para as ações de marketing.

É claro que você não precisa seguir esse percentual à risca. Tudo depende do porte da sua empresa, do momento em que ela está, de como está a saúde financeira e o planejamento orçamentário.

Para ter uma ideia de custo pontual para o seu negócio, você pode entrar em contato com uma agência de marketing digital. A ABlab, por exemplo, oferece soluções como:

  • SEO;
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