O que é conteúdo interativo + 5 exemplos para sua estratégia

O que é conteúdo interativo e como usá-lo para engajar e conquistar clientes? Listamos 5 exemplos de conteúdo interativo e como usá-los em sua empresa.

O que é conteúdo interativo: 5 exemplos de como usar!

Ao aprender o que é conteúdo interativo você terá em mãos uma importante solução para engajar o público, proporcionando uma experiência mais imersiva com a marca.

Ao permitir que os usuários participem ativamente do conteúdo, das campanhas e da comunicação, os elementos interativos podem estreitar o relacionamento entre empresa e comprador, além de acelerar o processo de decisão de compra.

Logo, ele auxilia no direcionamento do cliente em potencial para as fases finais do funil de vendas. 

Mas não para por aí! Afinal, o conteúdo interativo também fornece dados e insights valiosos sobre o comportamento e as preferências do usuário. 

O que é conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é qualquer tipo de material online que permite a participação ativa dos usuários, possibilitando que eles participem, respondam ou controlem a experiência de alguma forma. Em comparação com o conteúdo estático, ele envolve os usuários de maneira mais dinâmica, tornando a experiência mais sedutora e personalizada.

Além disso, o conteúdo interativo amplia o conhecimento que a organização tem sobre seus consumidores, permitindo a adaptação dos seus esforços de marketing e ampliando as chances de sucesso!

Em suma, entre os benefícios do conteúdo interativo estão:

  • aumentar o envolvimento de clientes em potencial com a marca;
  • acelerar o caminho pela jornada do cliente;
  • obter informações valiosas sobre o comportamento do usuário;
  • ampliar as taxas de conversão e mais. 

Leia também: TOP 5 vantagens do marketing de conteúdo para você aproveitar 

Conteúdo interativo: exemplos e como usá-los?

Existem várias maneiras de adicionar interatividade nas ações que fazem parte do seu funil de conteúdo. Conheça algumas delas, a seguir. 

1. Infográficos interativos

Você já deve saber que o uso de infográficos é uma boa estratégia de marketing de conteúdo, afinal, ela pode ser usada de diferentes formas, por exemplo, como oferta de material de valor para a conversão de visitantes em leads

Entretanto, é possível dar um salto na qualidade e nos resultados do material quando você insere a interatividade como elemento de comunicação. 

Os infográficos interativos são projetados para envolver os consumidores, oferecendo, por exemplo, a possibilidade de clicarem nos elementos para ver mais detalhes sobre um dado.

Entre os recursos interativos que podem ser incluídos no infográfico estão:

  • botões clicáveis;
  • animações, como gráficos que crescem ou diminuem, setas que se movem para indicar fluxos de dados, etc.,
  • gráficos manipuláveis, que permitem o acesso a dados específicos quando os usuários passam o mouse sobre algumas áreas;
  • mapas que os usuários podem explorar, clicando em diferentes espaços do material;
  • elementos para arrastar e soltar em que o usuário pode, por exemplo, comparar ou organizar dados, como peças de quebra-cabeça ou marcadores, e mais. 

2. Calculadoras

Calculadoras são uma ótima maneira, não apenas de impulsionar o envolvimento do seu público, mas também de gerar leads e backlinks em uma estratégia de link building.

As calculadoras interativas oferecem grande valor para o usuário, pois, geralmente, disponibilizam recursos que vão de fato ajudá-lo a resolver uma dúvida e avançar no funil de vendas.

Uma empresa de consórcio de carros pode criar uma calculadora interativa online para que os visitantes do site façam uma cotação instantânea e comparem as vantagens de contratar esse serviço ao invés de um financiamento, por exemplo.

Sem falar que calculadoras interativas são uma ótima maneira de estabelecer sua marca como especialista em um determinado assunto.

3. Testes

Em termos de conteúdo interativo, questionários e avaliações são altamente eficazes para envolver os clientes potenciais e descobrir mais sobre suas demandas e necessidades.

Os testes são divertidos, fáceis de compartilhar e podem até incentivar os participantes a indicar a marca a seus amigos e familiares (por meio do quiz ou diretamente).

Uma manteiga fácil de investir nesse formato é criando e compartilhando enquetes e perguntas de múltipla escolha.

Uma maneira alternativa de criar enquetes, por exemplo, é usar o recurso de perguntas disponível nos Stories do Instagram. 

Essa é uma maneira econômica, fácil, eficiente e divertida de gerar engajamento e criar conteúdo para mídias sociais.

4. Gamificação

A gamificação é um ótimo exemplo de conteúdo interativo e uma excelente maneira de envolver seu público.

Alguns elementos de gamificação relativamente simples podem fazer com que sua marca se destaque da concorrência. 

Alguns exemplos de uso desse formato de conteúdo interativo incluem: 

  • quiz interativo em que os usuários podem ganhar pontos ou avançar níveis respondendo corretamente a algumas perguntas;
  • modelos de recompensas, medalhas ou pontos para usuários que interagem com diferentes partes do conteúdo ou completam tarefas específicas;
  • apresentação de desafios novos a cada dia ou semana, dos quais os usuários podem participar para ganhar prêmios;
  • modelos de conquistas com base nas atividades dos usuários. Por exemplo, uma conquista por completar todos os quizzes ou por compartilhar o conteúdo nas redes sociais e mais.

Um modelo fácil de aplicar é dividindo o seu conteúdo em níveis ou fases, de acordo com o de conhecimentos dos usuários. Conforme interagem com cada material, eles progridem no jogo, desbloqueando conteúdo exclusivo em cada nível.

5. Vídeo interativo

Os vídeos interativos incluem um tipo de recurso do tipo “escolha sua própria história”. Ao invés de ser um vídeo com começo, meio e fim de uma história pronta, o usuário pode tomar algumas decisões como “personagem” do vídeo. 

Outro formato que responde bem ao que é conteúdo interativo são as transmissões ao vivo, em que o “apresentador” interage com quem está participando em tempo real.

Um dos modelos mais comuns do mercado são as vendas ao vivo, que podem acontecer em múltiplos canais como o YouTube e o Instagram. 

Agora que você já sabe o que é conteúdo interativo e conhece os principais exemplos do modelo, pode aplicar esse tipo de tática em suas ações de marketing. 

Para isso, lembre-se de integrar o formato ao restante de suas estratégias para que o plano de ação seja realmente eficiente.

Lembre-se também de criar um material que esteja alinhado ao comportamento e desejos da suas persona, só assim será possível aproveitar os benefícios do conteúdo interativo.

Nesse cenário, seja para te ajudar a aprender como criar conteúdo interativo até contribuir para a construção de todo o seu plano de marketing, te apresentamos a a/b lab, uma agência completa, que oferece profissionais especializados em mídias sociais, SEO, anúncios pagos, conteúdo e muito mais. 

Tudo para levar a sua empresa à alta performance em busca dos melhores clientes. 

Acesse nosso site e agende uma conversa com um de nossos profissionais para entender como podemos alavancar seus resultados.