O que é hub de conteúdo e como a tecnologia pode trazer grandes benefícios para sua empresa? Tudo sobre a solução e seus usos.
O que é hub de conteúdo? Por que sua empresa precisa de um?
E aí, você sabe o que é hub de conteúdo e entende quais benefícios ele pode trazer para o seu negócio?
Uma maneira simples de compreender o que é o hub de conteúdo é entendendo seu funcionamento, que ocorre de maneira similar a de uma central que reúne e organiza os conteúdos dentro dos sites.
A sua importância está no fato de que, atualmente, para atrair visitantes, leads e, consequentemente, clientes é imprescindível oferecer bom conteúdo e uma excelente experiência de navegação, dentro de sites e blogs.
Nesse contexto, a criação de um hub de conteúdo vem como uma solução, que não só ajuda o seu visitante a navegar por suas páginas, mas também melhora o posicionamento do site no Google. Tudo isso acontece devido às vantagens que esse recurso oferece para uma estratégia de SEO.
Logo, entender e aplicar o que é hub de conteúdo, pode ser aquilo que falta para sua empresa melhorar seus resultados digitais.
O que é hub de conteúdo?
Um hub de conteúdo é uma estratégia de marketing que visa criar uma central de conteúdos diversos, distribuídos de forma organizada, reunindo tudo em um só local de fácil acesso. O hub de conteúdo oferece informações úteis e em diversos formatos, facilitando a navegação do usuário.
Existem diversos tipos de hubs de conteúdo, cada um com seu propósito e com base nos objetivos de marketing que sua empresa possui.
Por exemplo, você pode criar um hub de conteúdos com notícias sobre sua empresa ou que reúna e organize informações sobre histórias de sucesso de seus clientes.
Também é viável desenvolver uma central de aprendizado, com cursos para clientes e colaboradores, organizando tudo em uma única plataforma de fácil acesso, sem perder a segurança.
O Youtube é outro exemplo de hub de conteúdo, dessa vez de vídeo. Nele usuários podem enviar, compartilhar e visualizar vídeos de vários assuntos.
Observe então que o hub de conteúdo pode ser usado de diversas formas e para atender múltiplos objetivos. Tudo isso acontece a partir da função central de reunir conteúdos relacionados e úteis.
Para que serve um hub de conteúdo?
A criação de um hub de conteúdo está diretamente relacionada às estratégias de inbound marketing.
Afinal, a produção de múltiplos conteúdos tem como foco principal nutrir potenciais clientes de uma empresa e direcioná-los pelas etapas do funil de vendas até a conversão.
Diante dessa estratégia, o hub tem como missão centralizar diversas informações úteis que podem trazer mais tráfego e otimizar a nutrição de um cliente em potencial.
Conectando o lead com múltiplos conteúdos que respondam as suas várias dúvidas, preocupações e necessidades, até que ele tome a decisão de compra.
Quais os principais benefícios do hub de conteúdo?
Além do foco principal, que é levar um potencial cliente à decisão de compra, o hub de conteúdo tem outras atribuições, que atendem a objetivos intermediários, como:
- melhorar sua performance em SEO: mecanismos de pesquisas como o Google recompensam páginas que possuem conteúdo relevante e organizado;
- aumentar o tráfego: com uma melhor performance em SEO seu site terá um maior tráfego. Além disso, com um hub conteúdo bem feito, esses visitantes passarão mais tempo em seu site, o que também ajuda a reforçar sua relevância e aumentar o engajamento do cliente;
- trazer visibilidade: melhor performance e maior tráfego significam mais visibilidade e claro, amplas possibilidades de vendas;
- gerar autoridade: quanto mais tráfego e melhor o seu hub de conteúdo, mais você ganhará autoridade no assunto sobre o qual fala;
- gerar engajamento: a autoridade dada pelo conteúdo te ajuda a ganhar o engajamento dos visitantes;
- facilitar a aquisição de leads: com tudo isso, é claro que você terá muito mais facilidade na aquisição de leads. Afinal, uma melhor performance em SEO, aumento de tráfego e autoridade só podem trazer bons frutos para sua empresa.
Leia também: ROI do marketing de conteúdo: como fazer o cálculo corretamente?
Alguns exemplos de hub de conteúdo
Entendido o que é hub de conteúdo, vamos aos exemplos! A seguir, separamos alguns modelos que podem exemplificar muito bem o que falamos até aqui.
Essas empresas abaixo foram escolhidas como exemplo de hub de conteúdo pela qualidade com que trabalham a estratégia. Você verá aqui os seguintes exemplos de hub de conteúdo:, são elas:
Vamos conhecer um pouquinho cada um desses exemplos.
Sallve
O canal da Sallve é um ótimo exemplo de como um blog pode ser um robusto hub de conteúdo quando bem apresentado e organizado.
Na plataforma, você encontra muitas informações relevantes para os clientes da marca, divididas em poucos, mas eficientes menus que facilitam a navegação.
Coca-Cola
A Coca-Cola possui um hub de conteúdos para notícias relacionadas a sua marca. Nesse espaço ela apresenta diversas informações interessantes para seus consumidores.
Leroy Merlin
Já a Leroy Merlin, criou um hub de conteúdo especializado em DIY, ou “faça você mesmo”. Nesse espaço ela apresenta diversos materiais interessantes para seus clientes criarem diversos produtos, especialmente, na área de decoração.
Esse conteúdo é super rico e ainda apresenta os produtos que são vendidos pela empresa. Ao mesmo tempo, ainda reforçam a relação com o consumidor.
Pronto para planejar e colocar em prática seu hub de conteúdo?
Agora que você aprendeu o que é hub de conteúdo, para que serve e seus benefícios é hora de começar a planejar o canal da sua empresa.
Você pode sempre se inspirar nos exemplos que você viu aqui e adaptar a realidade de sua empresa.
Comece pensando em tudo aquilo que pode ser útil para seu cliente e em como você pode ajudá-lo.
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