Conteúdo para social media: como produzir e gerenciar?

Aprenda como criar conteúdo para social media, aumente a presença da sua marca na internet e eleve seu poder de venda. Veja como em 9 passos!

Conteúdo para social media: por que e como produzir? 9 dicas!

Produzir conteúdo para social media — ou seja, para as redes sociais — há tempos deixou de ser uma alternativa e se tornou uma ferramenta fundamental de crescimento para marcas dos mais variados segmentos

O motivo é que, cada vez mais, as pessoas estão inseridas nesse universo e o utilizam como forma de conhecer produtos, serviços, pesquisar sobre empresas e embasar suas decisões de compras.

Apenas como exemplo do impacto das redes sociais nas empresas, uma pesquisa do Opinion Box revelou que 44% dos brasileiros já usaram o Instagram para conversar com marcas. 

Outros 64% já compraram algo ou contrataram um serviço que descobriram nessa rede social. Inclusive, 59% dos mais de 2 mil entrevistados disseram que, cada dia mais, usam o Instagram para procurar algo que deseja comprar.

O que queremos dizer com isso? Bem, que produzir conteúdo para social media é essencial para sua empresa alcançar mais público e, com isso, elevar o volume de vendas e de faturamento.

E aqui já vai a primeira dica para você: a disputa pela atenção dos seguidores está cada vez mais acirrada nessas plataformas. Por isso, é essencial saber o que criar e como gerenciar as redes sociais da sua empresa.

Não tem ideia de como fazer isso? Então, siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre produção de conteúdo para mídias sociais!

O que é conteúdo para social media e quais formatos existem?

O conteúdo para social media pode ser definido como todas as peças publicitárias e de divulgação criadas para serem publicadas nas redes sociais de uma empresa. Isto é, são fotos, textos, imagens, entre outros conteúdos que trazem para o público-alvo da marca variada informações.

A ideia por trás da criação de conteúdos para as mídias sociais é atrair e engajar os seguidores e promover a marca na internet. Com isso, é possível gerar leads e novos clientes ao despertar o interesse das pessoas e/ou empresas sobre o que é vendido pelo negócio.

Uma das grandes vantagens desse tipo de conteúdo digital é que ele pode ser criado em diversos formatos, tais como:

  • fotos e imagens;
  • textos;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • carrosséis;
  • slide show;
  • entre outros.

Qual o impacto das redes sociais nas empresas?

Segundo dados do relatório Digital 2023, da We Are Social, em janeiro de 2023 o Brasil já tinha mais de 152,4 milhões de usuários de mídias sociais. Esse número representa 70,6% da população total do nosso país.

Quanto às redes sociais mais usadas, o ranking brasileiro é formado por:

  1. YouTube: 142,0 milhões;
  2. Instagram: 113,5 milhões;
  3. Facebook: 109,1 milhões;
  4. TikTok: 82,21 milhões;
  5. Facebook Messenger: 62,05 milhões;
  6. LinkedIn: 59,0 milhões;
  7. Pinterest: 28,05 milhões;
  8. Twitter (atual X): 24,30 milhões;
  9. Snapchat: 7,65 milhões.

Com toda essa audiência, é certo que as empresas seriam impactadas. A pesquisa do Opinion Box que citamos logo na abertura deste artigo também mostrou que 82% dos brasileiros seguem algum negócio ou marca no Instagram.

Outros relatórios da mesma companhia de pesquisa apontaram que:

  • 62% dos consumidores do nosso país já compraram algo no Facebook;
  • 68% conheceram produtos que nunca tinham visto antes no TikTok.

Esses percentuais só reforçam o que já comentamos: criar conteúdo para social media é fundamental para sua marca se tornar mais conhecida na internet e, com isso, aumentar as chances de vender e lucrar mais!

9 dicas de como produzir conteúdo para social media!

Porém, para obter bons resultados, é fundamental saber como criar e divulgar bons conteúdos para as redes sociais, certo? Para ajudar você a adotar essa estratégia, nossas dicas são:

  1. defina um plano de ação;
  2. fale a mesma língua que seus seguidores;
  3. crie conteúdos em diferentes formatos;
  4. aborde temas realmente relevantes para o seu público;
  5. explore os assuntos o momento;
  6. fecha parceria com outras marcas;
  7. interaja com os seguidores;
  8. post frequentemente;
  9. mensure os resultados da sua estratégia.

1. Defina um plano de ação

O quê, quando, como e de que maneira você pretende criar conteúdos para as redes sociais da sua empresa? Fará isso por conta, tem uma equipe interna, ou contratará uma agência especializada?

Responder essas questões é o primeiro passo que você deve dar para implementar essa estratégia. Isso porque será esse plano de ação norteará todas as demais tarefas que precisará realizar para ter sucesso nessa abordagem.

2. Fale a mesma língua que seus seguidores

Em seguida, pense como falar com seu público-alvo. A linguagem certa é essencial para chamar a atenção dos seguidores para seus conteúdos e promover o engajamento. 

Para isso, defina quem é a persona da sua marca, ou seja, o perfil do cliente ideal para seus produtos e/ou serviços. A partir disso fica bem mais fácil identificar as preferências do seu público-alvo e estabelecer uma boa comunicação.

3. Crie conteúdos em diferentes formatos

Como dissemos, os conteúdos para redes sociais podem ser feitos nos mais variados formatos. Então, explore o máximo possível, mas sempre considerando o perfil das pessoas ou empresas que pretende atingir.

Stories, transmissões ao vivo, enquetes, conteúdos interativos, entrevistas, pesquisas, são apenas alguns exemplos de modelos que vale a pena serem explorados.

4. Aborde temas realmente relevantes para o seu público

Criar conteúdo para redes sociais não pode se limitar a divulgar o que sua empresa vende. Na verdade, se realmente quer chegar até seu público-alvo, você precisa abordar temas que são relevantes para essas pessoas.

Assim, o ideal é aproveitar suas publicações para responder dúvidas, passar informações interessantes, transmitir novidades sobre o segmento, entre outras abordagens que aumentam o conhecimento dos seus clientes atuais e futuros.

Ao fazer isso, você também tem a chance de transformar sua marca em uma referência na internet, deixando-a ainda mais interessante!

5. Explore os assuntos o momento

Qual assunto está “bombando” nas redes sociais? Se ele puder ser relacionado com o que sua empresa vende, abordá-lo em suas publicações pode aumentar o engajamento da sua marca.

O TikTok, por exemplo, funciona por meio de trends, que são conteúdos postados nessa plataforma que alcançaram alto potencial de compartilhamento em um curto espaço de tempo.

Se as trends do momento forem relevantes para a sua persona, criar conteúdos sobre elas pode ajudar no alcance, engajamento e divulgação da sua empresa.

6. Fecha parceria com outras marcas

Tem alguma marca que complementa a sua, ou que oferece soluções para o mesmo público-alvo? Então, que tal fechar uma parceria? 

Ao fazer isso, sua marca se torna conhecida dos seguidores de outra empresa, aumentando sua participação na internet e elevando as chances de conquistar novos clientes.