Aprenda a criar um conteúdo de meio de funil que atenda às demandas de compradores e os leve à compra. Conheça os exemplos de recursos essenciais.
O que é conteúdo meio de funil de vendas e como usar?
Se você já tem alguma experiência com o marketing de conteúdo, sabe que ele precisa atingir compradores em diferentes estágios de sua jornada de compra. nesse cenário, sabemos que no topo do funil de vendas o foco é atrair e, no fundo do funil é vender, então, qual é o conteúdo meio de funil?
Antes de responder a essa pergunta, é essencial entender quais são as demandas do comprador que está nesse estágio do processo de decisão. Afinal, o que ele quer? Quais dúvidas ele possui? Que tipo de conteúdo tem valor para ele?
Na prática, os consumidores do meio do funil já estão cientes do problema que possuem e estão considerando opções específicas para atender às suas necessidades.
Logo, o conteúdo do meio de funil é projetado para educar e fornecer informações detalhadas sobre as soluções disponíveis, entre elas o produto ou serviço que você oferece.
O que é conteúdo meio de funil?
O conteúdo do meio de funil é uma estratégia que se alinha com o estágio intermediário de “consideração” da jornada do comprador. Ele informa, educa e nutre leads, oferecendo informações que vão ajudá-los a resolver seus problemas e a se tornarem mais informados e preparados para tomar uma decisão de compra.
É importante criar conteúdo relevante que responda às perguntas e preocupações do público-alvo durante essa fase do processo de compra.
Vale a pena lembrar que a jornada do cliente tem três estágios principais: topo, meio e fundo.
Essas etapas servem para ilustrar diferentes necessidades do comprador que está naquele ponto específico de sua trajetória, em busca de uma solução para a sua necessidade
Nesse cenário, podemos considerar que:
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- o topo do funil diz respeito a clientes que estão se conscientizando sobre um problema
- o meio do funil reúne aqueles consumidores que estão considerando uma solução;
- no fundo do funil estão clientes que estão tomando uma decisão de compra.
Isso significa que o conteúdo do meio do funil oferece suporte à pesquisa e avaliação do comprador.
A jornada do cliente atual
Antes de avançarmos, é fundamental a compreensão de que toda essa lógica de pensamento surgiu diante de demandas atuais dos clientes, que estão mais exigentes, com acesso a mais informações.
Conforme a Hubspot, 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver com um representante de vendas de uma empresa com a qual consideram fazer negócio.
Grande parte desse conteúdo é consumido por quem está no meio do funil e está em busca de mais conhecimento e ajuda para responder dúvidas frequentes.
Isso significa que é improvável que um comprador deixe de ser alguém que nunca ouviu falar em sua empresa para um comprador, no primeiro contato com o seu produto ou serviço.
Criar um relacionamento, informar, mostrar relevância e autoridade, são fatores essenciais para direcionar um potencial comprador por esse percurso.
Por outro lado, sem uma estratégia de conteúdo de meio de funil, seus leads podem perder rapidamente o interesse em sua marca e procurar por um concorrente.
Ao impedir que isso aconteça, e manter esse relacionamento próximo, o conteúdo de meio de funil se transforma em um importante recurso.
A importância dos diferentes tipos de conteúdo meio de funil
Para entender os tipos de conteúdo do meio de funil é interessante pensar um pouco na pessoa que vai recebê-lo.
Acima, entendemos que esse usuário já está considerando soluções. Contudo, ele também tem outra característica importante: ele é um lead.
Sim, geralmente, um usuário que está no meio do funil é um contato que se cadastrou em algum formulário disponibilizado pela empresa para receber informações mais aprofundadas.
Diante disso, temos um importante aliado aqui: a automação de marketing.
Afinal, para você educar um lead é essencial que entenda e responda aos seus comportamentos, interesses e ao envolvimento que ele tem com a companhia e com seus materiais.
Isso é totalmente individual, e quase impossível de acompanhar manualmente, logo, sistemas de automação de marketing vão te ajudar a executar os diferentes tipos de conteúdo de meio de funil.
O recurso é vital para o bom retorno sobre investimento em ações como o envio de e-mail marketing segmentado e personalizado, por exemplo.
Esse conjunto de elementos é obrigatório para atender à característica definidora do conteúdo do meio do funil: seu direcionamento para a nutrição de leads.
Diante do que vimos até aqui, um conteúdo de meio de funil, independente do canal em que for publicado ou acessado, deve ser:
- persuasivo;
- educacional;
- segmentado.
Exemplos de conteúdo meio de funil
Na lista de exemplos de conteúdo de meio de funil estão:
- e-mail marketing personalizado e segmentado;
- compartilhamento de depoimentos e estudos de caso;
- entrevista com o cliente;
- resultados alcançados;
- webinars e vídeos educacionais;
- comparativos e análises;
- ferramentas e calculadoras interativas;
- whitepaper;
- perguntas frequentes (FAQ);
- avaliações do produto;
- páginas de serviço detalhadas e com excelentes descrições e mais.
Já o conteúdo que você usa para se comunicar com os compradores neste estágio deve estar em sintonia com suas necessidades específicas neste momento específico, gerar confiança e orientação.
Além disso, precisa estar conectado às demais fases da jornada do cliente e do plano de marketing, para garantir melhores resultados de conversão, nutrição e venda.
Criar um funil de conteúdo que atenda às variadas demandas dos múltiplos estágios a caminho percorrido por seus consumidores, aumentará as suas chances de alcançar o alto desempenho e tornar seu relacionamento com os clientes mais forte e estável.
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