Como ter ideias de conteúdo: 9 dicas para criar o plano de ação

Aprenda como ter ideias de conteúdo e organizar seu planejamento de marketing para  aumentar o alcance, gerar leads e atrair mais clientes. Guia prático.

Como ter ideias de conteúdo para atrair clientes? 9 boas práticas

Uma das principais dúvidas de quem está dando os primeiros passos no marketing ou mesmo de quem já tem alguma experiência, mas está em busca de inspiração, é como ter ideias de conteúdo.

Afinal, o conteúdo é um dos protagonistas do marketing digital. Isso é observado no dia a dia das empresas, como indicam os resultados de pesquisas como a divulgada pela plataforma The Manifest, segundo a qual 51% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo todo dia

Além disso, a Hubspot descobriu que 82% dos profissionais da área investem ativamente em marketing de conteúdo. O que assinala que, provavelmente, o seu concorrente está envolvido com esse tipo de tática. 

Logo, se você não está acompanhando esse ritmo, existe uma grande chance de perder espaço e competitividade. Entretanto, isso não acontece apenas porque os seus concorrentes investem no setor, mas porque o conteúdo é importante para os clientes.

Segundo estatísticas compartilhadas pela Conversion, 87% dos compradores afirmam que o conteúdo influencia sua decisão de compra.

Além disso, 47% dos consumidores visualizam de 3 a 5 materiais antes de entrar em contato com um representante de vendas

Na prática, esses números indicam que desenvolver um método para criar conteúdo consistentemente é uma tarefa emergencial para o seu negócio. Isso se você quiser ter a chance de competir no mercado B2B ou B2C.

A boa notícia é que você não está sozinho nessa, confira, a seguir, 9 dicas de como planejar o marketing de conteúdo.

Como ter ideias de conteúdo: 9 dicas para alavancar seus resultados

Conheça 9 dicas de como ter ideias de conteúdo para suas ações de marketing:

  1. Conheça seu público-alvo
  2. Faça pesquisas de palavras-chave
  3. Acompanhe tendências
  4. Ative o setor de atendimento 
  5. Use seus clientes atuais para gerar material
  6. Faça parcerias e entrevistas
  7. Observe a concorrência
  8. Olhe para dentro da sua empresa
  9. Monitore os resultados de suas ações

A seguir, entenda como aplicar e aproveitar cada uma dessas dicas de como ter ideias de conteúdo. Boa leitura!

#1 Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo é entender quem faz parte do público que você deseja atingir. 

Naturalmente, se gerencia uma empresa, o foco é atrair clientes em potencial. Para isso, é preciso dominar informações como: 

  • necessidades;
  • interesses;
  • estilo de vida;
  • demandas desses consumidores.

Isso ajudará você a compreender o que é importante para essas pessoas e, então, criar materiais relevantes e úteis para elas. 

Lembre-se que um material de valor ajuda potenciais clientes a alcançarem seus objetivos e solucionar seus desafios.

#2 Faça pesquisas de palavras-chave

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o Google Keyword Planner

O sistema te ajuda a identificar os termos mais procurados por pessoas que estão pesquisando por informações relacionadas ao seu nicho de mercado em canais como o Google. 

Basta acessar o recurso, digitar os termos que estão relacionados com a sua área de atuação e esperar que uma lista de palavras usadas nas buscas apareça. 

Use esses termos para criar conteúdos de topo, meio e fundo do funil de venda

Lembre-se também que em cada etapa da jornada de compra, seus clientes em potencial possuem um conjunto de dúvidas e necessidades específicas.

Logo, uma boa estratégia de marketing visa atender a todas essas fases, estabelecendo um relacionamento próximo, desde o momento em que o cliente começa a entender que tem um problema.

Aproveite isso para planejar o marketing de conteúdo da companhia. 

#3 Acompanhe tendências

Outra ferramenta que vai te ajudar a estar por dentro do que os consumidores estão pesquisando é o Google Trends

A plataforma permite que você se mantenha atualizado sobre as tendências do setor e do comportamento de clientes. 

Além do mais, contribui para que você fique por dentro dos assuntos mais comentados do momento, o que também é uma fonte de inspiração importante para quem, como você, está em busca de como ter ideias de conteúdo.

#4 Ative o setor de atendimento 

Uma prática superinteressante no processo de como planejar o marketing de conteúdo é consultar sua equipe de vendas e atendimento visando identificar as perguntas mais frequentes dos clientes.

Use os questionamentos mais comuns que chegam até o seu time para criar materiais que respondam a essas perguntas de maneira clara, objetiva e útil.

#5 Use seus clientes atuais para gerar material

Uma dica interessante para gerar conteúdo de meio e fundo de funil é usar os depoimentos, casos de sucesso e resultados que você ajudou seus atuais clientes a alcançarem.

Esse tipo de conteúdo funciona como uma prova da sua capacidade e também é uma forma de humanizar a marca, gerando identificação com novos contatos que possuem os mesmos dilemas e buscam soluções similares.  

Para isso, você pode usar diferentes formatos de conteúdo digital como vídeo, imagens e texto

Desdobre esse material em múltiplas plataformas como redes sociais, blog e e-mail marketing.

#6 Faça parcerias e entrevistas

Se o seu problema é encontrar ideias de conteúdo, essa é uma sacada de mestre

Convide outros empreendedores com negócios que se comuniquem com um público similar ao seu, e faça uma entrevista com eles. 

Além de gerar material para seus canais, você aumenta as suas chances de conquistar backlinks

Afinal, seu entrevistado tende a compartilhar o material criado por você, nas redes que ele controla. Essa prática expande seu alcance e agrega valor.

Além disso, é uma forma de gerar material relevante no mercado e ampliar sua autoridade.

Para publicar esse material, canais como blog, podcasts e vídeos no Youtube, são boas opções. Uma alternativa é fazer uma live no Instagram, salvar o material e depois compartilhá-lo.

#7 Observe a concorrência

Atenção! Não é para você copiar a concorrência, mas sim observá-la! Acompanhe o que eles estão fazendo e encontre maneiras de abordar tópicos semelhantes de forma original.

Busque pelas publicações que geram mais engajamento do público, com curtidas e comentários, por exemplo. 

Essa é uma prática interessante porque é comum que empresas com público semelhante tenham um conjunto de estratégias que funcionam de maneira similar.

Outra sugestão é acompanhar outras empresas, fora do seu nicho de mercado, que você admira, com as quais pode aprender. 

Leia também: Empresas de marketing de conteúdo: 5 etapas do trabalho

#8 Apresente o dia a dia da sua empresa

Crie conteúdo com base no que está acontecendo atualmente em sua empresa, seja o lançamento de um produto ou a rotina da sua equipe.

Essa é uma maneira de humanizar a marca, por meio da imagem dos seus colaboradores. 

Mostre que a companhia é formada por pessoas e que elas se sentem bem e felizes por fazerem parte do seu time. 

Veja, abaixo, um exemplo de publicação da Amaro, marca de e-commerce, que fez uma publicação com as suas colaboradoras se preparando para assistir ao jogo da seleção brasileira feminina de futebol. 

Além de personificar a marca, o material também ajudou a compartilhar valores da empresa e a indicar, de forma sutil, que ela apoia o futebol feminino, por exemplo. 

#9 Monitore os resultados de suas ações

O uso de dados para a tomada de decisões estratégicas na companhia já uma realidade, contudo, nem todo mundo sabe que ele também pode ser usado para o suporte ao marketing. 

Ao monitorar os resultados de suas campanhas, como taxa de cliques, visualizações, engajamento e conversões, tente identificar um padrão entre as ações de maior sucesso.

Encontre as que melhor funcionam, ou seja, aquelas que chamam a atenção dos clientes e geram resultados positivos de retorno sobre investimento

Quando você acompanha essas informações, descobre o tipo de conteúdo que os clientes gostam e querem ler, e então pode multiplicá-los.

A boa notícia é que as plataformas digitais, geralmente, apresentam uma área de relatórios, que pode ser facilmente acessada.

Para tornar a execução desse trabalho mais profissional, assertiva e estratégica, você pode contar com a/b lab, especialista em marketing digital, que assessora e desenvolve ações que visam a alta performance do seu negócio.  

Tem uma meta difícil de atingir e precisa de ajuda? Preencha o formulário no site e fale com um de nossos especialistas!