Como usar as estratégias de marketing de conteúdo para levar potenciais clientes pelas etapas do funil de vendas? Principais ações, dicas e vantagens.
6 estratégias de marketing de conteúdo para converter clientes
Criar uma estratégia de marketing de conteúdo consolidada é fundamental na atração de clientes. Por meio de suas ações é possível acompanhar e direcionar um potencial comprador por todas as etapas do funil de vendas, até a compra e a fidelização.
Essa flexibilidade é uma das vantagens do marketing de conteúdo, que permite que você se relacione com prospects antes deles decidirem realizar uma compra, oferecendo uma importante vantagem competitiva.
Não está convencido? Então vamos considerar as cinco fases do funil de vendas e explicar como o conteúdo pode ser usado em cada uma delas:
- Atração: visa levar um usuário para o site e blog, por meio do compartilhamento de conteúdo em canais como redes sociais;
- Conversão: funciona transformando usuários em leads, por meio de materiais ricos como o ebook;
- Nutrição: o objetivo dessa etapa é nutrir os leads usando o e-mail, com atenção especial para a segmentação e personalização das mensagens;
- Vendas: são usados conteúdos como cases, demonstrações, tutoriais e comparativos, que podem ser compartilhados em múltiplas plataformas;
- Fidelização: o conteúdo ajuda a manter o cliente próximo, oferecendo vantagens exclusivas, ofertas personalizadas e informações relevantes. O e-mail é o grande parceiro da empresa, nessa fase.
Com tudo isso em mente, conheça as principais estratégias de marketing de conteúdo.
6 estratégia de marketing de conteúdo na conversão de clientes
Na lista de principais estratégias de marketing de conteúdo para atração, conversão e venda, em uma empresa estão:
- Blog
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Vídeos
- Podcasts
- Ebooks
Conheça mais detalhes sobre cada uma, a seguir.
#1 Blog
É provável que o blog seja a estratégia mais citada quando falamos sobre exemplos de marketing de conteúdo.
Afinal, esse tipo de produção digital oferece múltiplos resultados positivos à companhia, entre eles, melhores resultados de SEO, contribuindo para que as páginas do site e do blog da empresa ocupem melhores posições em resultados de pesquisas realizadas por usuários, no Google.
Vale a pena destacar que, segundo relatórios do Google Brasil, nove em cada dez brasileiros pesquisam online antes de efetuar uma compra.
Logo, ocupar uma boa posição nos resultados do mecanismo de busca é essencial na disputa por esse comprador.
Nesse sentido, a criação de conteúdo com base em palavras-chave estratégicas, é essencial.
Algumas ferramentas gratuitas como o Google Keyword Planner vão te ajudar a encontrar as melhores temáticas para o blog e a criar um cronograma de publicações relevantes para o SEO e para o tráfego no seu site.
Vale a pena ainda lembrar que, segundo pesquisas como a divulgada pela Marketing Insider Group, publicar de 2 a 4 vezes por semana no blog da empresa, fornece melhores resultados em termos de tráfego e conversões.
#2 Redes sociais
As redes sociais são um canal direto entre a sua marca e seus clientes, prospects e leads.
Usando essas plataformas, você é capaz de se comunicar com as pessoas todos os dias, por diferentes formatos, como texto, imagens e vídeos, usando os stories, reels e a ferramentas de comunicação ao vivo.
Além disso, existem muitas opções de mídias como Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, Threads, entre outras.
As alternativas são inúmeras e devem ser selecionadas considerando os hábitos de seus clientes, as ferramentas que eles navegam e o que procuram em cada uma.
Contudo, é inegável a necessidade de criar materiais relevantes para esses canais, afinal, esse é um dos pilares do marketing de conteúdo.
Um levantamento da empresa NordVPN mostrou que os brasileiros passam 11 horas e 19 minutos semanais se dedicando às redes sociais, principalmente WhatsApp, Facebook e Instagram.
Logo, se a premissa da publicidade é colocar uma marca onde o cliente está, o conteúdo para redes sociais não podem ser ignorado.
Leia também: Como planejar o marketing de conteúdo? 9 passos essenciais!
#3 E-mail marketing
No funil de vendas, o e-mail tem uma participação especial nas etapas de nutrição (após o usuário se tornar um lead) e na fidelização, quando a empresa visa fazer o cliente comprar mais ou quer transformá-lo em um promotor do negócio.
Entretanto, a segmentação é um aspecto superimportante quando falamos do e-mail como exemplo de marketing de conteúdo.
Sem ela, as suas chances de sucesso são muito reduzidas, uma vez que você generaliza o assunto, diminuindo o impacto que ele tem em cada um dos contatos de sua base.
Logo, a sugestão principal de uma estratégia de marketing de conteúdo que usa o e-mail é a contratação de uma ferramenta de automação, capaz de personalizar a comunicação com cada lead, tornando-a muito mais eficaz e gerando mais conversões.
Além disso, mantenha a constância e compartilhe materiais relevantes (fuja de temas puramente comerciais). Sim, isso é essencial em todos os canais que estamos apresentando aqui.
Veja um exemplo de uso do e-mail, abaixo, e observe como a informação recebe muito mais destaque que o produto em si.
#4 Vídeos
Os vídeos têm uma participação direta nos resultados de diferentes fases do funil de vendas de uma empresa.
Por um lado, o conteúdo audiovisual tem 50 vezes mais chances de aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do que o texto, como mostra o resultado do relatório divulgado pela Moovly. Isso indica um impacto positivo desse formato nas ações de atração do funil.
Mas não para por aí, afinal, outras pesquisas mostram que adicionar um vídeo à sua landing page tende a aumentar a sua taxa de conversão em até 80%.
Enquanto isso, 64% dos consumidores dizem que estão mais propensos a comprar um produto ou serviço após assistirem a um vídeo sobre ele.
Ou seja, entre as vantagens do marketing de conteúdo em vídeo está a possibilidade de melhorar seus números em diferentes fases da jornada do cliente:
- atração;
- conversão;
- venda.
Abaixo, separamos um exemplo de vídeo da Forever Liss, uma empresa B2C que usa o YouTube na publicação de seu material audiovisual, que também é compartilhado nas redes sociais e blog. Entretanto, mesmo que o seu negócio seja B2B, os vídeos também são excelentes opções para gerar resultados.
#5 Podcasts
Os podcasts são um conteúdo digital em formato de áudio, semelhante a programas de rádio, que podem ser ouvidos usando a internet.
De acordo com estimativa do Ibope, mais de 34 milhões de pessoas são ouvintes de podcasts no Brasil. Ou seja, você tem acesso a um público bem amplo ao usar esse tipo de formato.
Um dos benefícios do podcast é que o ouvinte pode escutar o seu material enquanto realiza outra atividade, como trabalho ou organização da casa.
Isso torna o conteúdo mais acessível e fácil de acompanhar. Contudo, visando gerar interesse, lembre-se de produzir materiais de alto valor.
#6 Ebook
Seguindo a ideia de que uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é a possibilidade de usar essa estratégia em todas as etapas do funil de vendas, o ebook vem fechando com chave de ouro a nossa lista de ações essenciais.
Oferecer materiais ricos como ebook, planilhas e infográficos é uma forma de transformar um visitante do seu site em um lead, para então nutri-lo usando, principalmente, o e-mail.
Esse formato contribui solucionando as dúvidas dos potenciais consumidores, estreitando relacionamento, aumentando a reputação da marca e direcionando os compradores às etapas finais do funil de compras.
Além disso, a conversão de um usuário em lead contribui com a redução do custo de aquisição de clientes.
Agora, sim, você tem um checklist completo com as principais estratégias do mercado, para guiar sua produção.
Lembre-se sempre de compartilhar informações de valor, que solucione as diferentes demandas das personas da companhia.
A estratégia de conteúdo faz parte de um plano de Inbound Marketing, que atende às novas demandas do mercado, nessa era de transformação digital.
Alcançar bons resultados vai além de publicar posts nas redes sociais, e vimos isso por aqui, não é mesmo?
Você pode contar com os especialistas da a/b lab na criação de um plano eficiente e completo para sua estratégia de marketing de conteúdo. Nossa equipe idealiza o projeto e te ajuda a executá-lo, considerando tudo o que é essencial na conquista de bons resultados de conversão e vendas.
Entre em contato com a nossa equipe e entenda tudo o que podemos fazer para acelerar seus ganhos com o marketing.