O que é conteúdo digital, como criar e lista com 5 (+5) tipos!

 O que é conteúdo digital, como criar o seu e quais são os principais tipos? Conceitos, dicas e exemplos para aplicar na sua estratégia de marketing. 

O que é conteúdo digital, tipos, como criar e exemplos [Manual]

Aprender o que é conteúdo digital permite que você acompanhe seus clientes em  potencial desde o topo até o fundo do funil de vendas, oferecendo informações relevantes em todas as etapas da jornada de compra deles.

De fato, o conteúdo digital se tornou uma importante estratégia de marketing e vendas para as empresas, especialmente se analisarmos dados como o da pesquisa feita pela Visual Objects, que indica que 76% dos consumidores olham para a presença online antes de visitar fisicamente uma empresa. 

Isso mostra que mesmo negócios que não são nativos digitais podem e devem usar o ambiente virtual para apresentar atrair compradores. Nesse cenário, a produção de conteúdo digital se torna essencial. 

O que é conteúdo digital?

O conteúdo digital é qualquer material criado, disponibilizado e consumido em plataformas virtuais, conectadas à internet, como sites, redes sociais, blogs, e-mail e mais. Pode ser de diferentes formatos como imagem, vídeo ou texto. Geralmente, tem o objetivo de educar, entreter, persuadir ou converter.

Um dos grandes benefícios do conteúdo digital é a possibilidade de acesso a qualquer lugar e hora, a partir de um dispositivo conectado à internet, seja um computador, smartphone ou tablet. 

Além disso, em alguns casos, como no de livros, a versão digital, habitualmente, é mais barata, ampliando a acessibilidade ao conteúdo. 

O mesmo podemos dizer, por exemplo, de cursos online que tendem a oferecer preços mais econômicos, uma vez que há a redução de custos diversos por parte de quem oferece o conteúdo. 

Contudo, no ambiente empresarial, os conteúdos digitais oferecem outros benefícios às empresas, como:

  • maior alcance de marca;
  • engajamento do público;
  • aumento do tráfego nas páginas institucionais;
  • promoção de produtos e serviços;
  • educação de consumidores;
  • construção de autoridade;
  • fortalecimento da presença online;
  • captação de leads e mais. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o conteúdo digital não é apenas a postagem no Instagram ou o vídeo no Youtube. 

Existem muitas outras opções que vão te ajudar a alcançar resultados eficientes nos diferentes momentos da jornada do cliente. 

Tipos de conteúdo digital: TOP 5 (+5) formatos para sua estratégia

Na lista de tipos de conteúdo digital que você pode usar em sua estratégia estão:

  1. Infográfico
  2. E-mail marketing
  3. Post-blog
  4. Ebooks
  5. Vídeo

1. Infográfico

Um infográfico é uma representação visual de informações ou dados visando torná-los mais interessantes, acessíveis e compreensíveis.

É ideal para simplificar informações complexas e pode abordar dezenas de assuntos como:

  • resultados de pesquisas de mercado;
  • apresentação de passo a passo;
  • fluxos de trabalho;
  • comparações e muito mais.

Fonte: Nova Escola

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma maneira direta de se comunicar com pessoas que conhecem a marca, sejam clientes antigos ou leads que tiveram interesse em iniciar e manter uma comunicação com você. 

Para ter sucesso com essa estratégia, o conteúdo compartilhado por e-mail deve ser segmentado e os contatos não devem ser comprados, mas sim conquistados, a partir de estratégias eficientes e inteligentes de captação de leads

Existem diferentes tipos e objetivos para uma ação de e-mail marketing, entre os principais modelos desse formato de conteúdo digital estão:

  • newsletter;
  • e-mail sazonal;
  • e-mail promocional;
  • e-mail de boas-vindas;
  • e-mail para clientes inativos;
  • e-mail para e-commerce;
  • mensagem de pós-venda, entre outros. 

3. Post-blog

Um post é um tipo de conteúdo em formato de texto que você publica no blog da sua empresa, geralmente, associado ao seu site. 

Empresas B2B, B2C ou e-commerces, todos podem aproveitar os benefícios que esse formato de conteúdo digital oferece, incluindo a participação fundamental do formato em uma estratégia de SEO.

O SEO, Search Engine Optimismo ou otimização para mecanismos de busca, tem como foco posicionar as páginas do site da sua empresa nas primeiras posições do Google para pesquisas relacionadas ao nicho de mercado em que a sua empresa está inserida. 

Com esse intuito você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner para encontrar quais são as principais dúvidas que potenciais clientes possuem e pesquisam, e respondê-las em seu blog.

4. Ebooks

Um ebook é um tipo de livro em formato digital que atualmente tem um papel crucial em um plano de geração de leads

Afinal, o ebook funciona como material rico, com informações mais aprofundadas sobre determinado tema. 

Logo, ele funciona como moeda de troca: você, gestor da empresa, oferece o conteúdo digital, enquanto um usuário compartilha os dados pessoais como nome e e-mail, para acessar o material.

A sugestão é que você crie uma página (landing page) para disponibilizar esse conteúdo e divulgue o link dela em suas redes sociais, post blog e anúncios.   

5. Vídeo

O vídeo é um conteúdo audiovisual que oferece resultados muito interessantes para as empresas que investem neles. 

Você sabia, por exemplo, que 71% dos compradores visualizam conteúdo em vídeo no início do processo de compra, e que empresas que publicam conteúdo em vídeo têm uma taxa de conversão 4,8% maior do que aquelas que não o fazem? Esses dados foram divulgados pelo site Conversion e foram encontrados, respectivamente, pela Hubspot e Aberdeen.

Na prática, esses dados indicam que investir nesse tipo de conteúdo digital pode alavancar os números de suas ações de marketing e vendas.

Veja o exemplo do vídeo abaixo. Ele foi produzido pela Bitso, uma corretora de criptomoedas, com um canal no Youtube sobre o assunto. Ela usa a ferramenta para educar e atrair potenciais interessados nesse formato de aplicação financeira. 

Além desses cinco principais tipos de conteúdos digitais, você também pode investir na criação de outros formatos com alto potencial de atração, nutrição e conversão de usuários que buscam informação online. Entre as outras opções que você encontra no mercado estão:

  • podcast;
  • curso online;
  • planilhas;
  • lives;
  • publicações em redes sociais.

Como criar conteúdo digital?

Criar um conteúdo digital deve ser um processo atrelado à sua estratégia de marketing, logo deve considerar as etapas de:

  • atração;
  • nutrição;
  • conversão;
  • qualificação;
  • vendas.

Além disso, eles devem abordar temas de interesse de seus clientes em potenciais, 

sendo essencial que você conheça o perfil de comprador que deseja para a empresa. 

Lembre-se também de monitorar seus resultados para entender o tipo de conteúdo digital que está oferecendo os melhores números de retorno sobre investimento. 

Para isso, é possível verificar os relatórios que as próprias redes sociais oferecem, bem como instalar em seu site e blog a ferramenta do Google Analytics

Agora, sim, você tem uma boa base para começar a criar conteúdo digital e ter sucesso com a sua estratégia. 

Entretanto, você pode ter um salto de performance com a ajuda da a/b lab e toda nossa equipe de especialistas em marketing digital. Estamos prontos para criar estratégias que o seu negócio precisa para alcançar o alto desempenho. Converse com um de nossos especialistas, hoje mesmo!