Aprenda o que é motion graphics! Conheça quais são as principais técnicas, estilos mais utilizados e como fazer o seu próprio “motion”!
Você sabe o que é motion graphics? Entenda agora o que é, suas técnicas e estilos!
O motion graphics é o nome utilizado para caracterizar o processo de animar gráficos, dando movimento a eles, seja em um vídeo ou em alguma apresentação visual que você queira criar.
A partir da aplicação das técnicas de motion graphics é possível animar formas, elementos gráficos, textos, ícones e imagens, independente do software utilizado.
Para você ter uma ideia mais completa sobre o que é motion graphics, aprender técnicas, tipos e como fazer, continue conosco que vamos te mostrar tudo o que ele pode te proporcionar.
Boa leitura!
O que é motion graphics?
Motion graphics é o nome que damos a criação de elementos gráficos em movimento. Estes gráficos podem ser vetores, textos, ilustrações e imagens em geral. O motion graphics consiste em animar estes elementos para criar informações visuais relevantes, facilitando o compartilhamento de informação ou, simplesmente, atraindo a atenção do espectador.
Sabe aquele canal de vídeo que você assiste no YouTube, com uma introdução cheia de animações? Esse conjunto de gráficos animados é o motion graphics.
Sabe aquele gráfico animado que você viu no site de uma empresa, em formato de GIF? Também é um exemplo de motion graphics.
Quais são os tipos de motion graphics mais conhecidos?
Existem diferentes tipos de motion graphics, cada um em seu nicho e com suas particularidades e estilos. Segue abaixo alguns dos exemplos mais comuns.
Vinheta de abertura
A vinheta de abertura em vídeos é um dos usos mais comuns do motion graphics. Seja para séries, filmes ou em conteúdos do Youtube.
No Youtube, uma vinheta de abertura com motion design é praticamente a regra. Quase todas possuem algum elemento de motion graphics.
Isso acontece porque eles são visualmente atraentes e se encaixam perfeitamente no formato de vídeo para a rede social, que precisam atrair e reter o espectador, em poucos segundos.
Animação de personagem
A animação de personagem é um tipo de motion graphics bem específico, mas muito utilizado em campanhas publicitárias, vídeos instrucionais, ou mesmo em vinhetas infantis.
Esse também é um tipo de motion graphics voltado para vídeo, assim como a vinheta de abertura.
UX motion
O UX motion é um tipo de motion graphics utilizado para adicionar animações em interfaces como aplicativos, softwares e sites.
Com o UX motion você dá mais vida a ícones e elementos dentro destas plataformas, contribuindo para a experiência do usuário.
Broadcast design
O broadcast design é o tipo de motion graphics que você vê em programas de televisão, por exemplo.
Sabe aquela animação que entra na tela de um programa jornalístico mostrando o nome e a profissão de um entrevistado? Ou a animação ao lado do apresentador descrevendo detalhes da publicidade que ele está fazendo? Todos eles são elementos em motion graphics.
Logo Reveal
O logo reveal é um tipo de motion graphics que tem o objetivo de revelar a logomarca de uma empresa em forma de animação.
Se você puxar na memória, você será capaz de se lembrar de algum comercial de grandes empresas utilizando esta técnica. É bem comum que ao final, na hora de apresentar a logo, ela venha com alguma animação.
Quais são as mais conhecidas técnicas de motion graphics?
Existem muitas técnicas de motion graphics utilizadas atualmente. Mas algumas são mais comuns. Confira, a seguir!
Flat design
O flat design é uma técnica de motion graphics com elementos 2D, em estilo minimalista e sem muitos efeitos como texturas. Entretanto, isso não significa falta de estilo ou movimento.
No vídeo abaixo você consegue ver alguns exemplos.
Motion 3D
Essa é uma técnica de motion graphics que, como o próprio nome sugere, utiliza elementos em 3D na sua composição.
É um processo que exige um domínio técnico ainda maior do profissional que realiza a animação e também das ferramentas utilizadas para sua produção.
Confira mais um exemplo, no vídeo abaixo.
Colagem
A técnica é muito utilizada em campanhas publicitárias, vídeo clipes musicais e aberturas de programas, em geral.
Ela consiste em utilizar recortes de fotos e imagens com diversos outros elementos e efeitos., como você pode verificar, a seguir.
Frame a frame
A técnica de motion graphics frame a frame também é bem conhecida e consiste em criar uma animação, literalmente, quadro a quadro.
Para aplicar o modelo é preciso desenhar cada pequeno movimento de um personagem ou cena, e depois montar estes quadros em sequência no computador. É a boa e velha animação clássica.
Segue um exemplo em vídeo:
Como fazer motion graphics?
Agora que você aprendeu o que é motion graphics e as diversas técnicas e estilos, deve estar se perguntando como fazê-lo, não é mesmo?!
Para fazer motion graphics você precisará aprender a lidar com softwares que vão te auxiliar na criação, e cada ferramenta possui a sua curva de aprendizado e dificuldades próprias.
Dito isso, segue alguns exemplos de sistemas que podem ser utilizados por você, para dominar como fazer motion graphics:
Agora que você aprendeu o que é motion graphics e tudo o que envolve sua criação, ficará mais fácil entender se esta é uma área interessante para você, ou mesmo como funciona este recurso que você poderá precisar um dia em sua empresa.
O motion graphics é uma forma muito interessante de apresentar ideias, informações ou mesmo apresentações lindas e visualmente incríveis.