Como criar um Instagram profissional? + 5 dicas de conteúdo

Aprenda como criar um Instagram profissional, estratégias para crescer o perfil e dicas de conteúdo para divulgar sua marca na rede social.

Como criar um Instagram profissional? 5 dicas

A rede social mais lembrada pelos usuários no Brasil é uma ferramenta essencial para a presença digital de empresas na internet, concorda? Porém, para aproveitá-la ao máximo, você precisa aprender como criar um Instagram profissional.

A rede do grupo Meta foi citada por 56,4% dos entrevistados na pesquisa Top Of Mind da agência Conversion, na categoria Redes Sociais, seguida por suas marcas irmãs, Facebook (30,8%) e WhatsApp (4,4%).

Outro fator que reforça a vantagem de crescer no Instagram é o número de usuários. A plataforma alcançou 113,5 milhões de usuários no Brasil no início de 2023 e os anúncios veiculados tiveram alcance equivalente a 52,6% da população total nesse período.

Então, construir um posicionamento sólido na rede, divulgando conteúdo de qualidade e mostrando o valor que seu serviço ou produto agrega, contribui para alcançar seus objetivos de marketing.

Se você tem dúvidas de como direcionar sua presença digital dentro do Instagram, continue a leitura do artigo e aprenda algumas dicas para ter um perfil forte na rede.

Passo a passo: como criar um Instagram profissional

Para criar um Instagram profissional, primeiro, você faz um perfil de usuário normal na rede social. Baixe o aplicativo e siga os passos para a criação de uma nova conta. Uma dica é usar um e-mail profissional no cadastro e escolher um nome de usuário claro, de preferência, o nome da empresa.

Com o perfil criado, adicione uma foto ao perfil, uma descrição objetiva do negócio e um link para o site ou canal de contato principal da empresa. 

Feito isso, a próxima etapa é mudar o perfil para uma conta profissional. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o menu Configurações, clique em Configurações e privacidade, depois, no submenu ‘Para profissionais’ em ‘Tipo e ferramenta da conta’ e, por fim, clique em ‘Mudar para conta profissional’.
  2. Escolha a categoria que melhor representa a sua empresa e a selecione.
  3. Pronto! Você acabou de transformar sua conta em um Instagram profissional.

Essa mudança na configuração permite que você tenha acesso a todas as métricas importantes para analisar o crescimento da página, como cliques, visualizações, alcance, perfil dos seguidores por idade, gênero, região e muito mais.

Como crescer no Instagram?

Para crescer no Instagram é essencial ter uma estratégia de conteúdo digital consistente, que trabalhe temas relevantes para o público, além de um orçamento para investir em anúncios de ações-chave para os objetivos da sua empresa.

Confira o que você deve fazer para ter sucesso com a criação de conteúdo na plataforma: 

1. Crie conteúdo original

Para aumentar o potencial de alcance dos seus posts na rede, foque na criação de conteúdo original para sua marca. 

Ao planejar o marketing de conteúdo, pense nos temas que se relacionam com a marca e que comunicam melhor seu propósito. Uma boa pesquisa de palavras-chave ajuda a direcionar as principais categorias para trabalhar.

Formato de conteúdo

Há algum tempo o Instagram não é mais uma rede apenas de fotos. Por isso, aproveite todos os formatos de conteúdo disponíveis — Reels, vídeo ao vivo, stories e carrosséis. 

Foque em vídeos rápidos e autênticos, com uma boa edição. Outra ideia é misturar fotos e vídeos nos carrosséis para criar uma conexão entre cada parte, montando uma história. Sua criatividade é que manda!

Legendas

A legenda apresenta o conteúdo. Apesar de muita gente não ler e focar exclusivamente no corpo da mensagem, não pule essa parte. A dica é ser objetivo e começar o texto passando as informações mais importantes primeiro. 

Frases curtas e diretas facilitam a compreensão e favorecem a leitura rápida (lembre-se que a maioria das pessoas acessa o Instagram pelo celular). Defina o tom de voz da marca e escreva dirigindo-se diretamente aos usuários, criando chamadas para ação simples e diretas.

Hashtag úteis

O objetivo das hashtags dentro do Instagram é agrupar conteúdos sobre o mesmo tema, facilitando a pesquisa dos usuários e permitindo que eles sigam as tags de interesse e acompanhem as publicações.

Para aproveitar esse potencial, pesquise as melhores opções de hashtag para cada publicação. Além disso, marque o local da sua empresa na postagem para que os usuários a localizem facilmente. 

Os perfis profissionais podem criar uma loja no perfil com categorias de produtos e adicionar tags nas publicações para destacar que um item ou serviço pode ser adquirido online. 

2. Invista em parcerias

A colaboração é o melhor caminho para crescer e divulgar um Instagram para negócios. Pesquise empresas e profissionais atuando em nichos complementares ao seu, como consultores, por exemplo. 

Outra estratégia em alta é o marketing de influência. Pesquise influenciadores locais que investem na criação de conteúdo qualificado e profissional e proponha ações conjuntas.

3. Use as opções de anúncio estrategicamente

O Instagram também dá a opção de “turbinar publicações”, ou seja, de criar anúncios a partir das publicações do perfil. 

O principal para que essa estratégia resulte em crescimento é que as postagens promovidas sejam bem construídas com imagens atrativas e textos bem escritos. Definir um orçamento mensal também ajuda a manter a frequência de investimentos.

Como divulgar o Instagram: 5 dicas de conteúdo

Nas redes sociais, o conteúdo é o principal fator de engajamento e para acertar precisamente o seu público-alvo, siga as seguintes dicas para divulgar o seu perfil:

  1. Conte histórias: as pessoas gostam de ouvir outras falando, conte como começou sua jornada empreendedora ou a história do produto que está lançando. 
  2. Dê contexto às publicações: sempre escreva uma legenda para as postagens e o mesmo vale para stories e Reels que podem ser acompanhados de frases curtas. Ex: vitrine do dia.
  3. Monte tutoriais: o ‘como fazer’ e ‘como usar’ são o pontapé de muitas buscas na internet. Dê instruções passo a passo para o público sobre os usos do seu produto ou serviço.
  4. Crie expectativa: preparou uma ação especial? Faça uma contagem regressiva ou anuncie que em 24 horas trará novidades no perfil. É uma estratégia simples, mas certeira!
  5. Organize as ideias em um calendário: defina o tipo, formato e tema do conteúdo para cada dia. Assim, você tem tempo de criá-los com calma e seguir o planejamento.

Leia também: Como planejar o marketing de conteúdo? TOP 9 dicas! 

Invista na sua estratégia digital

Além de criar um Instagram profissional, você pode expandir sua estratégia digital para outras redes, como Facebook e TikTok. O segredo do sucesso é integrá-las, criando um plano com objetivos de crescimento alcançáveis.

O time de especialista da a/b lab está preparado para analisar e propor as melhores soluções para que sua empresa alcance os resultados que deseja na internet.

Envie uma mensagem pelo nosso site e nossa equipe de vendas entrará em contato com você!