Empresas de marketing de conteúdo: 5 etapas do trabalho

Entenda o que é marketing digital e como empresas de marketing de conteúdo ajudam a montar estratégias competitivas que dão resultado.  

Empresas de marketing de conteúdo e seu papel na estratégia digital

As marcas estão de olho no potencial de alcance das mídias digitais para alavancar suas marcas e as empresas de marketing de conteúdo são parceiras estratégicas para alcançar essa meta.

Afinal, o principal ativo que conecta pessoas e empresas é um conteúdo consistente e de alta qualidade, que gera valor. Tanto que existe uma área exclusiva para planejar os temas que serão trabalhados, pensando sempre nos melhores formatos para engajar.

Segundo o relatório State of Inbound, produzido pela Hubspot, a criação de conteúdo é prioridade para 80% dos profissionais de marketing. 

Ainda conforme o relatório, 42% afirmam que o número de campanhas nas quais trabalharam por trimestre aumentou de 2021 para 2022 e que não há indícios de que essa tendência desacelere.

Seu objetivo é criar conteúdo qualificado? Entenda o que é, como fazer e estratégias que empresas de marketing de conteúdo seguem na hora de montar um planejamento.

Boa leitura!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de promoção de marca para atrair clientes por meio da criação e compartilhamento de informações valiosas e relevantes, que resolvam os problemas do público-alvo e respondam às suas principais dúvidas. Quando bem feito, contribui para a empresa crescer, gerando reconhecimento e vendas.

Vídeos, artigos de blog, e-books, ferramentas e postagens em redes sociais são alguns dos formatos possíveis de explorar na hora de planejar o marketing de conteúdo.

É importante destacar que, nesse método, o objetivo não é fazer propaganda direta da marca, mas sim chamar a atenção por meio de materiais úteis que ajudem as pessoas a resolver problemas.

Por exemplo, uma empresa que vende produtos para cabelos cacheados e crespos pode produzir conteúdos que ensinam como cuidar desses tipos de fio. É uma forma de oferecer conhecimento e, ao mesmo tempo, mostrar como os itens vendidos facilitam os cuidados.

Leia também: 7 benefícios do marketing de conteúdo e como implementar.

Como fazer marketing de conteúdo?

O primeiro passo é reunir insights, orientações e objetivos. As empresas de marketing de conteúdo ajudam nessas tarefas, orientando cada passo da estratégia, incluindo todas as boas práticas de SEO recomendadas. Confira o passo a passo de como o processo é feito:

1. Descubra quem é o público-alvo

Saber quem é o público-alvo do negócio é fundamental para as empresas de marketing de conteúdo entenderem as necessidades e principais dúvidas que a marca pode ajudar a responder online. Para isso, responda às seguintes perguntas:

  • Qual a faixa etária do público-alvo? 
  • Onde essas pessoas moram? 
  • Quais são seus canais de mídia social favoritos? 
  • Quais são seus objetivos, desafios ou necessidades? 
  • Como e por quais motivos usam o produto ou serviço da marca?

Esses dados ajudam a criar um ou mais perfis de compradores, chamados de buyer persona, ou apenas persona, para a marca.

2. Faça uma análise de concorrência

Outro passo importante para ter uma estratégia de marketing de conteúdo competitiva é analisar o que os concorrentes estão produzindo. O objetivo é descobrir quais são os temas mais abordados e ações que chamaram a atenção. 

Além disso, essa busca ajuda a ter insights do que ainda não foi explorado por meio de comentários e feedbacks de usuários. Use ferramentas de SEO, como Ubersuggest e SEMrush, para responder às seguintes perguntas: 

  • Que tipo de conteúdo os concorrentes estão criando? 
  • Quais canais eles utilizam e minha empresa não?
  • O que gera mais engajamento em suas redes sociais?

3. Defina objetivos com o marketing de conteúdo

Como em qualquer trabalho, as empresas de marketing de conteúdo priorizam a criação de metas para acompanhar a evolução do trabalho desde o começo. Porém, as definições precisam ser assertivas. 

Uma ferramenta de gestão muito útil é a técnica SMART, que guia o processo de definição, propondo que cada meta seja:

  • específica;
  • mensurável;
  • atingível; 
  • relevante;
  • temporal (tenha um prazo definido).

Dessa forma, fica mais fácil definir o investimento necessário, equilibrando os custos com o orçamento disponível e estimando um retorno do investimento desejado.

4. Crie um funil de conteúdo 

O funil de conteúdo é dividido em três partes principais e o conteúdo de cada uma atende ao que o público-alvo está procurando no momento:

  • Atração: o usuário quer aprender sobre as potenciais soluções para seu problema ou desejo. Exemplo: conteúdos que explicam “o que é” ou “como fazer”;
  • Educação: o usuário já está ciente das soluções disponíveis e começa a buscar conteúdos que ajudem a comparar recursos e benefícios. Conteúdo do tipo “o melhor tipo de…” são um exemplo;
  • Conversão: o conteúdo é mais promocional, pois o usuário está pronto para conversão, e foca em vantagens, formas de uso e demonstrações (teste grátis, amostra, etc.). 

O funil ajuda a diversificar os temas e formatos de conteúdo, atendendo aos objetivos de cada etapa e, consequentemente, às metas de marketing do negócio.

5. Monte um plano editorial e um calendário de conteúdo

O último passo que as empresas de marketing de conteúdo orientam é a montagem do plano editorial e do calendário de conteúdo

O plano reúne os assuntos mais relevantes que se conectam com a oferta da marca e com os interesses do público-alvo. Separe os assuntos por categorias para organizar o calendário e explorar todos os temas em diferentes formatos ao longo das semanas.

Qual estratégia de marketing de conteúdo seguir?

A melhor estratégia de marketing de conteúdo é aquela criada de forma personalizada para a marca com base em objetivos de negócio claros. Desta forma, é possível planejar conteúdo digital inédito e realmente competitivo no mercado. Algumas dicas finais para afinar o planejamento são:

  • Dê total atenção à pesquisa de público, pois ela traz informações valiosas.
  • Crie conteúdo humanizado que gere conversas com e entre a audiência.
  • Foque na criação de conteúdos inéditos e enriqueça-os com dados reais.
  • Varie os formatos de conteúdo (vídeos, podcasts, newsletter, infográficos, etc.).
  • Analise as métricas de desempenho do conteúdo e use-as para fazer melhorias.

Todo esse trabalho é guiado por empresas de marketing de conteúdo especializadas em ajudar outras empresas a alcançar seus objetivos de marketing digital.

A a/b lab assessora e desenvolve estratégias de performance e comunicação digital que negócios precisam para crescer e se destacar no mercado. 

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