Como crescer o Instagram organicamente? 15 dicas!

 Explore todo o potencial da terceira rede social mais usada no Brasil. Confira como crescer o Instagram com 15 dicas incríveis!

Como crescer no Instagram? 15 dicas para se destacar nessa rede social

Saber como crescer no Instagram é uma maneira de ajudar sua empresa a se destacar na internet, chamar a atenção dos consumidores e, por consequência, vender mais e elevar o faturamento.

Tudo isso é possível porque o Instagram é a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros. Isso significa que explorar essa adesão pode gerar boas oportunidades de negócios para sua marca.

Segundo o relatório produzido pelas companhias We Are Social e Meltwater, o Instagram ocupa esse lugar no ranking — atrás apenas do WhatsApp e do YouTube — por contar com 113,5 milhões de usuários ativos no Brasil (dados do início de 2023).

Para você ter uma ideia do potencial dessa rede social, os anúncios publicados nela têm alcance de 52,6% entre todos os usuários. Do público brasileiro que acessa os anúncios do Instagram, 57,9% são mulheres e 42,1% são homens.

É ou é não é um cenário bem interessante de ser explorado? Por isso, é fundamental você saber como crescer no Instagram, especialmente sem precisar lançar mão das postagens pagas.

Quer saber como fazer isso? Basta seguir a leitura para conferir!

Como crescer no Instagram? As 15 principais dicas!

É possível crescer no Instagram de forma orgânica, sem depender totalmente dos anúncios pagos.

Para conseguir isso, existem algumas boas práticas que você pode adotar. As principais são:

  1. conheça bem seu público-alvo;
  2. defina seus objetivos;
  3. entenda como o algoritmo do Instagram se comporta na sua rede;
  4. crie uma bio do Instagram profissional;
  5. mude sua conta para comercial; 
  6. mantenha o perfil organizado;
  7. utilize as hashtags certas;
  8. use CTAs interessantes;
  9. publique em horários estratégicos;
  10. tente formar parcerias;
  11. interaja com os seguidores;
  12. não deixe ninguém sem resposta;
  13. monte um calendário de postagens;
  14. automatize suas postagens;
  15. teste novos formatos de conteúdos;
  16. preze pela qualidade do que será publicado;
  17. acompanhe os dados e resultados obtidos.

1. Conheça bem seu público-alvo

Conhecer com quem e para quem está falando é primordial para saber quais tipos de conteúdos produzir. Por isso, o primeiro passo de como crescer no Instagram é identificar o perfil do seu público-alvo, considerando pontos como:

  • quais informações buscam relacionadas à sua marca;
  • tipo de conteúdos que preferem consumir;
  • objetivos que pretendem alcançar com produtos e/ou serviços como os oferecidos por sua empresa.

2. Defina seus objetivos

Mas assim como saber os objetivos do público-alvo é importante, saber os seus também é. Portanto, defina por quais motivos quer aumentar sua presença no Instagram, por exemplo, aumentar o poder de atração da marca, ou usar a plataforma como um canal de venda.

A partir dessa definição fica mais fácil seguir para os próximos passos e, principalmente, para a criação dos conteúdos que serão postados.

3. Entenda como o algoritmo do Instagram funciona na sua rede

O algoritmo do Instagram tem como principal base o engajamento. Na prática, significa que ele tende a apresentar seus conteúdos para as pessoas que mais interagem com ele.

Para chegar àquelas que ainda não têm tanta interação com seu perfil, o ideal é fomentar a participação dos seguidores nos posts, pedindo, por exemplo, para compartilharem e/ou comentarem suas postagens.

4. Crie uma bio do Instagram profissional

A bio do Instagram onde você deve apresentar brevemente sua empresa. Por ser um espaço bastante limitado, é bem importante utilizá-lo com inteligência.

Assim, uma bio do Instagram profissional é aquela que:

  • tem informações diretas sobre o seu negócio;
  • hashtags compatíveis com seu mercado;
  • link de contato ou divulgação de outras redes sociais.

Aqui vai uma dica extra! Para apresentar vários links aos seguidores, você pode usar ferramentas próprias para isso, como o Linktree, que é a mais conhecida e vista nas bios profissionais.

5. Mude sua conta para comercial

E por falar em formatos profissionais, outra estratégia essencial de crescimento no Instagram é mudar sua conta para comercial. Isso é feito de forma simples e rápida no próprio app da rede social, e ajuda a elevar a credibilidade do seu perfil e, consequentemente, das suas postagens.

6. Mantenha o perfil organizado

Um perfil organizado, ou feed organizado, é aquele que segue a identidade visual da marca. Isso significa usar cores, tipos de letras, imagens, entre outros, alinhados com o estilo utilizado pela empresa.

Somado a isso, é bem interessante que as postagens tenham um sequência e não sejam montadas com informações aleatórias ou desconexas entre si.

7. Utilize as hashtags certas

Outra dica de como crescer no Instagram é usar hashtags, que são palavras-chave com o símbolo da cerquilha (#) na frente. Utilizá-las ajuda que seus conteúdos sejam encontrados nas pesquisas. 

Mas, atenção! Apesar de o Instagram permitir até 30 hashtags, usar tudo isso tende a deixar seu post poluído, além do risco de ser considerado spam pelo algoritmo hashtags. Por isso, o ideal é utilizar até cinco, devidamente alinhadas com o assunto da postagem e com seu público-alvo. 

8. Use CTAs interessantes

Os CTAs — call-to-action, que em português significa chamada para ação — levam seus seguidores a tomarem alguma atitude. Por esse motivo, também ajudam no engajamento.

No caso, você pode sugerir para compartilharem a postagem, curtir, clicar no link que está na bio, marcar um amigo, entre diversas outras ações que ajudarão na promoção do que está sendo apresentado no post.

9. Publique em horários estratégicos

Em linhas gerais, os melhores horários para publicar no Instagram são aqueles nos quais seu público-alvo está online. Todavia, essa não é uma regra, mas pode ser um bom caminho a ser seguido.

Uma forma de saber quais são esses horários é considerando o perfil do negócio. Por exemplo, se é uma empresa que trabalha em horário comercial, não adianta muito fazer postagens às 20h. Se for uma pizzaria, publicar às 10h de uma segunda-feira também não surtirá o efeito esperado, entende? 

Por isso, se quer aumentar seu engajamento nessa rede social, faça postagens em horários interessantes para as pessoas que deseja alcançar. Quanto a isso, vale a pena também testar diferentes horários e compará-los, a fim de identificar qual o melhor para o seu perfil nessa rede social.

10. Tente formar parcerias

Fechar parcerias no Instagram é uma boa maneira de divulgar sua empresa em outro perfil, que tenha público-alvo semelhante e com interesses em comum, sem ser concorrentes.

Ao fazer isso, você aproveita a audiência do parceiro para impulsionar a propagação da sua marca, o tende a aumentar o número de seguidores e, principalmente, de clientes.

11. Interaja com os seguidores

Por falar em número de seguidores, de nada adianta estar na casa dos milhares, ou até mesmo dos milhões, se não estabelecer um fluxo de interação com essas pessoas. 

Saiba que negligenciar essa abordagem significa perder o poder que essa interação pode ter sobre a presença da sua marca na web.

Uma forma de resolver isso é, por exemplo, criar enquetes, entre outras estratégias relacionadas que fomentem a participação dos seguidores. Lembrando que isso precisa estar alinhado ao perfil da sua empresa e, especialmente, o do seu público-alvo, pois, do contrário, não terá a adesão esperada.

12. Não deixe ninguém sem resposta

Dependendo do número de seguidores e do volume de engajamento, pode ser um tanto difícil responder a todos. Mas, no mundo ideal, não deixar ninguém sem resposta é essencial.

Nem que seja somente uma curtida no comentário do seguidor, é bem importante fazer algo que mostre as pessoas que você se importa com a interação delas. Do contrário, corre um grande risco de elas deixarem de ter essa presença no seu perfil.

Ah! E não se esqueça de responder também os directs, ok?!

13. Monte um calendário de postagens

Montar um calendário de postagens é fundamental para manter o fluxo de publicação de conteúdos, destacando que a periodicidade também faz toda a diferença para o engajamento e crescimento.

Somado a isso, ter um calendário montado evita que você esqueça de datas comemorativas importantes para o seu público e para o tipo de produto ou serviço que comercializa.

14. Automatize suas postagens

Muitas postagens para fazer? Sem problemas! Existem várias ferramentas que automatizam as publicações. Inclusive, tem uma nativa do Facebook/Meta (dono da Instagram) chamada Estúdio de Criação.

15. Teste novos formatos de conteúdos

Estamos falando muito em postagens, o que remete apenas a fotos e imagens, não é mesmo? Mas para quem realmente quer saber como crescer no Instagram, explorar outros formatos faz toda a diferença.

Por isso, inclua na sua estratégia também posts em formatos de vídeos, reels, stories e carrossel. 

16. Preze pela qualidade do que será publicado

E não caia na tentação de criar um conteúdo para postar no Instagram apenas para postar. Ainda que precise cumprir seu cronograma de postagem, faça isso com qualidade e sempre pensando o que aquela postagem pode agregar de interessante para os seus seguidores.

17. Acompanhe os dados e resultados obtidos

Por fim, e tão importante quanto, não deixe de monitorar os resultados da sua estratégia. A ideia aqui é verificar o que está dando certo e o que não está e precisa de ajustes.

No próprio perfil do Instagram é possível fazer esses acompanhamentos e verificar, por exemplo, contas alcançadas, contas com engajamento, crescimento mensal e mais. 

O que achou dessas dicas de engajamento no Instagram? Quer ter acesso a mais orientações como essas? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira os outros artigos que criamos para você!