Fatores de ranqueamento do Google: quais considerar?

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento do Google. Veja a lista com os 9 principais + 5 dicas de como melhorar o posicionamento das suas páginas

Quais são os principais fatores de ranqueamento do Google? 

Os fatores de ranqueamento do Google são todos os critérios que essa plataforma considera para posicionar organicamente as páginas nos resultados das pesquisas. Isto é, são os parâmetros que precisam ser atendidos para o conteúdo aparecer nas primeiras posições desse ranking.

Imagine um checklist com diversas especificações. É como se os robôs do Google olhassem o conteúdo e fizessem essa verificação. Quantos itens foram atendidos, mais a página sobe de posição e se destaca das demais.

Óbvio que isso é superimportante, concorda? Afinal, quanto mais seus links estiverem em evidência, maiores as chances de ele ser encontrado pelo seu público-alvo e mais elevado fica o poder de atração da sua marca. Consequentemente, a possibilidade de conquistar novos clientes também aumenta.

A questão é que há uma lista com, pelo menos, 200 fatores de ranqueamento do Google — sim, é muita coisa! 

Como é praticamente impossível atender todos esses critérios, neste artigo separamos os nove mais importantes para você. Ao final, veja também cinco dicas de como melhorar o posicionamento orgânico das suas páginas.

O que são fatores de ranqueamento?

Os fatores de ranqueamento são todos os critérios que o Google considera na hora de definir em qual posição orgânica uma página web deve estar nas pesquisas. Explicando de outro modo, é tudo o que um conteúdo precisa atender para se posicionar bem e conseguir destaque.

Sobre isso, há uma questão interessante: o Google oferece um guia de SEO para iniciantes, porém, ele não divulga quais são os parâmetros que considerar no seu ranking.

Então, como saber quais são? Bem, se você está se perguntando isso, saiba que um ou outro a plataforma até diz qual é. Entretanto, a maioria é descoberta a partir de estudos e, outra parte acaba sendo especulação mesmo.

Independentemente disso, o que você precisa ter bem claro em mente é que saber ao menos quais são os principais fatores de ranqueamento do Google é fundamental para conseguir posicionar bem suas páginas. Com isso, é possível mostrar relevância e chamar a atenção do seu público-alvo nas pesquisas web.

Como é feito o ranqueamento no Google?

O ranqueamento no Google é feito por meio da verificação do atendimento dos critérios estabelecidos por essa plataforma. Esse processo é realizado pelos robôs desse site, que fazem a varredura completa dos conteúdos, imagens e domínio (endereço web) em milésimos de segundos.

A ideia é checar quais páginas são mais relevantes para os usuários da plataforma, a partir de fatores predeterminados, dando as primeiras posições no ranking de pesquisa para as que atenderem mais itens.

Essa atividade é dividida em três etapas principais, que são:

  • rastreamento: os spiders, nome dos robôs do Google, pesquisam toda a internet para encontrar páginas novas ou atualizadas. Eles fazem isso seguindo os links de páginas que já foram indexadas;
  • indexação: quando descobre o que procura, os spiders colocam a página no índice de pesquisa do Google, que é uma gigantesca base de dados com tudo o que foi rastreado;
  • classificação: quando uma pessoa acessa o Google e coloca uma palavra-chave, ele busca nessa base as páginas correspondentes a ela. As que atendem melhor os fatores de ranqueamento são sugeridas em primeiro lugar desse ranking.

Os 9 principais fatores de ranqueamento do Google

Os fatores de ranqueamento do Google mais importantes, para os quais você deve direcionar sua atenção, são:

  1. posicionamento da palavra-chave;
  2. experiência do usuário;
  3. tempo de permanência do leitor na página;
  4. elementos da página;
  5. relevância dos links;
  6. responsividade;
  7. segurança;
  8. qualidade e originalidade do conteúdo;
  9. autoridade do domínio.

1. Posicionamento da palavra-chave

Com certeza as palavras-chave são o carro-chefe dos critérios do Google. Afinal, é por elas que as pessoas fazem as pesquisas.

Os spiders consideram o uso correto e a quantidade de palavras-chave ao longo do texto, e também a presença delas no título do artigo, URL (endereço web), meta título e meta descrição.

2. Experiência do usuário

Neste critério, entram pontos como:

  • tempo de carregamento das páginas;
  • layout do site;
  • qualidade das imagens;
  • links corretos e não quebrados;
  • facilidade de navegação;
  • entre outros.

Isto é, tudo o que pode melhorar ou atrapalhar a experiência de quem está acessando o conteúdo.

3. Tempo de permanência do leitor na página

Um fator de ranqueamento é que consequência do anterior é o tempo que a pessoa permanece na página. Afinal, quanto melhor a experiência entregue ao leitor, maiores as chances de ele ficar e ler tudo o que foi postado.

Para o Google, quanto mais a pessoa demora na página, mais ele entende que ela é relevante e, por isso, merece um bom posicionamento no ranking pesquisa. 

4. Elementos da página

Os elementos da página são tudo o que a compõe, por exemplo:

  • título e subtítulos;
  • textos alternativos
  • imagens;
  • metadescrição;
  • links internos e externos;
  • URL;
  • categorias;
  • certificado SSL;
  • entre outros.

Tudo isso é lido pelos spiders e precisam ser usados de acordo com os critérios do Google, os quais incluem tamanho e posicionamento correto no conteúdo.

5. Relevância dos links

Os links internos levam o leitor para outros conteúdos do mesmo site; já os externos para artigos tão relevantes quanto esses, e também interessantes para quem está lendo.

Na análise para ranqueamento, o Google vê como negativo links quebrados e aqueles cujos conteúdos têm baixa qualidade. O ideal é usar de outras páginas que já estão bem posicionadas e que trazem dados e informações confiáveis.

6. Responsividade

Um site responsivo é aquele que abre em diferentes telas sem perder a qualidade ou ficar lento. Isso quer dizer que as páginas devem abrir e funcionar exatamente iguais em computadores, notebooks, tablets, smartphones e outros dispositivos.

7. Segurança

Mecanismos de busca como o Google jamais aceitariam divulgar páginas com funções maliciosas, como spams, vírus e malwares. Então, se não quer que as suas sejam penalizadas por isso, é fundamental adotar algumas camadas de segurança, principalmente o protocolo https.

Trata-se de um protocolo de comunicação que usa a criptografia para proteger as informações transacionadas na web, aumentando a integridade, confidencialidade e privacidade do site.

8. Qualidade e originalidade do conteúdo

Plágio? Nem pensar! Rapidinho os spiders detectam quando algo é copiado de outro lugar. Ao fazer essa identificação, a posição da página no ranking de pesquisa do Google cai consideravelmente.

Por isso, publique apenas conteúdos originais e de qualidade, que são aqueles que trazem informações relevantes, atualizadas, de interesse do público-alvo e têm uma boa quantidade de palavras-chave (idealmente, acima de 1 mil).

9. Autoridade do domínio

O domínio é o endereço do site na web. Para o Google, alguns dos critérios que atribui a característica de autoridade para eles são:

  • idade do endereço, sendo mais bem avaliados os mais antigos;
  • ausência de penalização
  • correspondência exata da palavra-chave;
  • uso da palavra-chave no início;
  • entre outros relacionados.

Como melhorar ranqueamento no Google? 5 dicas!

Agora que você sabe quais são os fatores de ranqueamento do Google mais importantes, resta apenas descobrir como melhorar os do seu site, não é mesmo?

Para isso, nossas dicas são:

  1. mantenha seus conteúdos sempre atualizados;
  2. crie artigos realmente interessantes para os leitores, com boas informações, dados, e que ajudem a resolver as principais dores que têm;
  3. use as palavras-chave corretas na quantidade e nos lugares certos;
  4. construa uma estratégia de links relevante;
  5. garante a abertura das suas páginas em diferentes dispositivos, principalmente os móveis.

Gostou de saber como funciona o ranqueamento do Google? Que tal mais dicas para melhorar as suas páginas? Então, aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e leia também: