O que é PageRank? Quanto afeta seu marketing digital?

Veja o que é PageRank, como funciona essa métrica de relevância do Google + 5 dicas de como melhorá-la.

O que é PageRank e como melhorar essa métrica do Google?

Saber o que é PageRank é importante para melhorar a otimização dos conteúdos criados para o blog da sua empresa. Isso porque se trata de uma métrica que aponta a relevância de uma página web a partir da análise e contabilização dos links que ela recebe.

Criada por Larry Page, cofundador do Google — por isso se chama PageRank, devido ao sobrenome do seu idealizador — essa forma de mensurar a autoridade de um conteúdo considera diferentes critérios, para os quais são atribuídas notas. Quanto maior o resultado, mais relevante é a página e, por isso, será mais bem posicionada nas pesquisas.

Considerando que a análise dos motores de busca do Google é essencial para o seu conteúdo se destacar de outros na web, saber o que é PageRank pode fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital.

Para ajudar você com isso, criamos este conteúdo que fala tudo sobre essa métrica. Siga a leitura e descubra todos os detalhes agora mesmo!

O que é PageRank do Google?

O PageRank do Google é um algoritmo dessa plataforma criado para avaliar o nível de relevância de uma página web. Ele é tido como um dos fatores mais importantes de análise para ranqueamento dessa plataforma de pesquisa, por esse motivo, é tão relevante.

Como comentamos logo na abertura, saber o que é PageRank pode mudar os resultados da sua estratégia de marketing digital, ainda que não seja possível consultar as notas atribuídas pelo Google.

Desde 2016, os resultados dessa métrica não são mais divulgados para o público. Atualmente, ela se resume a uma métrica interna dessa plataforma de pesquisa, usada pelos motores de busca para analisar quais páginas web são mais relevantes e que, por isso, merecem estar nas primeiras posições.

Porém, atenção! O fato de não saber quais notas suas páginas receberam, não significa que você não deve se preocupar com o PageRank. O motivo é que, a partir do momento que o Google considera a relevância dos links que usa nos seus conteúdos, o ideal é dar atenção a eles, concorda? Do contrário, pode comprometer o posicionamento das suas páginas web.

Como funciona o PageRank?

Na explicação inicial sobre o que é PageRank, dissemos que essa métrica atribui notas aos links recebidos por um conteúdo, certo? Basicamente, essa mensuração funciona da seguinte maneira:

  • cada página web recebe uma avaliação que vai de 0 a 10, sendo zero menos importante e 10 mais importante;
  • essa nota é atribuída considerando a quantidade, qualidade e contexto dos links que a página recebe;
  • páginas com PageRank alto são aquelas cujos links atendem esses três critérios de avaliação; e as com PageRank baixo não atingem esse patamar.

Portanto, o ideal é não apenas trabalhar com a estratégia de links, mas também considerar esses fatores na hora de escolher qual usar. Logo, de nada adianta usar vários links se eles tiverem pouca relevância. Na verdade, essa característica não é bem-vista pelo Google e, por esse motivo, acaba impactando negativamente na nota da sua página web.

Como melhorar o PageRank? 5 dicas!

Agora que você sabe o que é PageRank e como essa métrica afeta o posicionamento dos seus conteúdos no ranking do Google, é bem provável que esteja pensando em como receber as boas notas nessa avaliação, não é mesmo?

Algumas das estratégias que você pode adotar para melhorar o PageRank das suas páginas são:

  1. explore bem os links internos;
  2. avalie os links externos antes de inseri-los;
  3. feche boas parcerias;
  4. corrija links quebrados;
  5. melhore outras estratégias de SEO.

1. Explore bem os links internos

Ao criar os conteúdos, não deixe de usar links que direcionam para as suas próprias páginas. Essa prática é chamada de backlink, e consiste em direcionar o leitor para o próprio site ou blog da sua empresa.

Lembre-se que quanto mais tempo os visitantes ficarem nas suas páginas, melhor para o ranqueamento.

2. Avalie os links externos antes de inseri-los

Links externos também são considerados pelo Google. Para adotar essa estratégia, você deve usar endereços de páginas web que têm relação com o que está no seu conteúdo, mas que não seja de concorrentes, nem de produtos e/ou serviços similares aos que oferece.

Porém, antes de usar esses links, analise a credibilidade do site/blog, se os artigos são bem escritos, se abordam assuntos relevantes, entre outros critérios semelhantes. 

Na dúvida, utilize portais de notícias confiáveis e conhecidos como CNN Brasil, sites oficiais de pesquisa, a exemplo do Statista, de órgãos governamentais como Agência GOV, entre outros desse formato.

3. Feche boas parcerias

Outra forma de explorar os links externos é fechando parceria com outros sites e blogs. A ideia é “trocar” conteúdos, em uma estratégia chamada de guest post.

Funciona mais ou menos assim: você escolhe uma empresa que tenha ligação com seu nicho e público-alvo e oferece a publicação de um conteúdo como convidado. Esse conteúdo será publicado no blog desse parceiro com links das páginas dele e das suas. Em troca, ele faz o mesmo. 

4. Corrija links quebrados

Tanto links externos quanto internos precisam funcionar perfeitamente. Ou seja, quando o leitor clicar ele precisa ser direcionado para a página certa. Erros nos endereços prejudicam a experiência do leitor, assim como afetam a análise dos motores de busca do Google.

5. Melhore outras estratégias de SEO

Mescle ao uso de links outras práticas que ajudam a melhorar o ranqueamento das suas páginas. No caso, estamos falando de técnicas de SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português quer dizer Otimização para Motores de Busca. Essa estratégia contempla diversas atividades que contribuem para posicionar suas página no Google, colocando-a nos primeiros lugares das pesquisas, tais como:

  • uso e posicionamento das palavras-chaves certas;
  • otimização das URLs (endereços web);
  • otimização das imagens;
  • entre outras.

Quer aprender mais sobre essa técnica? Então aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira estes conteúdos: