SEO e SEM: qual a melhor estratégia de marketing digital?

Veja o que é SEO e SEM, quais as diferenças entre essas duas estratégias, exemplos e como escolher a melhor para divulgar a sua empresa na internet.

SEO e SEM: quais as diferenças e qual a melhor estratégia?

SEO e SEM são dois tipos de estratégia de marketing digital que têm por objetivo gerar mais tráfego para o seu site ou página web. Ambas ajudam a atrair potenciais clientes e, por esse motivo, contribuem para aumentar o volume de vendas e de faturamento.

Apesar de terem o mesmo propósito, SEO e SEM tem algumas diferenças importantes, as quais podem impactar sua decisão na hora de escolher entre uma ou outra. Uma das mais significativas é que a primeira estratégia pode ser feita sem a necessidade de pagamento às plataformas de busca, como o Google; na segunda, isso já não acontece.

O motivo é o SEO é uma prática de ajuste de páginas web e conteúdos, que visa fazer os motores de busca encontrá-los mais facilmente e sugeri-los organicamente a quem está fazendo a pesquisa. Já SEM são anúncios pagos, que também são mostrados ao público, mas que exigem investimento financeiro para isso.

Achou interessante e quer saber mais detalhes para decidir quais das duas abordagens é a melhor para divulgar sua empresa na internet? Então, siga a leitura deste artigo e confira todos os detalhes!

O que é SEO e SEM?

SEO e SEM são estratégias de marketing digital. Ambas são usadas para posicionar melhor sites e páginas web em buscadores, especialmente o Google. A ideia é potencializar a divulgação de conteúdos, anúncios, artigos e outras peças na internet e, com isso, aumentar o número de conversões para a empresa.

SEO é sigla para Search Engine Optimization, que na tradução para o nosso idioma significa Otimização para Mecanismos de Busca. Como o próprio nome sugere, consiste em otimizar páginas de blogs e sites para alcançarem posicionamentos melhores nas plataformas de pesquisa.

Por meio do uso das palavras-chave certas, links, entre diversas outras práticas, é possível fazer com que os conteúdos fiquem nas primeiras posições do ranking de pesquisa. Quanto mais no topo estiverem, maiores as chances de as pessoas se interessarem e clicarem neles. Com isso, o poder de atração digital da empresa aumenta, bem como a possibilidade de fechar bons negócios.

Já SEM é a abreviação de Search Engine Marketing, que quer dizer Marketing de Mecanismos de Busca. O objetivo também é aumentar o tráfego dos sites e páginas web. Entretanto, para isso, são usados anúncios pagos, como o Google Ads.

Esses anúncios aparecem nas mesmas páginas de pesquisa das plataformas de busca, porém, acima dos resultados orgânicos, que são aqueles gerados por SEO. Por receberem mais destaque, chamam mais atenção de quem está pesquisando e isso eleva as chances de serem abertos.

Exemplos de SEM e SEO

Para ficar mais fácil entender o que são e como funcionam essas estratégias de marketing digital, veja abaixo alguns exemplos.

  • SEM:
    • anúncios na página de pesquisa do Google;
    • anúncios de display do Google (banners em sites parceiros dessa plataforma);
    • anúncios em vídeos do YouTube.
  • SEO:
    • otimização de títulos de artigos e meta descrição;
    • criação de conteúdos para blogs com o posicionamento correto das palavras-chave;
    • uso de links internos e externos para gerar autoridade para o conteúdo.

Quais as diferenças entre SEM e SEO?

A principal diferença entre SEO e SEM é o investimento financeiro. A estratégia de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) não exige que você pague ao Google ou outra plataforma de pesquisa nenhum valor para realizá-la.

Com as técnicas certas, é possível fazer esse processo internamente no seu negócio, ou contratar um profissional especializado ou empresa para realizar esse serviço. No caso, o gasto tem relação com a maneira como otimizará seu site e páginas web.

Agora, para fazer Marketing de Mecanismos de Busca (SEM) é preciso pagar os anúncios ao buscador, como acontece no Google Ads.

O Google Ads é a plataforma de publicidade digital do Google. Por ela, é possível criar anúncios para serem divulgados tanto nessa plataforma quanto em sites e aplicativos parceiros, a exemplo do YouTube, que já mencionamos.

O mecanismo de funcionamento é, basicamente, o mesmo do SEO. Isto é, são consideradas as palavras-chave do anúncio para mostrá-lo a quem está pesquisando.

Outras diferenças entre SEO e SEM

Além da questão do investimento, outras importantes diferenças entre essas duas estratégias de marketing digital são:

  • tempo de resposta: SEO é uma prática com resultados em longo prazo, já SEM tem potencial para retornos, praticamente, imediatos;
  • facilidade de mensuração: o SEM aponta claramente quantas pessoas clicaram no seu anúncio, o que ajuda a ajustar a estratégia, caso não esteja dando os resultados esperados; no SEO esse acompanhamento não é possível;
  • alcance: com o SEM você consegue atingir um público mais segmentado, potencializando as chances de conversão; o SEO leva a uma abrangência maior, porém, contribui para atribuir à sua marca a característica de autoridade na internet.

Entre SEO e SEM, qual a melhor estratégia?

Na verdade, não há uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende do que pretende alcançar com marketing digital e do orçamento que tem disponível para isso. 

Se quer respostas rápidas às suas investidas, o mais indicado é o SEM. Contudo, se seu objetivo é construir uma estratégia mais sólida e constante, o melhor é o SEO.

Ainda assim, não podemos deixar de sugerir o uso das duas práticas simultaneamente. Isto é, fazer anúncios pagos e otimizar suas páginas para ranquear melhor nas plataformas de pesquisa.

Trabalhando dessa maneira você tem a chance de explorar os benefícios de ambas as estratégias e, com isso, alcançar mais e melhores resultados.

Não sabe como fazer SEO nem SEM? Não se preocupe. Nós ajudamos você. Acesse agora mesmo o site da a/b lab e confira como.