A otimização de sites B2B para SEO ajuda sua empresa a ser encontrada em plataformas de pesquisas web. Veja como fazer isso com 3 boas práticas!
SEO para B2B: quais os segredos de uma boa estratégia?
Uma estratégia de SEO para B2B tem particularidades que a voltada para o mercado B2B não tem. Isso acontece porque a negociação entre empresas, comumente, tem um funil de venda mais complexo e extenso, exigindo diversas abordagens para atrair e converter clientes.
Outra questão é que, no modelo de negócio business to business, estão envolvidos mais tomadores de decisão, e é preciso considerar todos na hora de criar os conteúdos que serão postados no seu site, blog e redes sociais.
Por motivos como esses é que, para obter sucesso em uma estratégia de SEO para B2B é fundamental entender esse público-alvo, conhecer bem as características de venda para outras empresas e como relacionar tudo isso a práticas que posicionem suas páginas web entre as primeiras nas plataforma de pesquisa, como o Google.
Ainda não sabe como fazer isso? Então, siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre SEO para o mercado business to business.
O que é SEO para B2B?
SEO para B2B consiste na utilização de práticas de ranqueamento para que as páginas web de uma empresa, e todos os seus conteúdos, apareçam entre as primeiras sugestões dos sites e ferramentas de busca para outras empresas, de maneira orgânica. Isto é, sem precisar pagar para aparecerem.
Para esse conceito ficar mais claro, vale relembrarmos o que é SEO, concorda? A sigla se refere ao termo em inglês Search Engine Optimization, que traduzido para o nosso idioma quer dizer otimização para mecanismos de busca.
São diversas estratégias e boas práticas que ajudam a alcançar o posicionamento orgânico de sites, artigos para blogs, postagens em redes sociais, vídeos, entre outros tipos e formatos de conteúdo para a internet.
A ideia é que a otimização de sites para SEO coloque os conteúdos da marca entre os primeiros em plataformas de pesquisa, a exemplo do Google.
Assim, quando uma pessoa procura na internet uma palavra ou termo que esteja nessas produções, automaticamente os links para acessar a página que o aborda é apresentado pelo motor de busca.
Como você deve estar imaginando, ter presença na web é fundamental para atrair clientes. E o SEO para B2B é uma maneira de melhorar essa participação, sem precisar pagar para as plataformas de pesquisa divulgarem os conteúdos.
Qual a melhor estratégia de SEO para B2B?
A melhor estratégia de SEO para B2B é aquela que une boas práticas de otimização às particularidades do fluxo de venda entre empresas.
No mercado B2C, a negociação é feita diretamente para o consumidor final. É ele que precisa ser atraído pelos conteúdos criados, por isso, as abordagens devem ser elaboradas pensando nessa pessoa física.
Já no mercado B2C, o ciclo de venda é mais longo e, na maioria das vezes, envolve diversos profissionais até que o contrato seja efetivamente fechado.
Por esse motivo, ao criar uma estratégia de SEO para chegar organicamente a outras empresas, é preciso pensar em todos os tomadores de decisão com os quais você pode ter que se relacionar, quais seriam as principais dúvidas desse público e como eles buscariam pelas respostas na internet.
SEO: como fazer para o mercado B2B?
A essência de uma estratégia de SEO para B2C e B2B é, basicamente, a mesma. Isto é, você precisa otimizar suas páginas web para elas serem identificadas e sugeridas pelos motores de busca a quem usa a internet para procurar por produtos e/ou serviços.
Porém, como comentamos, quando se vende para outras empresas, é necessário trabalhar esse conceito de um modo um pouco diferente.
Assim, as três melhores dicas de otimização de sites SEO para o mercado business to business são:
- identifique as palavras-chave mais buscadas pelo público-alvo;
- posicione adequadamente esses termos no seu site e conteúdos;
- crie conteúdos evergreen.
1. Identifique as palavras-chave mais buscadas pelo público-alvo
Não há como posicionar bem suas páginas web sem usar as palavras-chave certas, que são os termos que uma pessoa digita nos sites de busca para encontrar o que precisa.
O mercado B2B tem como uma das suas características as palavras-chave de baixo volume de busca, pois se trata de assuntos específicos, não buscados pelo público geral.
Existem diversas ferramentas que ajudam você a encontrar as mais pesquisadas pelo seu público-alvo, inclusive o próprio Google.
Aqui, o ideal é não se limitar aos termos que apontam diretamente para os produtos ou serviços que sua empresa comercializa. Assim, identifique outros que se relacionam com sua atividade e que, por isso, podem ser interessantes para os profissionais que pretende atingir com seus conteúdos.
2. Posicione adequadamente esses termos no seu site e conteúdos
Com as palavras-chave devidamente identificadas, você já pode partir para a otimização do seu site e para a criação de conteúdos para o seu público-alvo.
Contudo, tenha em mente que não basta “jogar” esses termos aleatoriamente nas páginas web. Para os motores de busca encontrá-las, é preciso que eles estejam posicionados corretamente.
Algumas boas práticas nesse sentido são colocar as palavras-chave:
- nos títulos e intertítulos;
- na meta descrições;
- em imagens;
- ao longo dos textos de maneira fluida.
3. Crie conteúdos evergreen
E por falar em produção de conteúdo, não deixe de criar os de formato evergreen, que são aqueles que seguem relevantes mesmo com o passar do tempo.
No mundo corporativo, é comum que diversos assuntos sigam necessários e relevantes ao longo dos anos. Por exemplo, todos os gestores precisam saber como aumentar a produtividade dos times, melhorar a gestão financeira e reduzir custos, concorda?
Assim, se esses assuntos forem interessantes para o seu público-alvo, vale a pena criá-los e otimizá-los corretamente para SEO. Isso ajudará sua empresa ser encontrada na web, além de contribuir para posicionar sua marca como uma especialista no segmento, tornando-a uma referência na internet.
O que achou de saber mais sobre SEO para o mercado business to business? Quer entender mais sobre essa estratégia? Então, aproveite que está aqui, no blog da ABlab, e confira nossos outros artigos que falam sobre esse assunto, entre eles: