Link building para SEO: o que é e como aplicar? Guia básico

Guia essencial do uso de link building para SEO com tudo o que você precisa saber para começar e ter bons resultados com essa estratégia de SEO.

Link building no SEO: comece por aqui! Tudo o que você precisa

O link building no SEO é uma das estratégias mais importantes para quem visa ocupar o topo de um resultado pesquisa, em mecanismos como o Google.

Isso porque grande parte dos especialistas da área apontam que o link building é um dos principais fatores de classificação de uma página nos motores de busca.

Até os especialistas do Google, indicam que ele é o segundo elemento de classificação mais importante, estando apenas atrás do conteúdo

Diante de tamanha importância, a pergunta que fica é: afinal, o que é link building? 

Essa é a questão que respondemos ao longo deste material. Em conjunto, aproveitamos para compartilhar técnicas de link building para que você possa começar a aplicar o modelo imediatamente. 

Curtiu? Então, continue lendo e solucione as suas dúvidas!

Link building SEO: o que é?

Link building é uma estratégia de aquisição de hiperlinks que envolve a obtenção de links externos de outros sites, que direcionam um usuário para o seu canal. Um hiperlink permite que os usuários naveguem entre conteúdos, com um clique. A tática influencia o ranking da página nos mecanismos de busca.

No SEO, o link building indica aos mecanismos de busca que um conteúdo é relevante, afinal, ele está sendo citado por um domínio externo, como uma referência de material a ser visto.

Logo, o objetivo de uma estratégia de link building para SEO é aumentar a quantidade desses backlinks externos, ampliando, consequentemente, a relevância do conteúdo.

Dessa forma, quando você implementa uma estratégia de links building, o seu foco deve ser estimular outros sites a incluírem links que levem usuários para o seu site. 

Ao fazer isso, além de aumentar diretamente o tráfego de visitantes, a estratégia melhora a classificação das suas páginas nos resultados de pesquisas.

De maneira geral, quanto mais backlinks de qualidade uma página da web tiver, melhor será sua classificação em plataformas como o Google.

O que são links de qualidade?

Perceba que, ao apresentarmos o que é link building no SEO, destacamos a necessidade de buscar por links de qualidade. Mas, o que isso significa?  

De maneira geral, um link de qualidade vem de um site com autoridade de domínio, afinal, sites populares e bem estabelecidos têm autoridades altas, enquanto sites novos e menos conhecidos tendem a ter pontuações mais baixas.

Links de sites com bom índice de autoridade têm um impacto maior em seus resultados de SEO, e para medir isso, você pode contar com ferramentas de SEO como o SEMRush e a Moz.

Nesse cenário, vale a pena lembrar que alguns links são indesejados. Isso ocorre quando ele vem de fontes de baixa qualidade, como:

  • sites de spam;
  • diretórios de links irrelevantes;
  • sites que violam as diretrizes do Google.

Técnicas de link building: 4 ações eficientes para implementar

Entendido o que é link building no SEO, seguimos para as dicas de como aplicá-lo. 

Afinal, como obter backlinks de alta qualidade e melhorar a autoridade de domínio do site? 

Confira, algumas boas práticas, a seguir. 

#1 Criação de conteúdo de qualidade

Quando o assunto é estratégia de SEO, o marketing de conteúdo é rei! E mesmo quando o assunto é a geração de backlinks, ele não fica de fora. 

Afinal, por meio da produção de conteúdo relevante, outros canais podem se interessar pelo que você tem a dizer. Isso amplia as chances deles indicarem o seu blog ou site como referência sobre determinado assunto. 

Por isso, a primeira técnica de link building é: produza conteúdo relevante e informativo que seja merecedor de ser compartilhado por outros sites.

#2 Entre em contato direto com outros sites

Identifique sites relevantes em seu nicho e entre em contato com eles para solicitar a inclusão de links para o seu conteúdo. Isso pode ser feito por meio de e-mails, redes sociais ou formulários de contato.

Pesquise canais que tenham boa autoridade de domínio e atendam um público similar ao seu, mas que não sejam concorrentes. 

Ofereça um conteúdo produzido por você, para complementar algum material já criado pelo canal em questão. 

Uma forma de ampliar suas chances é produzindo conteúdos ricos, como infográficos, imagens, vídeos e ebooks. 

Esses modelos, geralmente, chamam bastante a atenção de blogs e sites, porque ajudam a melhorar a experiência do visitante.

#3 Invista em guest post

O guest post, ou post de convidado, é uma estratégia na qual um autor se disponibiliza para escrever um artigo como convidado em outro site ou blog. 

Esses artigos são geralmente relevantes para o nicho ou a indústria do site de destino e incluem links para o site do autor convidado. Logo, todo mundo sai ganhando! Por isso, geralmente, tem uma boa aceitação. 

Lembre-se de criar um material de alta qualidade, relevante para o canal que vai recebê-lo e que não seja spam ou pura publicidade. Evite a inclusão excessiva de links para o seu site, se limitando a três ou quatro. 

#4 Estabeleça parcerias e colaborações

Coordene parcerias com outros sites ou empresas para criar conteúdo conjunto ou realizar promoções cruzadas, o que pode resultar em backlinks mútuos.

Uma sugestão interessante é convidar um parceiro para uma entrevista ou se oferecer como entrevistado. 

Nesse formato, você compartilha o link do site do seu parceiro e ele compartilha links para o seu site.  

Caso você participe de colaborações em conteúdos de vídeo ou podcasts, solicite que links das páginas do seu blog e site sejam incluídos na descrição do episódio, por exemplo.

Qual é a importância do link building? 

Ao longo deste guia, citamos algumas razões para investir em link building e quais resultados esperar desse tipo de estratégia. Contudo, para que você não esqueça de nada e para incluir outras vantagens, resolvemos reunir os principais benefícios da tática, entre eles:

  • melhor autoridade de domínio;
  • aumento da visibilidade nos mecanismos de busca;
  • ampliação do tráfego direto;
  • redução da dependência de publicidade paga.
  • aceleração da indexação e rastreamento pelos mecanismos de busca.

Se o seu foco é no SEO, encerramos esse guia com uma pesquisa super interessante da  Conversion, que mostrou que as posições de 1 a 3 dos resultados do Google possuem o dobro de backlinks que as posições de 4 a 10. Com isso em mente, é hora de impulsionar seus resultados de link building e SEO, para ocupar o TOP 3!

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