Entenda o que é SEO no marketing, a importância da estratégia, exemplos de empresas que utilizam com sucesso e dicas para começar.
O que é SEO no marketing e qual a sua importância?
Ao pesquisar pelas principais estratégias digitais, com certeza, você vai se deparar com a pergunta: o que é SEO no marketing? A resposta está relacionada aos mecanismos que utilizamos para fazer pesquisas na internet.
O Google, por exemplo, utiliza mais de 200 fatores em seu algoritmo para classificar e indexar sites, apresentando uma lista das melhores opções nos resultados.
Para que um site ou página da internet seja bem posicionada no ranking orgânico, é preciso fazer um trabalho chamado de otimização para SEO.
Isso significa ajustar detalhes técnicos e no conteúdo das páginas de sites lidas pelo algoritmo, o que ajuda a ganhar autoridade e aparecer nos resultados das buscas.
Continue a leitura do artigo e entenda o conceito, a importância, exemplos e dicas para incluir o SEO na sua estratégia de marketing digital.
O que é SEO no marketing?
A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization e significa otimização para mecanismos de busca. Na prática, é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de sites, atraindo acessos orgânicos (não pagos) por meio dos buscadores.
Para alcançar esse objetivo, as empresas precisam ajustar detalhes técnicos para melhorar o desempenho das páginas (tempo de carregamento, layout responsivo, títulos, etc.) e ter uma estratégia de marketing de conteúdo para produzir materiais com qualidade.
O trabalho de otimização não visa apenas o Google, o buscador com a maior fatia do mercado e onde acontece a maioria das buscas. O SEO para Bing também é um trabalho relevante e, apesar de ter alguns detalhes diferentes, as boas práticas para otimização são similares.
O objetivo do SEO no marketing é fazer com que o site ranqueie entre as primeiras posições, que ganham mais cliques dos usuários. Para dar uma ideia, segundo medições do Backlinko, o primeiro resultado do Google recebe aproximadamente 32% de todos os cliques.
Qual a importância do SEO no marketing?
O SEO no marketing é um investimento fundamental na estratégia digital de uma marca porque os usuários confiam e dão seus cliques justamente para os sites que ranqueiam nas primeiras posições.
Para ser justo, as 10 primeiras posições do Google são as que têm chances reais de receber atenção do usuário. Ainda segundo o Backlinko, a posição n.º 1 nos buscadores têm 10 vezes mais probabilidade de receber um clique comparado ao resultado na 10ª posição.
Dessa forma, seguindo as boas práticas de SEO, as empresas criam uma rede conectada de estratégias de marketing que contribuem para ganhar visibilidade, reconhecimento e, claro, mais vendas.
Resumindo, as cinco razões pelas quais o SEO é tão importante no marketing são:
- aumentar o tráfego orgânico para o site;
- gerar um retorno do investimento (ROI) positivo;
- ampliar o reconhecimento da marca
- ganhar confiança do público-alvo;
- manter-se competitivo, pois a concorrência investe na estratégia.
Leia também >>> ROI do marketing de conteúdo: qual fórmula usar?
Exemplos de SEO no marketing
Ao longo do artigo falamos de SEO e marketing de conteúdo, isso porque as duas estratégias andam juntas. Na verdade, não faz sentido pensá-las de forma separada. A seguir, reunimos exemplos de marcas bem-sucedidas em suas estratégias digitais.
Banco PAN
O Banco PAN está ganhando destaque no mercado financeiro com uma série de ações de marketing digital. Recentemente, lançou a atriz Bruna Marquezine como embaixadora da marca, mas o trabalho vai além.
O blog do PAN é um canal de conteúdo otimizado para SEO, que responde por 43% do tráfego orgânico alcançado pela marca, além de ser uma ferramenta de conversão importante.
Os temas trabalhados são relacionados a assuntos de interesse geral da área de finanças, que são atemporais e escritos de forma didática.
Nestlé
Outro exemplo de empresa que trabalha SEO no marketing com sucesso é a Nestlé. Com um portfólio cheio de marcas e tradição no mercado, o que garante boas vendas, o plano de marketing de conteúdo contribui para mostrar a versatilidade dos produtos.
O site ‘Receitas Nestlé’ reúne receitas e dicas de culinária nas quais os principais ingredientes são os produtos da marca.
Outros formatos de conteúdo como e-book e cursos online também estão disponíveis, separados em categorias na plataforma, facilitando a navegação do usuário.
Editora Intrínseca
A Editora Intrínseca usa o SEO para atrair fãs de autores e livros que a empresa pública no país. A paixão pela leitura é um estímulo e o blog da editora fornece o conteúdo que os leitores desejam ter acesso.
Além das novidades editoriais, o blog possui colunistas que contribuem com análises e opiniões sobre o universo literário. Aliás, incluir nomes relevantes e conhecidos do público entre os colaboradores, atrai pessoas para o blog, aumentando a autoridade do site.
3 dicas de SEO no marketing para começar
Quer aplicar SEO no seu negócio? Reunimos algumas dicas para que sua estratégia seja bem-sucedida e traga bons resultados. Confira!
1. Procure uma agência para dar os primeiros passos
O trabalho de uma agência de marketing de conteúdo pode auxiliar nos primeiros passos da criação da estratégia de SEO. A experiência de profissionais especializados na área é útil porque ajuda a direcionar o trabalho e montar um planejamento para conseguir os resultados desejados.
2. Trace objetivos de marketing
Ter objetivos claros é fundamental para criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. As metas guiam o planejamento, permitindo analisar e ajustar as ações realizadas para que elas contribuam com o crescimento da empresa.
3. Faça uma auditoria de SEO e liste melhorias
Outra dica para fazer SEO no marketing é realizar uma auditoria no site, blog e redes sociais da empresa. Sim, todos os canais digitais devem ser analisados, pois a otimização é vantajosa em todos.
Com as boas práticas de SEO como guia, liste o que é preciso melhorar e crie um plano de ação para ajustar cada detalhe, especificando os responsáveis e prestadores de serviço que precisam ser acionados.
Leia também: 7 boas práticas de SEO e como utilizá-las.
Agora que você sabe a importância do SEO no marketing, pode começar a planejar a execução da estratégia do seu negócio. Aproveite as dicas e bom trabalho!
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