Analytics SEO: o que é, como usar e quais os benefícios?

Por que o analytics SEO é importante na empresa? Cada dado é valioso na otimização da estratégia que traz resultados. O que ele diz sobre suas ações?

O que é analytics SEO e como usar para melhores resultados?

O uso do analytics para SEO responde a algumas das perguntas mais importantes do marketing atual: 

  • Quais são as palavras-chave que mais atraem usuários para o seu site?
  • Quais páginas geram mais interesse dos visitantes?
  • Com quais conteúdos eles mais interagem?
  • Quais esforços geram o tráfego mais valioso?
  • Quais são os conteúdos que geram mais engajamento dos usuários?
  • Quais são os canais que levam os visitantes mais qualificados para seu canal?
  • O que não está funcionando?
  • O que precisa ser otimizado para gerar mais resultados? 

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem ser respondidas com o uso estratégico do analytics para SEO. 

E elas são muito importantes porque permitem que você direcione seus esforços de marketing para o caminho certo. 

Afinal, se você sabe quais conteúdos atraem usuários que têm mais chance de se tornar clientes, é possível produzir mais materiais relacionados a esses temas, não é mesmo? 

Ao mesmo tempo, você pode, por exemplo, reduzir a produção de conteúdos que não estão trazendo bons números. 

Isso significa que você passa a investir tempo e dinheiro no que funciona, aumentando, entre outros resultados, o retorno sobre investimento.

Entendendo isso, seguimos para a pergunta que te trouxe até aqui: afinal, o que é analytics SEO?

O que é analytics para SEO?

O analytics para SEO é o processo de coleta e análise de dados relacionados aos seus esforços de otimização do site para mecanismos de pesquisa. Por meio desses números é possível identificar o sucesso das ações, encontrar oportunidades e pontos que precisam ser melhorados em sua estratégia.

Dessa forma, você torna seu plano de ação e seu conteúdo digital mais inteligente, com decisões direcionadas por dados.

Na prática, isso significa que você tem ajuda para priorizar tarefas que vão te auxiliar a alcançar melhores resultados, em busca de atingir os objetivos estratégicos da companhia.

Em outras palavras, ao entender o que é analytics para SEO você terá as informações necessárias para:

  • melhorar seu posicionamento nos resultados de mecanismos de pesquisa;
  • aumentar o tráfego no site;
  • ampliar o alcance da sua marca. 

Leia também: O que é SEO e para que serve: MANUAL de boas práticas 🥇

Como usar o Google Analytics para SEO?

O Google Analytics, bem como outras ferramentas de análise de SEO, é utilizado para coletar dados sobre:

  • volume de tráfego;
  • comportamento do usuário;
  • desempenho do site nos motores de busca. 

Na prática, isso significa que o analytics SEO gera informações como:

  • quais são as palavras-chave que direcionam o tráfego para sua plataforma;
  • quais são as páginas mais visitadas;
  • qual é a taxa de rejeição;
  • qual é o tempo médio gasto no site e muitos outros indicadores.

Ao analisar esses dados, você pode tomar decisões informadas para otimizar o conteúdo e a estrutura do site

O resultado esperado é a melhoria do desempenho das suas páginas nos motores de busca. 

Com isso, mais pessoas que usam o Google e outros mecanismos de busca para fazerem pesquisas sobre temas relacionados ao seu negócio, tendem a encontrar o seu site, acessá-lo e iniciar o relacionamento que pode levá-los a se tornar clientes da sua empresa. 

Contudo, essa otimização das ações de SEO depende dos dados que você coleta a partir das ferramentas de analytics SEO.

Sem elas, você estará agindo no escuro, seguindo seus instintos, mas sem certeza sobre eles. 

A importância do analytics para SEO

Os dados reduzem as chances de erro e aumentam as de acerto. Afinal, eles não mentem. Apenas traduzem o comportamento que os potenciais clientes da sua empresa tem. 

Essa é a grande importância do analytics para SEO: tornar mais claro o que você precisa fazer para impulsionar o desempenho orgânico do seu site ou blog.

Isso pode envolver diversas práticas como:

  • ajustar as palavras-chave usadas no conteúdo;
  • melhorar a velocidade do site;
  • otimizar as meta tags;
  • melhorar a experiência do usuário, e mais.

Vale a pena destacar que as principais ferramentas de análise vão além do Google Analytics, incluindo também o Google Search Console, o SEMrush, o Moz e muitos outros.

Confira nosso artigo que lista as principias plataformas de gestão e acompanhamento de SEO em 7 ferramentas de SEO para empresas + dicas de otimização

Você precisa realmente de SEO?

Essa pergunta é fácil de responder: sim, você precisa! Afinal, o tráfego vindo de pesquisa orgânica continua sendo um dos canais de vendas e marketing mais poderosos da era digital. 

Já que estamos em um texto sobre analytics SEO, nada melhor do que usar números para comprovar isso, não é mesmo? Então, vamos a eles:

  • Uma campanha de SEO gera 1.000% mais tráfego do que uma campanha de mídia social, é o que aponta uma pesquisa da Brightedge Research.
  • 50% dos consumidores acessam entre 3 e 5 conteúdos antes de se envolverem com um representante de vendas, é oque aponta um relatório da Hubspot.
  • Cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras online, é o que aponta a pesquisa da Opinion Box.

Com esses três dados já dá para perceber que sem o SEO sua estratégia estará incompleta e os seus resultados muito abaixo do esperado. 

Isso acontece porque se o seu site não for facilmente encontrado em pesquisas relevantes, seja em um desktop ou dispositivo móvel, o cliente em potencial terá poucos meios de descobrir sua empresa.

Logo, o analytics SEO é a metodologia pela qual você garante que seu negócio seja visível para o consumidor atual, ao mesmo tempo que otimiza seus esforços na busca por melhores índices de retorno sobre o investimento. Com menos desperdícios e mais resultados. 

Vale a pena lembrar que esse é um esforço contínuo, uma vez que os resultados da pesquisa mudam constantemente. 

Por isso, para tornar seus resultados mais eficientes, você pode contar com a a/b lab e nossos especialistas. Aqui, você encontra um departamento especializado na criação de estratégia, produção de conteúdo e tudo o que é necessário para alcançar excelentes resultados com o SEO.

Então, entre em contato com o nosso time de especialistas e veja o que podemos fazer por você e seu negócio.