O que é on page SEO, qual é a sua importância para o ranqueamento nos motores de buscas, quais as técnicas envolvidas nessa estratégia e como aplicar?
SEO on page x SEO off page: o que são, diferenças e técnicas
O SEO on page faz parte das estratégias de marketing digital voltados ao ranqueamento das páginas de sites e blogs em plataformas de buscas, como o Google.
Quando falamos em SEO on page estamos nos referindo ao conjunto de estratégias voltadas especificamente para a otimização de elementos da página que desejamos ranquear, em busca de aumentar a possibilidade de sucesso, em busca das primeiras posições de uma pesquisa relacionada.
Talvez todos esses conceitos ainda sejam muito novos para você. Mas, sem dúvida, são importantes porque contribuem para a organização das suas estratégias de SEO.
Afinal, trabalhar com SEO envolve se dedicar em diversas frentes, como a:
- escolha de palavras-chave;
- criação de títulos;
- inclusão de imagens relevantes;
- atenção à velocidade de servidores de hospedagem e mais.
De fato, são inúmeras ações importantes para uma página alcançar uma posição de destaque na lista de resultados de pesquisas.
O on page SEO é um dos cuidados que precisam ser tomados. E se você não sabe como aplicá-lo, não se preocupe. Aqui você tem acesso às respostas para os seguintes tópicos:
- O que é SEO on page?
- Quais são as principias técnicas de SEO on page?
- O que é SEO off page?
- Quais as principias técnicas de SEO off page?
- Qual a importância do SEO on page?
Siga conosco então para aprender mais sobre o que é SEO on page.
O que é SEO on page?
O SEO on page é o nome dado ao conjunto de estratégias de SEO voltado para otimização de conteúdo e elementos de uma página. Essa otimização envolve diversas técnicas como a correta utilização de palavras-chave, títulos, imagens e tudo aquilo que faz parte da sua página.
Nesse sentido, vale a pena dar uma breve explicação sobre o que é SEO e como ele funciona.
Afinal, quando falamos em otimização de um site para que ele possa ocupar as primeiras posições de uma pesquisa relacionada, na verdade, estamos falando, especialmente, da otimização de uma página. Isso porque as páginas de um site são otimizadas “separadamente”.
Em outras palavras, quando você investe em SEO precisa trabalhar cada página do site, pensando nas diretrizes da estratégia. Afinal, o que é ranqueado é a página em si e não o site na totalidade.
Isso significa que, se você tem uma página de blog otimizada para o termo “gestão de RH”. essa página aparecerá em buscas que usem essa palavra-chave. Contudo, se outra página de blog com a temática “ferramentas para empresas”, não tiver otimizada para SEO, dificilmente, ela aparecerá como resultado de uma busca que use o termo.
Logo, o que é ranqueado é a página e não o site. Por isso, é tão importante se dedicar na otimização de cada uma das páginas que o seu site possui. E é isso o que o on page SEO se propõe a fazer.
Principais técnicas de SEO on page
Existem diversas técnicas de SEO on page, algumas das mais importantes são:
- Palavras-chave: são as palavras pesquisadas pelas pessoas. Aquelas que vão direcionar os visitantes a sua página.
- Meta título: é o título que aparece no resultado da pesquisa. Definir um título atraente e de tamanho correto (até 60 caracteres), ajuda a chamar a atenção dos usuários, nos resultados das páginas de busca.
- Meta descrição: é o pequeno texto que aparece logo abaixo do meta título, nas páginas de buscas. Também possui limite de caracteres e precisa atrair as pessoas para sua página.
- Títulos: são o título e subtítulos da sua página. São eles que ajudam a organizar o seu conteúdo e facilitar a leitura do usuário.
- Conteúdo: ele precisa ter qualidade, com informações importantes para seus visitantes. Fazendo com que eles se mantenham na página por mais tempo, enquanto leem o material.
- Imagem elementos multimídia precisam ser otimizadas para um carregamento rápido e eficaz.
- URL: é preciso que o URL seja simples e condizente com o conteúdo que você está apresentando.
- Links: links internos e externos são importantes para sua página ter relevância.
Essas são algumas das principais estratégias que você encontra ao aplicar o on page SEO. Veremos então o que é SEO off page e as técnicas envolvidas, para poder comparar e também investir nesse formato.
Vale a pena lembrar que eles não substituem um ao outro, ao contrário, se complementam.
O que é SEO off page?
O SEO off page é o conjunto de estratégias e ações realizadas fora do seu site, que contribuem para o ranqueamento das páginas nos motores de busca. Tudo aquilo que você faz para melhorar a visibilidade e classificação, que não é feito diretamente em seu site, é chamado de off page SEO.
Técnicas de SEO off page
As técnicas de SEO off page consistem em diversas ações realizadas fora da página que se deseja otimizar, indexar e ranquear.
Elas têm o objetivo de trazer maior relevância e mais visitantes para seu site. Para isso, algumas das principais ações realizadas por profissionais que trabalham com SEO, são:
- Link building: é uma técnica que envolve a criação de links externos que apontam para o seu site. Quanto mais links de qualidade apontam para o seu site, mais credibilidade ele tem aos olhos dos motores de busca.
- Perfil em mídia social: as redes sociais funcionam como fonte de atração, levando mais visitantes ao site e melhorando o seu engajamento e tráfego, além do posicionamento na internet.
- Guest Posting: uma ótima forma de estabelecer autoridade e contribuir com outros sites fazendo a troca de links e visibilidade. O guste post consiste em escrever um conteúdo informativo, que será publicado no site de outra empresa, com links que levam o leitor para a sua página.
- Menções: ter a sua página mencionada nos diversos cantos da internet também é uma boa forma de mostrar para os buscadores que o seu site tem relevância.
Antes de aplicar essas técnicas de SEO off page é fundamental estar atento as diretrizes do Google, para não burlar nenhuma de suas regras.
Além disso, lembre-se de produzir conteúdo relevante e rico e não materiais publicitários, ok?
Qual a importância do SEO on page?
O SEO on-page tem grande importância na otimização de páginas da web para motores de busca, sendo essencial para o sucesso de suas estratégias de marketing.
Ao focar nas técnicas de SEO voltadas para sua página, como uso eficaz de palavras-chave, meta descrições envolventes e URLs amigáveis, você não apenas melhora o seu ranqueamento nos resultados de pesquisa, mas também a experiência do usuário. Isso acontece porque páginas otimizadas fazem com que a navegação seja mais intuitiva, melhora o carregamento do seu site e resulta em mais satisfação de seus visitantes.
Seguindo as dicas e informações que apresentamos até aqui, você tem em mãos um guia completo sobre on page SEO e pode otimizar os seus resultados.
Entretanto, seus resultados são ainda maiores quando você tem ao seu lado, especialistas em SEO, capazes de usar os dados das análises para direcionar suas táticas para os melhores caminhos.
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