Entenda o que é SEO local no Google, critérios de classificação, passo a passo para montar uma estratégia e dicas de boas práticas.
SEO local no Google: o que é e como fazer para atrair clientes?
Quer colocar o seu negócio no radar de mais pessoas e atrair potenciais clientes? Então, você precisa de uma estratégia de SEO local no Google.
Ter um posicionamento digital consistente é o segredo para posicionar a sua empresa em destaque e sair à frente da concorrência. O principal é conhecer as técnicas certas para o objetivo que você definiu.
Continue a leitura do artigo e entenda como fazer e as boas práticas para alcançar resultados com o SEO local.
O que significa SEO local?
O SEO local é a estratégia que visa melhorar a visibilidade de empresas locais, principalmente aquelas com pontos de venda físicos, nos mecanismos de busca. Seguindo as boas práticas, os negócios disponibilizam informações on-line precisas para o que as pessoas pesquisam e, assim, ganham relevância nos resultados.
O Google e outros buscadores precisam de dados, como conteúdo local, páginas de redes sociais, links e menções para fornecer os resultados locais mais relevantes aos usuários.
Por isso, as empresas que investem na estratégia de SEO local, aumentam as chances de posicionar seus produtos e serviços para potenciais clientes locais que procuram o que elas oferecem.
A técnica é útil para restaurantes, escolas, pet shops, clínicas e consultórios médicos, laboratórios, cursos de idiomas, coworkings, escritórios de advocacia, bufês, entre outros.
Como o Google determina a classificação local?
O Google classifica os negócios locais em sua página de resultados baseado em três critérios: relevância, proximidade e destaque. O objetivo do algoritmo é dar o melhor resultado baseado no que o usuário busca e na sua geolocalização.
- Relevância: o algoritmo compara as informações do perfil da empresa com os termos da pesquisa do usuário para mostrar resultados relevantes.
- Proximidade: a especificação do local na busca influencia o que aparecerá para o usuário. A localização dele também serve como referência.
- Destaque: a popularidade da empresa é avaliada com base nas referências online, como as avaliações feitas pelo usuário.
Leia também >>> O que é SEO e para que serve: MANUAL de boas práticas 🥇
Como fazer SEO local? Passo a passo
Para fazer SEO local no Google, é preciso incluir especificações sobre a sua empresa para existirem informações on-line consistentes para o que os usuários esperam encontrar. Confira passo a passo os principais ajustes:
1. Crie um perfil da empresa no Google
O primeiro passo para trabalhar no SEO local é criar um perfil no Google Meu Negócio com as informações essenciais sobre a sua empresa, como endereço, telefone, serviços, horário de funcionamento, fotos, site, características especiais, entre outras.
O cadastro é gratuito e dá total autonomia aos donos de empresas para personalizar suas informações on-line, interagir com os clientes e responder suas dúvidas, aumentando a relevância no buscador.
2. Padronize os dados de localização
Os dados de localização e contato da sua empresa devem estar corretos em todos os canais de marketing. Então, além do Google, padronize as informações no site oficial, nas redes sociais e sites de referência (ex: TripAdvisor para negócios da área de viagens).
O NAP, sigla em inglês para nome, endereço e telefone, é um fator importantíssimo quando o assunto é SEO local. Se o algoritmo do Google encontrar informações conflitantes, seu negócio pode ficar de fora dos resultados.
3. Tenha parceiros locais para referenciá-lo
Não é porque estamos falando de uma estratégia digital que ter parceiros deixa de ser importante. Afinal, quando se trata de produtos e serviços, indicações são fundamentais para atrair clientes e fechar vendas.
Acione fornecedores, empresas na mesma rua ou da cidade, portais de notícias, entre outros, para criar ações conjuntas, como trocar guest posts, criar campanhas, participar de eventos e palestras locais. Tudo isso gerará referências locais para seu negócio.
4. Torne seu site responsivo
Sabia que 61% dos usuários que utilizam dispositivos móveis estão mais propensos a entrar em contato com um negócio local se entrarem em um site responsivo?
Quando os elementos do site se adaptam corretamente a tela do celular, por exemplo, facilita a navegação, a busca interna e a localização dos dados da empresa.
O resultado é que 88% das pessoas que pesquisam por empresas locais via dispositivos móveis ligam ou visitam o negócio em até 24 horas, segundo dados da Nectafy. Então, faça essa melhoria para impulsionar sua estratégia de SEO local
5. Monte um planejamento de conteúdo local
O planejamento de marketing de conteúdo também é fundamental para o SEO local por auxiliar no direcionamento da estratégia, priorizando os detalhes que contribuem com o posicionamento. Algumas adaptações importantes são:
- pesquisar as palavras-chave locais relacionadas ao negócio ou o nicho em que ele está;
- planejar conteúdo em diversos formatos sobre a região, como responder dúvidas frequentes, contar histórias locais, fazer listas de indicações e curiosidades, coberturas de eventos, etc.;
- otimizar URL, tags de título, meta títulos, meta descrições do site e conteúdos com a localização.
Leia também: Quais são os pilares do marketing de conteúdo?
Boas práticas de SEO local recomendadas
Agora que você já sabe como fazer, fique atento às boas práticas abaixo para sua estratégia de SEO local ficar ainda mais afinada e eficaz.
Estimule as avaliações online
As avaliações de clientes, especialmente as positivas, são uma referência valiosa para o Google. Então, estimule os clientes a deixarem uma resenha sobre seu serviço ou produto. Você pode criar um e-mail personalizado indicando o perfil da empresa no Google Meu Negócio.
Participe de ações e eventos locais
A participação em ações e eventos locais é uma forma de gerar referências positivas para sua empresa, engajando com outros donos de negócios, conhecendo pessoas pessoalmente e conversando com jornalistas e criadores de conteúdo.
As pessoas podem mencioná-lo em publicações nas redes sociais e em seus sites. Aparecer em endereços relevantes e com autoridade, contribui para aumentar o reconhecimento e a relevância online da marca.
Crie postagens no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio tem uma ferramenta de publicação que cria um feed de posts parecidos com o das redes sociais. Aproveite esse espaço para postar, trabalhar palavras-chave estratégicas e interagir com os clientes.
Adicione um mapa do Google ao seu site
Um mapa do Google dentro do seu site também contribui positivamente para o SEO local. Geralmente, o recurso fica na página de contato, mas algumas empresas posicionam no rodapé. Avalie com o seu programador a melhor posição e faça a adaptação.
Já tinha pensando em trabalhar com um foco no seu alcance local? A adaptação do SEO para esse objetivo pode trazer resultados bastante positivos para o seu negócio.
Quer uma assessoria personalizada para adaptar todos os detalhes necessários?
Fale com um dos especialistas a/b ab, pois ajudamos a criar um ecossistema digital e conteúdos incríveis que vão agradar tanto seu público local quanto os algoritmos de busca para posicionar sua empresa.