Auditoria de SEO: o que é + importância e como fazer

Entenda o que é auditoria de SEO, a importância desse processo, como fazer a análise on-page e organizar as correções necessárias.

Auditoria de SEO: aprenda os passos para fazer no seu site

De tempos em tempos, as empresas passam por um check up geral de processos. O trabalho, assim como exames médicos, servem para verificar se a saúde do negócio vai bem nos mais diversos aspectos.

Além da checagem dos fatores técnicos e gerenciais, outras estratégias, incluindo as digitais, precisam de monitoramento. 

Um exemplo é a auditoria de SEO, um processo que analisa as estruturas e os conteúdos existentes em um site e avalia a qualidade da otimização e as melhorias necessárias.

Esse ciclo é contínuo, afinal, os algoritmos das ferramentas passam por aperfeiçoamentos constantes, o que leva as empresas a se adaptarem para manterem sua página no topo do posicionamento orgânico.

Sua empresa tem uma estratégia de SEO? Você avalia as melhorias possíveis com frequência? Ainda não? Neste artigo, explicamos como a auditoria é realizada, sua importância e o que fazer após o processo para realmente avançar com a estratégia. 

Continue e boa leitura!

O que é auditoria de SEO?

A auditoria de SEO é um processo de checagem para identificar problemas e erros nos aspectos técnicos e de construção de conteúdo, baseado nos métodos de otimização para mecanismos de busca, que podem prejudicar o ranqueamento de um site nas ferramentas de pesquisa, como o Google.

O trabalho verifica detalhes, como indexação da página e rastreabilidade, experiência do usuário, a estrutura do site, perfil de backlinks, SEO on-page, palavras-chave, entre outros pontos.

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa escaneiam os sites para apresentar os melhores resultados para o usuário. Então, os sites que melhor atenderem aos padrões avaliados, saem na frente.

A vantagem é que os aspectos analisados não são segredo de estado. Pelo contrário, os buscadores informam como seus algoritmos trabalham, permitindo que os sites melhorem nos aspectos necessários.

Uma pesquisa da Hubspot destaca que a principal fonte de tráfego para todos os sites é a pesquisa orgânica. Por isso, uma auditoria de SEO periódica contribui para otimizar o potencial de geração de cliques orgânicos, aumentando ainda o reconhecimento da marca.

Leia também >>> Análise de SEO: o que é e como aplicar? 4 tipos de avaliação.

Qual a importância da auditoria de SEO nos sites?

A auditoria de SEO é importante para a estratégia digital na totalidade, pois com tantos detalhes a seguir, um ou outro, pode passar, influenciando os resultados alcançados. Considerando a grande concorrência digital, os detalhes fazem a diferença.

As estatísticas reforçam que estar conforme as técnicas de SEO recomendam, ajuda alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca.

Uma pesquisa do First Page Sage aponta que 68,7% de todos os cliques vão para os três primeiros resultados da página de pesquisa orgânica. 

Outro dado interessante, ainda segundo a pesquisa, é que os cliques do terceiro ao décimo resultado combinados são menores do que a quantidade obtida pelo primeiro resultado.

Isso significa que as técnicas de SEO precisam ser bem aplicadas para o conteúdo e, consequentemente, seus produtos e serviços entrarem no radar das pessoas interessadas nas soluções que sua empresa oferece.

Como fazer a auditoria de SEO on-page?

Agora que você sabe o que é e a importância da auditoria, montamos um passo a passo para fazer a análise on-page dos aspectos que não podem faltar. Confira!

1. Avalie a relevância das palavras-chave

A seleção de palavras-chave associadas ao negócio é o ponto principal do SEO. Por isso, a maneira como elas são inseridas no título e nos textos das páginas faz diferença no ranqueamento.

Um ponto importante é que palavras-chave estão diretamente relacionadas a intenção de busca dos usuários. Para melhorar a seleção, use as ferramentas de SEO para avaliar:

  • Intenção: qual a intenção/motivação de cada palavra-chave selecionada. 
  • Volume: cada palavra-chave possui um número médio de pesquisas mensais, que é um indicador do interesse do usuário. 
  • Dificuldade da palavra-chave: é um indicador que mostra o quão difícil é ranquear entre os 10 primeiros resultados orgânicos para uma determinada keyword.

O principal objetivo dessa análise é encontrar as melhores palavras-chave para trabalhar, entender a intenção de busca e o formato de conteúdo otimizado que pode ser criado a partir dela.

2. Otimize os títulos das páginas e metas descrições

O título, ou H1 tag, é o que aparece em destaque na página e a meta descrição resume o conteúdo que o usuário encontrará em determinada página de um site ou artigo de blog. Os dois campos não podem ser esquecidos.

Então, faça uma auditoria de SEO nas principais páginas e conteúdos do blog da sua empresa e verifique se:

  • os títulos estão configurados como H1 (peça ao programador do seu site para verificar);
  • as H1 tags tem até 70 caracteres;
  • as metas descrições têm até 140 caracteres;
  • o título e a descrição tem a palavra-chave principal e são frases atrativas

Importante: o meta título (MT), ou título SEO, é diferente da H1 tag. Ambos são importantes e se complementam. A diferença é que o MT é o que aparece no resultado da pesquisa, enquanto o título H1 é o destaque interno do texto.

3. Verifique a URL das páginas

Outro detalhe importante da auditoria de SEO on-page é a URL das páginas, que são muito úteis para o ranqueamento por informar o seu conteúdo.

Então, se as URLs do seu site são uma sequência de números ou são formadas pelas palavras do título, por exemplo, elas precisam ser otimizadas.

O slug da URL deve ser conciso, claro e descritivo. Por exemplo, um texto com a palavra-chave “estratégia de marketing de conteúdo”, pode ter como URL “/estrategia-marketing-conteudo”.

Para não errar, use a keyword principal do texto como referência, use o hífen para separar as palavras e evite colocar referência de ano na URL para o conteúdo se manter atemporal.

4. Cheque os links internos

Os links internos são links entre as páginas de um site que facilitam a navegação dos usuários pelos conteúdos. Além de ser uma orientação para o usuário sobre o que ele pode encontrar no site, é um fator analisado pelo Google no ranqueamento.

Ao linkar uma página, tenha atenção ao texto âncora no qual ele será colocado. O recomendado é que o link esteja na palavra-chave correspondente e não em um texto genérico como “clique aqui”.

5. Analise a qualidade do conteúdo

A auditoria de SEO on-page ainda inclui a análise do conteúdo. A qualidade dos textos, os formatos trabalhados, a qualidade das pesquisas, o uso de palavras-chave no corpo do texto, entre outros, são detalhes que ajudam a identificar pontos de melhoria.

Além de uma seleção de keyword bem feita, criar conteúdos relevantes a partir das referências é fundamental para atrair o público-alvo desejado, trazendo informações valiosas.

Leia também: Como planejar o marketing de conteúdo? TOP 9 dicas! 

Próximos passos após a auditoria SEO

O trabalho não termina quando a auditoria de SEO é finalizada. Aliás, é só o começo do processo para manter o seu site totalmente otimizado para rastreamento dos buscadores.

Uma dica para organizar as próximas etapas e fazer todas as melhorias necessárias, é criar uma lista para cada aspecto do SEO que precisa ser ajustado e dividir o trabalho entre a equipe responsável.

Defina um prazo para os ajustes e faça uma reunião final para apresentar todos os pontos otimizados e as melhorias obtidas. 

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