Conheça o ranking com as 8 melhores redes sociais para empresas, como cada uma funciona e qual é a mais indicada para o seu negócio!
As 8 melhores redes sociais para empresas!
Descobrir quais são as melhores redes sociais para empresas é uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes. Isso porque, por meio dessas plataformas, é possível implementar diversas estratégias de marketing que vão muito além de apenas apresentar os produtos e/ou serviços que o seu negócio comercializa.
As mídias sociais têm o poder de encantar o público-alvo e de estabelecer uma relação muito mais próxima entre eles e a sua marca.
Somado a isso, são ótimos espaços de geração de dados que podem (e devem) ser usados para entender melhor o comportamento, as necessidades e as preferências dos consumidores.
Com esse tipo de informação nas mãos, você tem a chance de criar estratégias verdadeiramente alinhadas com o perfil dos seus clientes, aumentando o poder de venda da sua empresa e destacando-a dos concorrentes.
Porém, para chegar a resultados como esses, é fundamental usar as mídias certas, que são aquelas nas quais o seu público realmente está. Quais seriam?
Siga a leitura deste artigo e confira, agora, as oito melhores redes sociais para empresas e explore todo o potencial de cada uma!
Quais são as melhores redes sociais para empresas?
O ranking com as mídias sociais mais indicadas para negócios é formado por:
- YouTube
- TikTok
- X (antigo Twitter)
1. LinkedIn
Com 59 milhões de usuários apenas no Brasil, segundo o relatório Digital 2023, da We Are Social, o LinkedIn não é a rede social com mais membros por aqui. Porém, começaremos por ela pelo fato de ser a única voltada especificamente para o meio corporativo.
Companhias que atuam no mercado B2B têm no LinkedIn a chance de expandir o networking e, com isso, conseguir boas oportunidades de negócio. Se a ideia é procurar talentos, essa mídia também é a mais indicada.
2. WhatsApp
Esse aplicativo de troca de mensagens instantânea já conta com mais de 147 milhões de usuários no Brasil, de acordo com levantamento da Statista, se posicionando como a plataforma social mais usada por aqui.
Além de facilitar (e muito) a comunicação entre consumidor e marca, o WhatsApp se transformou em uma verdadeira plataforma de vendas. Nele é possível criar catálogos de produtos, e até mesmo receber pagamentos.
Uma pesquisa do Opinion Box revelou que 69% dos brasileiros acham esse app um ótimo canal para contatar as empresas. Ele é usado para tirar dúvidas, pedir informações, solicitar suporte técnico e receber promoções.
Inclusive, 50% dos entrevistados afirmaram que ao receber mensagens de divulgação e oferta, mesmo que de empresas desconhecidas, leem e se interessam pelo conteúdo.
3. YouTube
Na lista com as melhores redes sociais para empresa não poderia faltar o YouTube. Essa plataforma permite a criação de conteúdos em vídeo que ajudam a alcançar o público que não tem tempo, ou mesmo não gosta, de ler artigos em blog, por exemplo.
Com mais de 142,0 milhões de usuários no nosso país, segundo o relatório da We Are Social, as publicidades feitas nessa plataforma têm um alcance de anúncio equivalente a 65,8% da população total do Brasil no começo de 2023.
4. Instagram
Também conforme o relatório Digital 2023, o Instagram tem 113,5 milhões de usuários no Brasil, e uma das funções interessantes que oferece para as empresas é a possibilidade de criação de uma loja virtual no próprio perfil da marca.
Outra pesquisa do Opinion Box revelou que 82% dos brasileiros que usam essa rede social seguem alguma empresa ou marca. Esse alto percentual gera ótimas oportunidades de vendas, tanto que 64% disseram que já compraram um produto ou contrataram um serviço que descobriram no Instagram.
5. Facebook
Atualmente com 109,1 milhões de perfis brasileiros ativos, de acordo com a We Are Social, entre os motivos pelos quais o Facebook é uma rede social interessante para as empresas o fato de permitir a criação de páginas empresariais.
Nessas páginas é possível divulgar os produtos/serviços de marca, além de estreitar o relacionamento com o público.
Um levantamento do Opinion Box mostrou que 62% das pessoas que têm perfil nessa plataforma já compraram algo nela,
6. TikTok
Chega a ser um tanto estranho colocar o TikTok na lista das melhores redes sociais para empresas. Afinal, é uma plataforma criada para compartilhamento de vídeos curtos entre os usuários.
Contudo, com 82,21 milhões de contas brasileiras, segundo dados do relatório Digital 2023, esse se tornou um ambiente perfeito para divulgação de marcas, produtos e serviços.
Prova disso vem de outro estudo do Opinion Box, que destacou que 68% dos brasileiros conheceram itens que nunca tinham visto no TikTok.
Quanto aos anúncios nessa plataforma, 28% dos entrevistados disseram que já compraram algo a partir das propagandas que viram nessa rede social.
7. Pinterest
Já são mais de 28 milhões de brasileiros que usam o Pinterest, conforme descrito no relatório Digital 2023.
Nessa plataforma de descoberta visual as empresas podem subir fotos e vídeos, compartilhar ideias, estilos, dicas, sugestões e, com isso, se aproximar do público-alvo.
O potencial de alcance dos anúncios feitos nessa rede social é de 13% da população total do início de 2023, segundo o levantamento da We Are Social.
8. X (antigo Twitter)
E fechamos nossa lista das melhores redes sociais para empresas com o X, antigo Twitter.
Essa plataforma social pode ser usada pelas marcas para melhorar a conexão com os clientes por meio de uma interação criativa, acompanhar as estratégias dos concorrentes, divulgar produtos/serviços gratuitamente, entre outras abordagens.
O relatório Digital 2023 apontou que o Brasil tem 24,30 milhões usuários no X, e o poder de alcance dos anúncios feitos nessa rede é de 11,3% entre toda a população brasileira.
Qual o impacto das redes sociais nas empresas?
Agora que você sabe quais são as melhores redes sociais para empresas, resta apenas entender o impacto que elas causam no meio corporativo, e como podem afetar seu negócio também.
Conforme comentamos logo no início deste artigo, essas plataformas têm o poder de encantar o público por meio de fotos, vídeos, ou mesmo textos curtos.
Além disso, elas também impactam as marcas, pois:
- impulsionam estratégias de marketing e publicidade;
- destacam o negócio dos concorrentes;
- aumentam a visibilidade de produtos/serviços;
- melhorar a comunicação com os clientes;
- reforçam a reputação da marca;
- são ótimas fontes de coleta de dados.
9 dicas para redes sociais de empresas
Entretanto, para sentir todos esses impactos positivos no seu negócio, é fundamental usar essas plataformas corretamente.
Para ajudar você nessa estratégia, separamos algumas dicas. São elas:
- conheça bem seu público-alvo;
- tenha perfis nas redes sociais que seus clientes estão;
- estimule o engajamento e a participação dos seguidores;
- use recurso visuais atrativos e compatíveis com a identidade da sua marca;
- utilizar as hashtags certas;
- considere o uso de tráfego pago;
- siga as tendências de cada rede;
- crie conteúdo que realmente gerem valor para seu público;
- acompanhe as métricas para descobrir o que está dando certo e o que precisa ser modificado.
Gostou de saber mais sobre divulgação de empresas nas redes sociais, e como essas plataformas funcionam? Então, aproveite que está aqui, no blog da a/b lab, e confira nossos outros conteúdos sobre o tema, tais como: