As 13 melhores ideias para vídeos criativos + 3 exemplos!

Confira as melhores ideias para vídeos criativos para sua empresa com exemplos, inspire-se para criar os seus + como fazer roteiros de vídeos.

13 ideias para vídeos criativos para divulgar sua empresa!

Ter boas ideias para vídeos criativos é fundamental para manter suas redes sociais interessantes para o público e para promover o engajamento dos seguidores. Inclusive, essa prática é essencial para a continuidade do fluxo de postagens, estratégia que ajuda a atrair interessados para o que sua marca oferece.

Porém, sabemos que chega uma hora que a mente “dá uma bugada” e fica difícil pensar em algo para diversificar as produções, não é mesmo?

Para ajudar você com isso e evitar a famosa “tela branca” na hora de criar seus conteúdos audiovisuais, listamos as 13 melhores ideias para vídeos criativos que ajudarão, e muito, a divulgar sua marca, as soluções que oferece, e a estreitar o relacionamento com seu público. 

Veja agora quais são, e confira também como fazer um roteiro de vídeo perfeito para colocar todas essas sugestões em prática!

As 13 melhores ideias para vídeos criativos!

Nossas sugestões de vídeos criativos para o seu negócio são:

  1. conteúdos explicativos (tutoriais): mostrando, na prática, o uso de um produto ou serviço;
  1. cases de sucesso: entrevistas com clientes que já usaram suas soluções;
  1. dicas: tanto sobre o que sua empresa vende quanto gerais, mas que são de interesse do seu público-alvo;
  1. perguntas e respostas: ideais para aumentar o engajamento;
  1. unboxing de produtos: abertura de caixas com itens que comercializa feita por influencers ou mesmo por cliente reais;
  1. cobertura de eventos: como feiras, palestras e demais ocasiões nas quais sua marca está presente;
  1. bastidores: incluindo de festividades, de como os produtos são fabricados, embalados e enviados para os clientes, entre outros;
  1. erros de gravação: pelo fato de ser divertido e de os seguidores gostaram de se conectar com pessoas reais como eles, e não apenas com uma marca perfeita;
  1. retrospectivas: com os itens que foram lançados ao longo do ano, conteúdos que tiveram mais engajamento, e outros momentos importantes para a empresa;
  1. desafios: para estimular os seguidores a cumprirem metas, por exemplo, fazer exercícios físicos todos os dias, beber mais água, e outros, desde que alinhados como o que sua marca vende e acredita;
  1. mitos e verdades: sobre assuntos, itens e soluções relacionados à sua empresa e de interesse do seu público-alvo;
  1. vídeos infográficos: com dados que ajudam a informar e, até mesmo, a incentivar a tomada de decisão dos potenciais compradores;
  1. memes e trends: são virais e ajudam no engajamento, pois estão em alta e todos querem ver.

2 exemplos de vídeos criativos  

Outra ótima maneira de ter ideias para vídeos criativos é se inspirando nos que já foram lançados e que foram sucesso entre o público.

Abaixo, listamos duas marcas que se destacam no TikTok com suas produções visuais. Veja quais são e se inspire!

1. GoPro

Com mais de 3 milhões de usuários, e mais de 45 milhões de likes, a GoPro é uma empresa de câmeras e equipamentos de filmagem que usou a estratégia de “conteúdo gerado pelo usuário” para engajar os fãs dos seus equipamentos.

@gopro

See ya ✌️Bike + BASE by Daniel Regan. #gopro #BASE #BASEjump #pov #mtb #mountainbike

♬ original sound – GoPro

2. NBA

A National Basketball Association (NBA), principal liga de basquetebol profissional da América do Norte, usa o perfil de TikTok para mostrar um lado mais leve, descontraído e divertido da marca e do time. 

Para isso, posta filmagens de bastidores e outros momentos espontâneos dos jogadores e da comissão técnica.

@nba

Could the players guess how many poker chips were placed in the NBA Cup? 🏆 #NBA #Vegas #InSeasonTournament #NBACup

♬ original sound – NBA

Como fazer um roteiro de vídeo? 5 dicas!

Só que de nada adianta ter as melhores ideias para vídeos criativos nas mãos, se você não souber como transformá-las em realidade, concorda? 

O caminho para resolver isso é com um bom planejamento. E o passo a passo que você pode seguir para elaborá-lo é:

  1. defina o objetivo do conteúdo e o que será abordado (produto, serviço, curiosidades, bastidores, entre outros temas);
  2. decida para quem é a produção (público-alvo), onde será divulgada (plataformas) e duração (tempo de vídeo);
  3. escreva o texto (roteiro), usando a linguagem certa para atingir seu público-alvo;
  4. estruture a dinâmica de gravação, escolhendo local, dias de produção e quais equipamentos serão usados;
  5. grave mais de uma vez a cada cena, a fim de ter material para comparar qual é a melhor para ser postada.

O roteiro, propriamente dito, se inicia com a redação do texto que será falado por quem está apresentando o vídeo, ou para basear a narração. Ele também é usado para definir a ordem das cenas, a fim de dar o direcionamento certo para a equipe de filmagem.

Após as gravações, é preciso editar o conteúdo. Se você está iniciando nessa jornada agora, não precisa se preocupar com um editor de vídeo profissional. Existem ferramentas próprias para iniciantes, e algumas até gratuitas, a exemplo do CapCut para o TikTok.

Gostou de conhecer essas ideias para vídeos criativos? Aqui, no blog da a/b lab, você tem acesso a vários outros conteúdos e dicas como essas. Aproveite que está aqui e confira mais artigos agora mesmo!