Conteúdo relevante: o que é, importância + 5 dicas de criação

 Entenda o que é conteúdo relevante, sua importância na estratégia de marketing, dicas para planejar a criação de materiais e benefícios.

Conteúdo relevante: como criar + vantagens de investir na produção

Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma estratégia de marketing digital é a produção de conteúdo relevante, alinhado às necessidades e interesses do público-alvo do negócio.

A relevância não está apenas na qualidade técnica e no formato escolhido. Também passa pela utilidade das informações e o valor que elas geram para as pessoas que leem as publicações ou assistem aos vídeos de uma empresa.

Segundo uma análise de dados realizada pela equipe da Content Science Review, por meio do software ContentWRX, quando as pessoas percebem o conteúdo como relevante às suas necessidades, 91% consideram o objetivo com a pesquisa alcançado.

Dessa forma, a eficiência do conteúdo contribui para os leads avançarem no funil de venda, adquirindo cada vez mais conhecimento sobre a solução que procuram. 

Sua empresa está empenhada em produzir materiais que auxiliem a tomada de decisão dos potenciais clientes? Continue a leitura do artigo e entenda o que é, a importância de produzir conteúdo com relevância e dicas práticas de como fazer.

O que é conteúdo relevante?

Conteúdo relevante é aquele que gera valor para a persona do negócio, seja ajudando a resolver um problema ou a adquirir conhecimento sobre um assunto. Ou seja, é um material que traz benefício para o leitor conforme a sua intenção de busca.

O funil de conteúdo é uma estratégia que segmenta a produção conforme a fase da jornada de conhecimento que o cliente percorre até estar pronto para tomar a decisão de compra.

Imagine uma empresa de arquitetura que começou a trabalhar sua estratégia de marketing e SEO. Um dos primeiros conteúdos é ‘o que é um projeto arquitetônico’. Quem pesquisa sobre esse tema, quer entender o conceito e o que é feito nesse trabalho.

Se em vez de criar um conteúdo focado nesse objetivo, a empresa faz um artigo em seu blog, destacando que faz esse serviço, que entrega em X dias e ainda acompanha todo processo, frustra complementarmente o usuário.

O motivo é que ele está na fase de conscientização do seu problema, e não está considerando uma solução, muito menos, quer contratar uma empresa. Portanto, receber uma oferta de venda não surtirá efeito.

A pesquisa da Content Science Review ainda destaca que 78% das pessoas que não consideraram um conteúdo relevante, relataram que o material parecia destinado a alguém com necessidades diferentes.

Dessa forma, o conteúdo precisa ser aliado a um planejamento para orientar a produção de textos, e-books, posts em redes sociais, vídeos e outros formatos, criando um mix de temas variados, que vão oferecer informações valiosas em cada fase da jornada.

Leia também >>> Pilares do marketing de conteúdo: quais são e como funcionam?

Por que é importante criar conteúdo relevante na internet?

Os conteúdos relevantes são um meio das empresas alcançarem seus objetivos estratégicos, por isso, ter o cuidado de produzir materiais úteis é tão importante.

Um fator-chave da estratégia de marketing de conteúdo é o SEO, o conjunto de técnicas que contribuem para que o algoritmo dos buscadores encontrem o seu site/blog.

Dominar esse método é fundamental, mas sozinho ele não chega ao objetivo desejado. Isso porque a relevância do conteúdo está ligada à maneira como as informações se relacionam com a pesquisa do usuário.

Embora as palavras-chave sejam fundamentais, o Google, por exemplo, analisa a intenção de cada pesquisa e apresenta nos resultados os conteúdos que correspondem a esse objetivo.

Daí a importância de pensar no valor de cada material produzido e se ele realmente dá ao usuário a informação que ele busca. 

Como criar conteúdo relevante? 5 dicas

Agora que você entendeu o conceito e a importância, deve estar pensando como criar conteúdo relevante, certo? Confira cinco dicas:

1. Conheça a persona do seu negócio

É impossível criar conteúdos relevantes sem considerar o perfil da pessoa que busca pelos tipos de assunto relacionados ao seu negócio. Então, antes de tudo, estude as características das pessoas que o seu negócio deseja alcançar e crie um persona.

A persona é a representação do cliente ideal, incluindo gênero, idade, profissão, seus desejos, motivações, etc. Quanto mais informações você tiver, mais fácil é definir o que é relevante e, depois, transformar esses dados em conteúdo. 

2. Monte um planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é o processo que define os objetivos que a empresa deseja alcançar com a produção de conteúdo e avalia as principais dores da persona.

Com base nessas informações, a equipe consegue levantar os temas (palavras-chave) que serão trabalhados em cada etapa do funil, quais os formatos de material produzidos e a frequência das publicações.

3. Valide as informações com dados confiáveis

Outro aspecto importante do conteúdo é a precisão das informações utilizadas como argumento. Monte uma lista de sites que divulgam pesquisas sobre a sua área e acompanhe as notícias para obter ideias de temas.

Apresentar fontes confiáveis agrega valor aos textos e valida os argumentos apresentados. As pessoas da sua equipe também são fontes valiosas, então, sua experiência pode ser bem aproveitada, especialmente nos conteúdos em vídeo.

4. Organize a estrutura dos textos e revise

Como você entrega o conteúdo também é um critério que aumenta sua relevância. O objetivo é que ao passar o olho, o usuário identifique todos os pontos-chave do material. 

Então, dividia o texto com intertítulos, use frases curtas, faça listas para facilitar a leitura, destaque palavras com negrito, inclua imagens, entre outros pontos. 

No final, revise atentamente o material para não passar nenhum erro de digitação, concordância e coerência textual. 

5. Monitore os resultados da estratégia

Para ter certeza que o planejamento está no caminho certo e a produção realmente tem o selo de “conteúdo relevante” do público-alvo, analise a quantidade de acessos de cada blog post, tempo de permanência na página e métricas de engajamento, como compartilhamentos, comentários. 

Assim, além de saber os formatos de conteúdo que mais atraem o seu público, você pode colher sugestões de temas e melhorias dos próprios usuários.

Quais os benefícios do conteúdo relevante?

Dá bastante trabalho produzir conteúdo, mas o investimento retorna em benefícios, como:

  • educação do público-alvo;
  • aumento do reconhecimento da empresa no mercado;
  • maior engajamento do público com a marca;
  • crescimento no número de leads;
  • aumento das taxas de venda;
  • redução nos custos de aquisição de clientes;
  • diminuição dos custos de marketing com uma estratégia de atração orgânica.

Quer investir em estratégia de conteúdo personalizada para o seu negócio? A a/b lab auxilia na criação de um ecossistema digital e conteúdos incríveis para agradar tanto seu público quanto os algoritmos de busca para posicionar sua empresa. 

Fale com um de nossos especialistas e saiba como começar!