Confira 15 dicas de SEO acionáveis para blogs e site e veja como melhorar o posicionamento dos seus conteúdo nas plataformas de pesquisa
Dicas de SEO para blogs e sites: 15 que você precisa conhecer!
Seguir boas dicas de SEO é fundamental para que os conteúdos web da sua empresa alcancem as melhores posições em plataformas de busca, a exemplo do Google. Por outro lado, negligenciar essas orientações pode fazer seus posts e publicações caírem no limbo da internet e nunca serem lidos pelo seu público-alvo.
Impactante? Pode até ser. Mas a verdade é que sem as devidas estratégias de SEO, mesmo textos incríveis e repleto de informações podem não chegar às pessoas que têm o perfil ideal para serem clientes da sua marca.
Para essa percepção ficar mais clara, vale relembrarmos o que é SEO, concorda? Essa é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que no nosso idioma pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.
Consiste em um conjunto de técnicas e boas práticas que ajudam a posicionar o site e o blog do seu negócio entre os primeiros lugares nas plataformas de pesquisa web.
A ideia, portanto, é aumentar a visibilidade dos seus conteúdos, gerando mais tráfego orgânico para suas páginas (ou seja, aqueles que não são pagos).
Em meio a tanta concorrência, não deve ser novidade para você quanto é importante destacar sua marca, não é mesmo? E uma das melhores formas de fazer isso, no marketing digital e de conteúdo, é seguindo boas dicas de SEO acionáveis.
Para ajudar você com isso, trouxemos uma lista completa, com as 15 que merecem sua atenção. Portanto, siga a leitura e confira quais são agora mesmo!
As 15 melhores dicas de SEO para blogs e sites
As melhores dicas de SEO para blogs e sites que você pode (e deve) seguir, são:
- descubra as palavras-chaves mais pesquisadas sobre o seu nicho de atuação e alinhe essa informação à oferta de produtos e/ou serviços da sua empresa e ao interesse do público-alvo;
- posicione corretamente a palavra-chave ao longo do conteúdo, incluindo-a no título, no primeiro parágrafo, e em, ao menos, um intertítulo (H2, H3 etc);
- coloque a palavra-chave também na URL, o mais completa que for possível, mas evitando deixar o endereço web muito longo;
- use variação da palavra-chave, como termos similares que representam o mesmo contexto;
- crie conteúdos alinhados aos assuntos de maior relevância e utilidade para seus leitores. Quanto mais respostas der sobre os temas do momento, maiores as chances de as pessoas se interessarem pela sua marca;
- use links internos que levem a outros conteúdos do seu site ou blog, e links externos relevantes e de fontes confiáveis, sempre posicionando o endereço web sobre a palavra-chave atribuída a ele;
- crie uma meta descrição (meta description) persuasiva e atraente, com a quantidade de palavras certas, para aparecer corretamente nos resultados de busca como um pequeno texto que remete ao seu conteúdo;
- desenvolva conteúdos escaneáveis, visualmente agradáveis e na linguagem adequada. Isso é importante porque, quanto mais tempo os leitores permanecerem nas suas páginas, mais o Google as sugere;
- considere também o tempo de carregamento das suas páginas, pois quando demoram para abrir, a tendência é o visitante migrar para um concorrente, afetando seriamente seu ranqueamento;
- mantenha seus conteúdos com dados atualizados (por exemplo, alterando pesquisas e datas), pois o Google também considera essas informações para alterar o posicionamento;
- estabeleça um fluxo de postagem, visto que a frequência é outro fator considerado pelos mecanismos de busca. Mas não deixe a quantidade atrapalhar na qualidade! Por isso, aplique estas dicas de SEO em todos os conteúdos que produzir;
- a qualidade dos posts também tem relação com a quantidade de palavras. Quanto a isso, o ideal é que os textos tenham, no mínimo, 500 palavras. Todavia, os com melhor posicionamento, geralmente, têm acima de 2 mil palavras;
- jamais copie um conteúdo já publicado, pois o plágio é um dos principais critérios de penalização de blogs e sites. Use artigos de outras fontes apenas como referência e inspiração, nunca para “copiar e colar”;
- otimize os conteúdos antigos, adequando-os às boas práticas de SEO para trazê-lo para os rankings de pesquisa;
- estruture sites e blogs responsivos, isto é, que podem ser abertos em diferentes dispositivos com comprometer a navegação e experiência do usuário
Extra! + 3 dicas de SEO avançadas!
E para deixar essa listagem mais completa, confira três dicas de SEO avançadas que valem a pena utilizar também!
- participe de comunidades e grupos empresariais que tenham o mesmo público-alvo que sua empresa, sem serem seus concorrentes (por exemplo, companhias que ofereçam soluções complementares). A ideia é formar parcerias para troca de links externos relevantes para os clientes, ajudando a engajar os conteúdos de todas as marcas envolvidas nessa estratégia;
- aproveitando a abordagem anterior, produza guest posts, que são conteúdos escritos pela sua empresa para serem publicados em blogs parceiros;
- use mídias como vídeos e imagem grandes e de boa resolução, não se esquecendo de inserir textos alternativos a essas fotos, que são aqueles que descrevem o que está sendo mostrado nelas;
E então, gostou de todas essas dicas de SEO acionáveis que trouxemos para você?
Lembre-se ainda que os parâmetros de ranqueamento do Google mudam constantemente. Por isso, é fundamental você acompanhar de perto essas modificações, a fim de garantir que seus conteúdos se mantenham sempre bem otimizados.
Aqui, no blog da a/b lab, estamos sempre trazendo novidades sobre SEO, marketing digital, de conteúdo e muito mais! Que tal aproveitar que está aqui para conferir outros artigos tão interessantes quanto este?