O que é link building e por que essa estratégia é obrigatória em ações de SEO? Como fazer, ferramentas e uso da tática no rankeamento do Google.
O que é link building e por que ele é essencial para seu SEO?
Entender o que é link building é essencial para o sucesso de uma estratégia de SEO. Segundo especialistas do Google, ele é um dos dois principais fatores de classificação de uma página. Qual é o outro? O conteúdo!
A importância é tanta que, outro estudo, dessa vez da Conversion, indicou que as posições de 1 a 3 dos resultados do Google possuem o dobro de backlinks que as posições de 4 a 10. Coincidência? Não!
De maneira geral, o link building é importante porque ele estimula que mais sites usem o seu conteúdo como referência para posts, incluindo backlinks para suas publicações.
Quando isso acontece, é como se esse site estivesse falando para o leitor que o seu material é de qualidade. Funciona como uma indicação.
O algoritmo do Google também entende dessa forma, e pontua os materiais que possuem mais e melhores backlinks para suas páginas.
Para ter controle sobre esses resultados e poder agir para ampliá-los, é essencial aprender o que é link building.
O que é link building?
O link building é uma tática que faz parte do SEO. Seu foco está em aumentar estrategicamente o número de backlinks que apontam para um site, ajudando os mecanismos de pesquisa, como o Google, a entenderem o material como relevante e classificá-lo em melhores posições da SERP.
Lembrando que a SERP é a página de resultados do Google, que aparece para o usuário depois que ele realiza a busca.
Já o link building é o conjunto de esforços que uma equipe de marketing, focada em SEO, executa para que outros sites incluam, em suas páginas, links para o seu canal.
Esses links (também conhecidos como backlinks) são vistos pelos mecanismos de busca como votos de confiança.
Logo, quanto mais sites relevantes e de alta qualidade linkarem para a sua página, mais ela é considerada valiosa e digna de ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Contudo, como veremos ao longo deste guia, nem todo backlink é benéfico para suas estratégias. Alguns podem ser prejudiciais à empresa. Mas fique tranquilo porque explicaremos tudo isso ao longo do material. Você só precisa continuar lendo!
Por que os serviços de link building são importantes?
A importância dos serviços de link building está no fato de que se uma página recebe muitos backlinks de alta qualidade, os mecanismos de pesquisa compreendem que ela deve ter um bom conteúdo e a classificarão melhor. Contudo, é bom perceber que nem todos os backlinks são iguais em valor.
Enquanto alguns são muito valiosos, outros são até indesejados. Isso ocorre quando o link vem de fontes de baixa qualidade, como:
- sites de spam (que possuem conteúdo de baixa qualidade ou não relacionado ao seu nicho);
- diretórios de links irrelevantes (que não têm relação com o conteúdo do seu site);
- sites que violam as diretrizes do Google.
Existem também algumas práticas de link building que são consideradas manipulativas, sendo penalizadas pelo Google. Entre elas estão:
- compra de links;
- troca de links excessiva;
- uso de link farms, ou seja, redes de sites criados especificamente para criar links para outros sites;
- conteúdo oculto ou invisível e mais.
Perceba que essas penalizações acontecem quando o link building não é executado como uma prática ética e natural.
Visando a melhor experiência dos usuários, os mecanismos de busca desencorajam esquemas de manipulação ou obtenção de links de forma não autêntica.
Então, o que fazer? O foco das técnicas de link building deve estar em criar conteúdo relevante, informativo e de alta qualidade, que atrai links de outros sites interessados em compartilhar e referenciar informações valiosas.
Contudo, existem outras ações que não são consideradas manipulativas e que funcionam muito bem.
Como fazer link building?
Na lista de ações para fazer link building estão:
- Identifique oportunidades de link building
- Crie materiais ricos
- Identifique links quebrados
- Estabeleça parcerias e colaborações
- Faça guest post
Entenda mais detalhes, a seguir,
1. Identifique oportunidades de link building
Algumas ferramentas oferecem serviço de link building, é o caso da SemRush e da Moz, por exemplo. Com elas, você pode encontrar rapidamente sites aos quais pode pedir links.
Nesses casos, você entra em contato com a empresa, geralmente, por e-mail ou rede social e informa que tem um material interessante sobre o nicho em que ela atua, que pode aumentar a relevância do material que ela já tem.
Basicamente, esse tipo de recurso encontra outros sites que possuem o perfil de cliente semelhante ao seu, mas que não são concorrentes, e oferece uma troca ou solicita a inclusão do link no material.
Você pode pedir que eles criem um link para:
- postagens de blog;
- e-books;
- pesquisas;
- infográficos;
- estudos de caso;
- pesquisa e dados originais e mais.
2. Crie materiais ricos
Os materiais ricos ajudam você a negociar com possíveis parceiros que vão incluir um link para o seu material, no site deles.
Afinal, estamos falando de conteúdos relevantes, que auxiliam na jornada de compra do cliente e podem contribuir para a classificação das páginas desses parceiros, também.
Alguns exemplos desses materiais são:
- ebook;
- pesquisa;
- infográfico, entre outros.
Por exemplo, monte um estudo próprio sobre determinado assunto do seu nicho de mercado e envie os resultados para portais de notícia e outros canais.
Essa é uma ótima maneira de criar links de alta qualidade e se tornar uma fonte de informação relevante.
3. Identifique links quebrados
Links quebrados são aqueles que apontam para páginas ou recursos que não estão mais disponíveis no site de destino.
Quando os usuários clicam em um link quebrado, eles são levados a uma página de erro 404, indicando que o conteúdo não pode ser encontrado.
Logo, uma das ideias de como fazer link building é, justamente, encontrar links externos quebrados que estão em outros sites.
Em seguida, entre em contato com as páginas que estão divulgando esse material equivocadamente e recomende que eles substituam o link com erro por um que esteja funcionando, dentro do seu site.
Isso funciona muito bem porque ninguém quer enviar visitantes para páginas com erro, não é mesmo? Por isso, há grandes chances de você receber respostas positivas sobre a substituição.
Para entender essas falhas, entretanto, mais uma vez você precisará usar ferramentas como a SemRush.
4. Estabeleça parcerias e colaborações
Estabeleça parcerias com outros sites e influenciadores que atuam no seu nicho, mas não são concorrentes.
Converse com eles sobre a possibilidade de trocarem conteúdo ou colaborar em projetos conjuntos. Essas colaborações podem levar a referências e backlinks mútuos.
Por exemplo, você pode entrevistar um parceiro e citar o nome dele e da empresa no seu material. Em contrapartida, ele também divulga o seu material (e link) nas redes sociais e site dele.
5. Faça guest post
Ofereça-se para escrever conteúdo como convidado (guest post) em sites relevantes e de alta qualidade. Isso te ajuda a alcançar novas audiências e obter backlinks relevantes.
O guest post é a prática em que um autor convidado, que pode ser você, escreve e publica um artigo em um blog ou site de terceiros.
Essa estratégia para muitas vantagens como:
- possibilidade de alcançar uma nova audiência;
- aumentar sua visibilidade;
- construir sua autoridade;
- ampliar a reputação;
- atrair tráfego;
- melhorar a classificação nos mecanismos de busca, grande objetivo do que é link building.
A estratégia de guest post tem a vantagem de você estar oferecendo um conteúdo gratuito para o sites parceiros, o que é muito interessante para o seu parceiro, que terá o blog abastecido.
Em outras palavras, você está oferecendo um conteúdo de qualidade em troca de uma oportunidade de criar um link para seu site. Geralmente, esse é um ótimo negócio para todo mundo!
Como vimos ao longo da explicação sobre o que é link building, estamos falando de uma tática que desempenha um papel importante na geração de tráfego orgânico por meio de uma boa posição da página nos mecanismos de pesquisa.
Quando combinado com aspectos do SEO técnico e do SEO on-page, o link building pode ser ainda mais eficaz. Para isso, um bom plano de ação, a análise de SEO e o acompanhamento dos resultados continuamente é essencial.
Para isso, te convidamos a conversar com um dos especialistas de marketing e SEO da a/b lab. Estamos prontos para criar estratégias que o seu negócio precisa e impulsionar seu tráfego orgânico.